Questões de Avaliação Educacional (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que

  • A o modelo tradicional de avaliação por notas e classificações é primordial para medir a verdadeira capacidade de aprendizagem das crianças.
  • B o desenvolvimento significativo dos alunos depende da capacidade que eles têm de armazenar informações em grande quantidade.
  • C a escola precisa voltar a ser um espaço onde a capacidade de memorização dos alunos seja critério prevalente de avaliação e sucesso.
  • D o foco da educação deve ser a aquisição mnemônica de informações como método mais eficaz para a formação dos alunos.
  • E o aluno não precisa mais decorar um volume de informações, já que tecnologias atuais são capazes de armazená-las mais do que a escola.

Ao discutir a avaliação como diálogo entre formas de ensinar e percursos de aprendizagem dos alunos, Silva (In: Silva, Hoffmann e Esteban, 2003) menciona uma avaliação que possui as seguintes características: democrática, constante, diversificada e contínua, sistemática (metódica) e intencional. Essas características são da avaliação

  • A mediadora somativa.
  • B processual retrospectiva.
  • C prognóstica analítica.
  • D diagnóstica processual.
  • E formativa reguladora.

Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que

  • A o modelo tradicional de avaliação por notas e classificações é primordial para medir a verdadeira capacidade de aprendizagem das crianças
  • B o aluno não precisa mais decorar um volume de informações, já que tecnologias atuais são capazes de armazená-las mais do que a escola.
  • C a escola precisa voltar a ser um espaço onde a capacidade de memorização dos alunos seja critério prevalente de avaliação e sucesso.
  • D o desenvolvimento significativo dos alunos depende da capacidade que eles têm de armazenar informações em grande quantidade.
  • E o foco da educação deve ser a aquisição mnemônica de informações como método mais eficaz para a formação dos alunos.

Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que

  • A a escola precisa voltar a ser um espaço onde a capacidade de memorização dos alunos seja critério prevalente de avaliação e sucesso.
  • B o modelo tradicional de avaliação por notas e classificações é primordial para medir a verdadeira capacidade de aprendizagem das crianças.
  • C o desenvolvimento significativo dos alunos depende da capacidade que eles têm de armazenar informações em grande quantidade.
  • D o aluno não precisa mais decorar um volume de informações, já que tecnologias atuais são capazes de armazená-las mais do que a escola.
  • E o foco da educação deve ser a aquisição mnemônica de informações como método mais eficaz para a formação dos alunos.

O Decreto nº 11.556/2023 institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Conforme esse Decreto, art. 30, para fins de monitoramento do Compromisso, serão utilizadas informações do seguinte instrumento de avaliação, entre outros:
I. avaliação _______________, realizada pelas escolas e liderada _______________ , com apoio do Ministério da Educação;
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A mensal de língua portuguesa e matemática … pelos docentes destas disciplinas
  • B periódica de leitura … pelas redes municipais e estaduais de ensino
  • C bimestral de escrita … pelas redes municipais e estaduais de ensino
  • D semestral de leitura e escrita … pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep
  • E periódica de língua portuguesa e matemática … pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep