Questões de Pesquisa em Educação (Pedagogia)

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O trabalho por projetos é considerada uma das estratégias metodológicas mais adequada e viável para a execução de práticas pedagógicas na Educação Infantil, considerando o objetivo de

  • A dar mais sentido à aprendizagem a partir do que os docentes já sabem e compartilhar saberes anteriores com as crianças.
  • B ampliar os saberes das crianças, oferecer mais oportunidade de aprendizado e estimular a curiosidade pelo conhecimento.
  • C valorizar a aprendizagem mnemônica de aspectos da informação, com a perspectiva de que esses aspectos constituem uma base para novas aprendizagens.
  • D configurar, a partir da previsão, por parte dos estudantes, de uma estrutura lógica, sequencial e progressiva dos conteúdos, numa ordem que facilite sua compreensão.

Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.

(Hernández, 1998, p. 13.)

Segundo Hernández, pode-se organizar um currículo escolar por questões e problemas que envolvem os alunos, e que eles pudessem aprender a pesquisar. Sobre o projeto de trabalho, está INCORRETO o que se afirma em:

  • A O professor também pesquisa e aprende
  • B O desenvolvimento de um projeto deve ser linear e previsível.
  • C Choca-se com a ideia de que se deve ensinar do mais fácil ao difícil.
  • D Questiona a ideia de que se deva ir “pouco a pouco para não criar lacunas nos conteúdos”.

São múltiplas as possibilidades de trabalho com metodologias ativas que podem concordar com os pressupostos de uma educação libertadora e em favor dos Direitos Humanos, que se assentem nos pressupostos do paradigma da comunicação. É o docente que, diante de cada situação, deve decidir qual a metodologia que responde mais adequadamente aos desafios que emergem da sua análise sobre o currículo, sobre as dinâmicas da sala de aula, sobre as necessidades dos seus alunos, dos recursos didáticos necessários à prossecução da ação, assegurando que os diferentes eixos que integram o processo de ensino-aprendizagem-avaliação devam ser organizados em função da possibilidade do educando aprender com compreensão sobre um determinado tema, utilizando materiais físicos, concretos, palpáveis, tecnológicos, dentre outros.
(Lima & Cosme, 2021, p. 137.)

Considerando uma das metodologias em que os educandos estudam o conteúdo em casa tendo como objetivo na sala de aula realizar atividades, em que são abandonadas as posturas de educandos passivos e ouvintes, passando, assim, a serem protagonistas do seu aprendizado; o professor aparece como mediador do conhecimento. Ajuda os estudantes a selecionarem fontes e materiais de pesquisa, bem como a processarem tudo, a fim de transformar as informações em conhecimento. Sobre o exposto,trata-se da seguinte metodologia:

  • A Gamificação.
  • B Sala de aula invertida.
  • C Aprendizagem por brincadeiras.
  • D Aprendizagem baseada em problemas.

Atualmente, as metodologias ativas têm sido bastante debatidas como forma de dinamizar as estratégias de ensino e aprendizagem. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A O ensino híbrido é uma modalidade de ensino criada após a pandemia de covid-19, em que se mesclam atividades presenciais e atividades desenvolvidas online.
  • B A aprendizagem baseada em projetos pode ser pensada como uma estratégia pedagógica abrangente, que engloba várias outras metodologias ativas de acordo com o objetivo de cada etapa do projeto.
  • C A aprendizagem baseada em problemas é um método centrado no professor, que assume o lugar de protagonista do aprendizado por meio da pesquisa.
  • D Sala de aula invertida é uma estratégia de ensino criada por educadores brasileiros, por meio da qual são utilizadas tecnologias para substituir o papel do professor no ambiente escolar.
  • E A gamificação é uma estratégia de ensino que só pode ser utilizada em escolas que ofereçam tecnologias da informação e comunicação e que tenham acesso à rede de Internet.

O princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre a universidade e sociedade, a autorreflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. Na pespectiva dos Institutos federais, a integração entre essas três dimensões traz implicações de natureza teórico-metodológica em relação à gestão pedagógico-administrativa dos processos acadêmicos e das práticas relativas a esses processos. Para efetivação desse princípio, recomendam-se as seguintes ações:

I. adesão ao diálogo interdisciplinar, por meio de uma organização curricular que acolha os eixos básico, científico, técnico e tecnológico.
II. promoção de intercâmbios constantes entre as áreas de conhecimento e as temáticas do cotidiano, conectando aspectos da formação técnico-profissional.
III. planejamento conjunto, envolvendo disciplinas, programas e projetos que, em conjunto, compõem as diretrizes dos cursos.
IV. condução dialógica, atrelada ao planejamento conjunto, do processo pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes.
V. formação inicial para atender às especificidades tecnológicas, no sentido de materializar a aproximação das dimensões acadêmicas, verificando as necessidades presentes na realidade da qual os sujeitos fazem parte.

As ações recomendadas para a integração entre a tríade do ensino-pesquisa-extensão aparecem corretamente nos itens

  • A I, II, III e V.
  • B II, III, IV e V.
  • C II, III e IV.
  • D I, III e IV.