Questões de Temas Educacionais Pedagógicos (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Berbel (2011), o método de projetos é uma modalidade que pode associar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Gradativamente, os projetos vão sendo incorporados na Escola Básica, no desenvolvimento de estudos dos Temas Transversais etc. Berbel (2011) afirma que Bordenave e Pereira (1982) defendem o ponto de vista de que o método de projetos tem como principal objetivo

  • A lutar contra a artificialidade da escola e aproximá-la o mais possível da realidade da vida.
  • B valorizar o conhecimento formal e enfatizar as descobertas científicas de maior impacto no cotidiano das pessoas.
  • C favorecer o ensino expositivo e promover a padronização dos conteúdos escolares do currículo.
  • D estimular a memorização de conceitos e inserir o cotidiano no ensino por meio de simulações repetitivas.
  • E incentivar o ensino teórico e favorecer o contato com a realidade a partir de práticas previamente definidas.

É inegável a pluralidade cultural do mundo em que vivemos e que se manifesta, de forma impetuosa, em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas salas de aula. Conforme Moreira e Candau (2007), se pretendermos abrir espaço na escola para a complexa interpenetração das culturas e para a pluralidade cultural, tanto as manifestações culturais hegemônicas como as subalternizadas precisam integrar o currículo e ser

  • A tratado como conteúdo neutro.
  • B ensinado de forma homogênea.
  • C objeto de apreciação e crítica.
  • D aprendido como conhecimento universal.
  • E referência única para análise pedagógica.

Conforme Arroyo (In: MOLL, 2012), o que os Programas Mais Educação, Escola de Tempo Integral e Escola Integrada trazem de mais radical às políticas públicas, à pedagogia, à docência e ao sistema escolar é reconhecer que

  • A preparamos crianças que são pobres, carentes, desamparadas.
  • B lidamos com gente que é vida, corpo, espaço-tempo.
  • C ensinamos pessoas que são jovens, frágeis, imaturas.
  • D instruímos um corpo discente que é dinâmico, informatizado, globalizado.
  • E moldamos alunos que são indisciplinados, distraídos, rebeldes.

O autor considera que toda criança aprende, a partir da concepção de que

  • A a estrutura tradicional e conservadora de ensino proporciona o desenvolvimento acadêmico de todas as crianças.
  • B a educação comprometida com espaços de afeto e reflexão crítica é capaz de promover aprendizagem significativa.
  • C as capacidades para absorver informações são inatas e uma característica própria da condição de qualquer ser humano.
  • D a aprendizagem significativa fundamenta-se na retenção de informações e, consequentemente, em boas notas escolares.
  • E a escola deve ter como compromisso essencial transmitir todo conteúdo curricular, conforme previsto em planejamento.

O autor considera que toda criança aprende, a partir da concepção de que

  • A a aprendizagem significativa fundamenta-se na retenção de informações e, consequentemente, em boas notas escolares.
  • B as capacidades para absorver informações são inatas e uma característica própria da condição de qualquer ser humano.
  • C a educação comprometida com espaços de afeto e reflexão crítica é capaz de promover aprendizagem significativa.
  • D a estrutura tradicional e conservadora de ensino proporciona o desenvolvimento acadêmico de todas as crianças.
  • E a escola deve ter como compromisso essencial transmitir todo conteúdo curricular, conforme previsto em planejamento.