Questões de Pesquisa em Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Severino, “Antes de ser realizado, um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O Projeto é o registro deste planejamento”. (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Cronograma deve indicar as várias etapas do projeto, distribuindo-as no tempo disponível para a realização das atividades previstas, incluindo o período destinado à redação final.
  • B O Título é um elemento que merece atenção. Ele deve expressar, o mais fielmente possível, o conteúdo temático da pesquisa.
  • C A Justificativa indica as contribuições que se espera dar com os resultados da pesquisa e a relevância de sua realização.
  • D A Bibliografia elenca os títulos básicos do quadro teórico da pesquisa. Documentos legais não compõem esse item e devem ser mencionados ao longo do projeto em notas de rodapé.

Lüdke e André (1996) afirmam: “Para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Em geral isso se faz a partir do estudo de um problema, que ao mesmo tempo desperta o interesse do pesquisador e limita sua atividade de pesquisa a uma determinada porção do saber, a qual ele se compromete a construir naquele momento. Trata-se, assim, de uma ocasião privilegiada, reunindo o pensamento e a ação de uma pessoa, ou de um grupo, no esforço de elaborar o conhecimento de aspectos da realidade que deverão servir para a composição de soluções propostas aos seus problemas”. (LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.)
Considere as afirmativas sobre abordagens teóricas e metodológicas da pesquisa educacional e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na pesquisa etnográfica, objetiva-se explicar a realidade com base nas percepções, atribuições de significados e opiniões das pessoas que dela participam. Os dados analisados são de natureza qualitativa e comumente gerados a partir de observação participante, entrevistas e relatos. ( ) São características do estudo de caso: retratar a realidade de forma completa e profunda, usar apenas um instrumento como fonte de informação, representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social e não permitir generalizações naturalísticas. ( ) O método de observação é uma estratégia que envolve o registro detalhado do que está sendo observado com: descrição dos sujeitos, reconstrução de diálogos, descrição de locais, descrição de eventos especiais, descrição das atividades e registro dos comportamentos do observador. ( ) O entrevistador deve estar atento não apenas ao roteiro anteriormente elaborado e às respostas verbais que o entrevistado lhe proporciona, mas também a gestos, expressões, entonações, sinais não verbais, hesitações e alterações de ritmo ocorridos durante a entrevista.
Assinale a sequência correta

  • A F, V, F, F
  • B V, V, F, V
  • C V, F, V, V
  • D F, F, V, F

Para Severino, “O desenvolvimento de um processo investigativo não pode realizar-se de forma espontânea ou intuitiva; ele precisa seguir um plano e aplicar um método.” (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa correta.

  • A O cronograma de execução da pesquisa deve permanecer inalterado após ter sido submetido às instâncias superiores e aprovado. Mudanças no decorrer da investigação devem ser evitadas a todo o custo, pois demonstram problemas de concepção, fragilidade conceitual e inexperiência do pesquisador.
  • B Um projeto de pesquisa tem várias funções, dentre elas: definir e planejar o caminho a ser percorrido no desenvolvimento da pesquisa, com as etapas a serem seguidas e os instrumentos e estratégias a serem utilizados; e servir para a solicitação de bolsas de estudo ou de financiamento junto às agências de apoio à pesquisa e à pós-graduação.
  • C O tópico Justificativa explicita a relevância e a contribuição que se espera proporcionar a partir da realização da pesquisa. Para isso, o pesquisador deve incorporar nessa parte do projeto a(s) hipótese(s) que sustenta(m) a investigação, assim como os seus objetivos gerais e específicos.
  • D Todos os projetos de pesquisa, independentemente da instituição e da área em que são apresentados, devem seguir o mesmo padrão e conter os mesmos tópicos. A padronização do modelo facilita o trabalho dos avaliadores, além de proporcionar comparabilidade entre a qualidade e os resultados de pesquisas realizadas em diferentes instituições.

Dentre as vantagens da “Aprendizagem baseada em projetos”, assinale a alternativa incorreta:

  • A Como os alunos trabalham individualmente para resolver os problemas, contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
  • B Por não identificar previamente a melhor solução, contribui para desenvolver o pensamento crítico.
  • C Favorece a interdisciplinaridade, visto requerer frequentemente a utilização de conteúdos de disciplinas diferentes.
  • D Por ser uma abordagem bastante prática, prepara o aluno para o mundo real, o mundo fora da sala de aula.

A pedagogia de projetos é uma metodologia de ensino que utiliza a experiência, permitindo que o aluno aprenda fazendo, reconheça sua própria autoria naquilo que constrói pela investigação, contextualize conceitos já conhecidos e descubra outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Assim sendo, é CORRETO afirmar, em relação à citada pedagogia.
I. Incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. II. Trata os conteúdos disciplinares como essencialmente teóricos e abstratos, sendo assim, um fim em si mesmos. III. Tem como características a intencionalidade e a flexibilidade. IV. Deve ser vista como uma atividade funcional, regular, metódica, que trabalha com objetivos e conteúdos prefixados, predeterminados.
Qual a opção correta?

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • C As afirmativas I e III são verdadeiras.
  • D As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.