Questões de Temas Educacionais Pedagógicos (Pedagogia)

Limpar Busca
Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. Este conceito está ligado a qual tendência pedagógica?
  • A Tendência progressista libertária.
  • B Tendência liberal tecnicista.
  • C Tendência progressista libertadora.
  • D Tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.

Para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para Vasconcellos, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender os seguintes elementos: I. Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação. II. Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atuar no sentido de sua transformação. III. Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transforma-la na direção desejada.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
No que se refere especificamente ao trabalho de educação musical, lidar com diferentes expressões culturais permite contemplar uma série de objetivos fundamentais para o ensino de música nas escolas, exceto:
  • A desenvolver práticas integradas com os temas transversais, contemplando a “pluralidade cultural” de múltiplos contextos sociais.
  • B compreender diferentes expressões culturais (do bairro, da cidade, do estado, da região, do país e do mundo).
  • C pesquisar e descobrir diversificados aspectos musicais de distintas culturas (instrumentos, ritmos, melodias, estéticas vocais etc.).
  • D abster-se da diversidade do patrimônio cultural imaterial do Brasil, caracterizado pela música.

Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?

  • A Pedagogia participativa.
  • B Pedagogia Teacch.
  • C Pedagogia transmissiva.
  • D Pedagogia bilíngue.
  • E Pedagogia das inteligências múltiplas.
Em 1948, quem iniciou a divulgação do movimento Educação pela Arte no Brasil foi Augusto Rodrigues, ele cria no Rio de Janeiro a escolinha de Arte do Brasil. O movimento Educação através da Arte, estava centrado num método de aprendizagem baseado na educação cultural, com o objetivo de auxiliar na formação de indivíduos completos, dentro das perspectivas do pensamento idealista e popular. Ou seja, o movimento visava
  • A à iniciação artística com as crianças, através de imagens e desenhos animados.
  • B à formação de um indivíduo com opiniões próprias, sempre respeitando sua intelectualidade, seus valores éticos e estéticos e despertando o senso de responsabilidade.
  • C à responsabilidade estética dos professores com os alunos, principalmente sobre a questão das cores.
  • D à pintura como um todo, no referencial das pinturas europeias.