Questões de A Elaboração do Projeto de Pesquisa: Elementos Integrantes (Pedagogia)

Limpar Busca

A análise de elementos quantitativos, a utilização de estatísticas de resultados e a aplicação de exames e testes de larga escala para a obtenção dos dados têm o propósito de

  • A medir desempenhos.
  • B acompanhar aprendizagens interativas.
  • C descrever processos.
  • D avaliar formativamente.
  • E diagnosticar subjetividades.

Considerando a obra de José Carlos Libâneo (1994), analise a sentença abaixo:

Planejar possibilita mais experiência para antecipar o que pode acontecer. Com base nisso, o professor se prepara para os possíveis caminhos que a atividade vai tomar (1ª parte). Não é desejável prever cada minuto da aula. Os planos vão se construindo a cada etapa, dependendo do que foi percebido na etapa anterior (2ª parte). Se o plano de aula prevê tempo e espaço para os alunos se manifestarem, a possibilidade de indisciplina é grande e de aprendizado problemático também (3ª parte).

Quais partes estão INCORRETAS? 

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Qual perspectiva de planejamento constitui uma proposta educacional que visa à articulação entre a pesquisa e o trabalho coletivo, em prol da aprendizagem, da autonomia do estudante e que parte da problematização de temas para que os conteúdos sejam trabalhados de forma crítica, reflexiva e democrática?

  • A Disciplinar
  • B Projetos de trabalho
  • C Listagem de conteúdos
  • D Áreas do conhecimento
  • E Dadas comemorativas

As pesquisas qualitativas, por suas características comuns, apresentam grande potencial de contribuição para as ações de educação. Entre outras razões, porque colocam “ênfase na intepretação, na compreensão das motivações, culturas, valores, ideologias, crenças e sentimentos que movem os sujeitos, que dão significado à realidade estudada e não aos fatos observáveis e passíveis de serem medidos estatisticamente” (IVENICKI e CANEN, 2016, p.11).
Nas opções a seguir, assinale aquela que contém uma característica que não se aplica às pesquisas qualitativas.

  • A As pesquisas qualitativas examinam relações entre fenômenos, partem de hipóteses e controlam variáveis intervenientes.
  • B As pesquisas qualitativas favorecem a abordagem indutiva, em que o pesquisador pode partir de observações livres.
  • C As pesquisas qualitativas têm como pressuposto a rejeição à ideia da neutralidade do pesquisador.
  • D As pesquisas qualitativas tendem a trabalhar com coleta de dados predominantemente descritivos.
  • E Estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante são exemplos de metodologias qualitativas.

Para que o pedagogo possa orientar e dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores, assim como acompanhar o desenvolvimento dos alunos, é primordial que ele conheça as especificidades de cada “dificuldade” e as características específicas de cada deficiência a ser trabalhada no ambiente escolar.

  • Certo
  • Errado