Questões de Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática (Pedagogia)

Limpar Busca

São múltiplas as possibilidades de trabalho com metodologias ativas que podem concordar com os pressupostos de uma educação libertadora e em favor dos Direitos Humanos, que se assentem nos pressupostos do paradigma da comunicação. É o docente que, diante de cada situação, deve decidir qual a metodologia que responde mais adequadamente aos desafios que emergem da sua análise sobre o currículo, sobre as dinâmicas da sala de aula, sobre as necessidades dos seus alunos, dos recursos didáticos necessários à prossecução da ação, assegurando que os diferentes eixos que integram o processo de ensino-aprendizagem-avaliação devam ser organizados em função da possibilidade do educando aprender com compreensão sobre um determinado tema, utilizando materiais físicos, concretos, palpáveis, tecnológicos, dentre outros.
(Lima & Cosme, 2021, p. 137.)

Considerando uma das metodologias em que os educandos estudam o conteúdo em casa tendo como objetivo na sala de aula realizar atividades, em que são abandonadas as posturas de educandos passivos e ouvintes, passando, assim, a serem protagonistas do seu aprendizado; o professor aparece como mediador do conhecimento. Ajuda os estudantes a selecionarem fontes e materiais de pesquisa, bem como a processarem tudo, a fim de transformar as informações em conhecimento. Sobre o exposto,trata-se da seguinte metodologia:

  • A Gamificação.
  • B Sala de aula invertida.
  • C Aprendizagem por brincadeiras.
  • D Aprendizagem baseada em problemas.

Atualmente, as metodologias ativas têm sido bastante debatidas como forma de dinamizar as estratégias de ensino e aprendizagem. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A O ensino híbrido é uma modalidade de ensino criada após a pandemia de covid-19, em que se mesclam atividades presenciais e atividades desenvolvidas online.
  • B A aprendizagem baseada em projetos pode ser pensada como uma estratégia pedagógica abrangente, que engloba várias outras metodologias ativas de acordo com o objetivo de cada etapa do projeto.
  • C A aprendizagem baseada em problemas é um método centrado no professor, que assume o lugar de protagonista do aprendizado por meio da pesquisa.
  • D Sala de aula invertida é uma estratégia de ensino criada por educadores brasileiros, por meio da qual são utilizadas tecnologias para substituir o papel do professor no ambiente escolar.
  • E A gamificação é uma estratégia de ensino que só pode ser utilizada em escolas que ofereçam tecnologias da informação e comunicação e que tenham acesso à rede de Internet.

Julgue o item subsequente.


O método pedagógico de John Dewey, da Pedagogia Histórico-Crítica, contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.

  • Certo
  • Errado

Segundo Moran (2019), são características das metodologias ativas, EXCETO:

  • A Aprendizagem por mentoria.
  • B Foco na transmissão de conteúdos.
  • C Protagonismo do aprendiz.
  • D Atividades colaborativas.
  • E Desenvolvimento da criticidade.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos dos cursos de graduação do Ifes devem ser disponibilizados no Repositório Institucional (RI/Ifes), formatados conforme as Normas de apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos do Ifes. Essas Normas são baseadas no que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no âmbito da documentação e informação, que especifica os princípios gerais para a elaboração e a formatação de trabalhos acadêmicos e científicos (NBR: 14.724/2011, 6023\2002, 6027\2012, 6028\2003, 10520\2002, 15287\2011, 6024\2012, 6022\2003, 10719\2015). O manual vigente do Ifes está na sua 8. ed. de 2017. Em 2023 houve alteração na NBR 10520, o que sugere uma necessidade de atualização do manual de Normas do Ifes. Marque a opção em que a possível atualização está CORRETAMENTE relacionada à NBR 10520.

  • A Todo o texto deve ser escrito em Língua Portuguesa e digitado em fonte Arial, Times New Roman ou Helvética, a qual, depois de ser escolhida, deve ser adotada em todo o texto.
  • B O sumário é um elemento obrigatório. É a enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho na ordem e grafia em que o assunto foi desenvolvido, seguido da respectiva paginação inicial.
  • C Na folha de rosto, os elementos da nota explicativa (tipo de trabalho, objetivo, o nome da instituição e a área de concentração) devem ser alinhados do meio da mancha gráfica (espaço delimitado de impressão dentro de uma página) para a margem direita, utilizando fonte 10 e espaçamento simples entre as linhas.
  • D O indicativo numérico de uma seção, em algarismo arábico, precede seu título, alinhado à esquerda e separado por um espaço de caractere.
  • E Quando a autoria é de pessoa física, (sobrenome do autor e somente a letra inicial será maiúscula). Ex.: (Souza, 2023).