Questões de Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática (Pedagogia)

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Para Severino, “O desenvolvimento de um processo investigativo não pode realizar-se de forma espontânea ou intuitiva; ele precisa seguir um plano e aplicar um método.” (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa correta.

  • A O cronograma de execução da pesquisa deve permanecer inalterado após ter sido submetido às instâncias superiores e aprovado. Mudanças no decorrer da investigação devem ser evitadas a todo o custo, pois demonstram problemas de concepção, fragilidade conceitual e inexperiência do pesquisador.
  • B Um projeto de pesquisa tem várias funções, dentre elas: definir e planejar o caminho a ser percorrido no desenvolvimento da pesquisa, com as etapas a serem seguidas e os instrumentos e estratégias a serem utilizados; e servir para a solicitação de bolsas de estudo ou de financiamento junto às agências de apoio à pesquisa e à pós-graduação.
  • C O tópico Justificativa explicita a relevância e a contribuição que se espera proporcionar a partir da realização da pesquisa. Para isso, o pesquisador deve incorporar nessa parte do projeto a(s) hipótese(s) que sustenta(m) a investigação, assim como os seus objetivos gerais e específicos.
  • D Todos os projetos de pesquisa, independentemente da instituição e da área em que são apresentados, devem seguir o mesmo padrão e conter os mesmos tópicos. A padronização do modelo facilita o trabalho dos avaliadores, além de proporcionar comparabilidade entre a qualidade e os resultados de pesquisas realizadas em diferentes instituições.

Dentre as vantagens da “Aprendizagem baseada em projetos”, assinale a alternativa incorreta:

  • A Como os alunos trabalham individualmente para resolver os problemas, contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
  • B Por não identificar previamente a melhor solução, contribui para desenvolver o pensamento crítico.
  • C Favorece a interdisciplinaridade, visto requerer frequentemente a utilização de conteúdos de disciplinas diferentes.
  • D Por ser uma abordagem bastante prática, prepara o aluno para o mundo real, o mundo fora da sala de aula.

De acordo com Vasconcellos, o professor não deve se dedicar intensa e sinceramente à elaboração do projeto nas seguintes situações, EXCETO se:

  • A O projeto for imposto pela escola, cabendo ao professor apenas copiá-lo e, quando muito, fazer algumas modificações periféricas.
  • B O projeto reduzir a função do professor à repetição de conteúdos preestabelecidos.
  • C O projeto assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e à escola um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
  • D O projeto basear-se total e exclusivamente no livro didático.
  • E O professor julgar que já sabe tudo, que já chegou à fórmula perfeita de seu curso.

Ao apresentar a metodologia do trabalho por projetos, Moura expõe a necessidade de um tema que subsidie o trabalho que será desenvolvido. A escolha deste tema e dos conteúdos a serem trabalhados é de responsabilidade

  • A da equipe escolar e devem ser escolhidos de maneira democrática.
  • B do coordenador pedagógico e devem contemplar o currículo oficial.
  • C do conselho escolar e devem atender as demandas do entorno da escola.
  • D do professor e devem contemplar as necessidades de aprendizagem dos alunos.
  • E de todos e devem ser pensados de forma a contemplar a realidade do educando.

O método de projetos foi sistematizado por William Kilpatrick, no Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Ele idealizou esse sistema didático baseando-se no pensamento pedagógico de John Dewey e no trabalho de seu mestre na escola primária experimental da Universidade de Chicago. Assinale a alternativa que não corresponde à caraterística do método de projetos.

  • A O ensino realiza-se através de amplas unidades de trabalho com um fim em vista, isto é, apresenta um esforço motivado com um propósito definido.
  • B O projeto é uma atividade que se processa a partir de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas.
  • C O problema escolar pode ser inteiramente abstrato e formal; o projeto, ao contrário tem que exprimir uma situação de vida real.
  • D A aplicação está relacionada às questões predominantemente intelectuais e as disciplinas pressupõem compreensão de ideias e julgamento de valor.
  • E As atividades devem ser propostas preferencialmente pelos alunos; o professor pode sugerir um projeto, mas este não deve ser imposto.