Questões de Temas Educacionais Pedagógicos (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Estrangeira, em salas de aulas específicas, o professor saberá determinar conteúdos mais apropriados, principalmente no que se refere ao conhecimento de mundo dos alunos. Os conteúdos referentes ao conhecimento de mundo podem estar relacionados aos seguintes aspectos:
I.À convivência entre meninos e meninas na cultura da língua estrangeira, à vida na escola em outro país, aos direitos conseguidos pelas mulheres em outros países, à organização das minorias em outras partes do mundo, à visão da cultura da língua estrangeira como múltipla, à organização e à ética políticas em outros países, às campanhas de esclarecimento sobre a Aids em outras partes do mundo, à questão da opção sexual em outros países etc. II.À determinação da divisão do trabalho em casa, com base nas identidades sociais de meninos e meninas, à convivência entre meninos e meninas, ao respeito às diferenças entre as pessoas (do ponto de vista étnico ou de tipo físico, por exemplo), a problemas ecológicos na cidade em que vivem, aos direitos e responsabilidades do aprendiz e do cidadão. III.À vida das crianças na escola, aos problemas de locomoção até a escola, à vida em família, às atividades de lazer com os amigos, aos problemas da cidade, do estado e do país em que vivem.
Está (ão) CORRETA(S) as seguintes proposições:

  • A I, II e III.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas I e II.

Entre os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva NÃO consta:

  • A Atendimento educacional especializado.
  • B Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
  • C Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
  • D Transversalidade da educação especial desde o ensino médio até a educação superior.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais trouxeram para o educador a sugestão de um caminho a ser traçado no desenvolvimento do seu trabalho, distanciando o ensino da matemática de um processo tecnicista, para assumir um papel transformador na realidade do estudante. De que forma os PCNs possibilitam esta mudança?

  • A Através de um ensino baseado na preparação para o mercado de trabalho.
  • B Propondo a liberdade de escolha por parte do estudante, sobre a área de conhecimento a qual pretende se dedicar.
  • C Por meio da divisão do currículo em eixos e com a proposta de habilidades e competências como objetivos a serem alcançados no desenvolvimento de cada conteúdo.
  • D Limitando a educação a um processo de aprendizagem para a vida, sem se preocupar com o desenvolvimento de uma proposta curricular.

O ensino da matemática tem como uma de suas principais metodologias a resolução de problemas, que durante muito tempo foi usada apenas como forma de aquisição de conhecimentos conteudistas, mas que atualmente é reconhecida por sua relevância na construção de aprendizagens que vão além de uma formação acadêmica. Qual a contribuição desta metodologia no desenvolvimento extracurricular do estudante?

  • A O desenvolvimento da aprendizagem matemática por meio da resolução de problemas ajuda o estudante a ser mais disciplinado e competente.
  • B A utilização da resolução de problemas na aprendizagem de conteúdos ensina o estudante a encarar os problemas da vida.
  • C Resolver problemas matemáticos tornou-se uma diversão para os estudantes.
  • D A resolução de problemas pode ser um instrumento facilitador na compreensão de problemáticas sociais e na busca de soluções.

Os estudos sobre a história da matemática contam como seu ponto de partida no mundo ocidental o Egito e o Império Babilônico e atribui seu surgimento à relação do homem com a natureza. Qual das opções abaixo cita a principal justificativa para o surgimento desta ciência?

  • A O desejo de explicar os fenômenos naturais.
  • B A criação de uma moeda para que o rei pudesse receber seus impostos.
  • C O desenvolvimento de um método de censo humano para controle populacional.
  • D A necessidade de aprender a medir e de contar que o homem teve com o seu desenvolvimento.