Questões de A Iniciação Científica (Pedagogia)

Limpar Busca

A análise de elementos quantitativos, a utilização de estatísticas de resultados e a aplicação de exames e testes de larga escala para a obtenção dos dados têm o propósito de

  • A medir desempenhos.
  • B acompanhar aprendizagens interativas.
  • C descrever processos.
  • D avaliar formativamente.
  • E diagnosticar subjetividades.

Qual perspectiva de planejamento constitui uma proposta educacional que visa à articulação entre a pesquisa e o trabalho coletivo, em prol da aprendizagem, da autonomia do estudante e que parte da problematização de temas para que os conteúdos sejam trabalhados de forma crítica, reflexiva e democrática?

  • A Disciplinar
  • B Projetos de trabalho
  • C Listagem de conteúdos
  • D Áreas do conhecimento
  • E Dadas comemorativas

Esta característica é extremamente difícil de descrever operacionalmente. No entanto, o sentido de totalização é tão importante na realização do estudo de caso quanto na definição de uma série completa de experimentos laboratoriais (ou na finalização de uma sinfonia ou no término de uma pintura). Todos têm o problema de definir os pontos finais desejados do esforço, mas poucas diretrizes estão disponíveis.
O texto acima faz referência a característica de um bom estudo de caso conhecida como:

  • A Completude.
  • B Profundidade.
  • C Amplexidade.
  • D Individualidade.

As metodologias científicas identificam-se com a concepção de ciência como processo, de vez que aquelas, as metodologias, se constroem com base nos métodos particulares das ciências. (...)


(SciELO - Brasil - As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico)


Sobre o "Metodologia de Ensino", analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:


(__)De modo geral, a metodologia constitui a doutrina do método, a sua teoria.


(__)A metodologia de ensino discute os vários tipos particulares de métodos, organiza-os num sistema, que orienta num todo teórico o trabalho de investigação da realidade.


(__)A metodologia explica um conjunto de métodos, de onde também decorre a técnica.


(__)A metodologia de ensino pode ser entendida, então, como a aplicação dos princípios gerais de uma ciência, traduzidos nos seus métodos de investigação nas situações de ensino. Concretiza-se pela aplicação dos métodos de ensino em seus pressupostos teóricos.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, V.
  • C V, V, V, V.
  • D F, V, F, V.

Metodologia Científica é a disciplina que tem como função fornecer aos universitários o conhecimento indispensável para se produzir um bom conteúdo com as regras e métodos mais adequados.
Sobre "Metodologia Científica", marque a alternativa com informação INCORRETA:

  • A A Metodológica Científica é um conjunto de técnicas e processos que servem para a investigação de algum objeto de estudo.
  • B Trata-se de uma disciplina extremamente fundamental na vida de qualquer aluno, pois ela indica a direção mais acertada a ser seguida.
  • C A partir dos conhecimentos obtidos com a Metodologia Científica, consegue-se construir uma pesquisa sobre qualquer objeto do mundo natural ou teórico.
  • D O objetivo geral da Metodologia Científica tem idêntico teor a todas as demais disciplinas educacionais.
  • E A Metodológica Científica junta um método (modo de fazer) com uma lógica (sequência de raciocínios a ser seguida).