Questões de Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática (Pedagogia)

Limpar Busca

Associe os conceitos dos termos, numerando a coluna 2, de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

1.Metodologia de ensino.
2.Teoria.
3.Abordagens pedagógicas.

Coluna 2

A.(__)Se apoiam em práticas de comunidades escolares em pensamentos teóricos da educação. Não pressupõe um método específico ou procedimento replicável.
B.(__)É um conjunto de ideias que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Se desenvolve por meio de estudos, experimentos e observações.
C.(__)É uma forma de organizar e conduzir o processo de ensino e aprendizagem. Existem diferentes formas de metodologias de ensino, cada uma com suas características.

(Acesso em: https://www.modernacompartilha.com.br/metodologia -de-ensino/.)

Marque a alternativa correta:

  • A 1-C, 2-A, 3-B.
  • B 1-C, 2-B, 3-A.
  • C 1-A, 2-C, 3-B.
  • D 1-B, 2-C, 3-A.

As Metodologias Ativas têm como objetivo principal tornar o aluno protagonista do seu próprio aprendizado, estimulando a participação ativa, a colaboração e o desenvolvimento da autonomia. Considerando os princípios das Metodologias Ativas, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de "aprendizagem baseada em problemas".

  • A A aprendizagem baseada em problemas é um método de ensino que prioriza a transmissão de informações pelo professor, com o aluno assumindo um papel passivo na aprendizagem.
  • B A aprendizagem baseada em problemas é uma estratégia de ensino que propõe a investigação e a resolução de problemas reais e complexos como ponto de partida para a aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades como a análise crítica, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
  • C A aprendizagem baseada em problemas é uma abordagem pedagógica que utiliza jogos e atividades lúdicas como principal ferramenta de ensino, com foco no entretenimento e na diversão dos alunos.
  • D A aprendizagem baseada em problemas é uma técnica de avaliação que utiliza problemas desafiadores para medir o conhecimento dos alunos, com foco na memorização de fórmulas e conceitos.

Acerca da ação pedagógica e do trabalho com projetos, bem como da metodologia de projetos e do planejamento de ensino, julgue o próximo item.

A metodologia de projetos visa ao desenvolvimento de autonomia e competências de resolução de problemas pelos alunos, mas a sua aplicação em ambientes de educação a distância é limitada pela falta de interação e colaboração entre os participantes.

  • Certo
  • Errado

Acerca da ação pedagógica e do trabalho com projetos, bem como da metodologia de projetos e do planejamento de ensino, julgue o próximo item.

A prática pedagógica no âmbito da metodologia de projetos, embora orientada por teorias, deve ser reelaborada constantemente para se adequar ao contexto, à realidade dos sujeitos sociais e às necessidades da função coletiva, sem que isso signifique uma ruptura com os fundamentos teóricos que embasam a referida prática.

  • Certo
  • Errado

Acerca da ação pedagógica e do trabalho com projetos, bem como da metodologia de projetos e do planejamento de ensino, julgue o próximo item.

No planejamento de ensino em instituições não formais, a flexibilidade do currículo permite uma abordagem espontânea e improvisada, dispensando a necessidade de objetivos educacionais estruturados e de avaliação formal dos resultados de aprendizagem.

  • Certo
  • Errado