Questões de Avaliação Educacional (Pedagogia)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta alguns tipos de avaliação escolar.

  • A Avaliação subjetiva global, Avaliação funcional, Avaliação comparativa, Avaliação somativa.
  • B Avaliação subjetiva global, Avaliação funcional, Avaliação psicossocial, Avaliação somativa.
  • C Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Avaliação comparativa, Avaliação somativa.
  • D Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Avaliação psicossocial, Avaliação somativa.

A ferramenta pedagógica denominada "avaliação diagnóstica" possibilita ao professor:

  • A Identificar quais estudantes certamente serão aprovados e quais ficarão reprovados.
  • B Levantar informações sobre aquilo que os estudantes já conhecem, bem como suas habilidades e competências.
  • C Aferir a nota dos estudantes que reconhecidamente apresentam baixo rendimento.
  • D Conhecer os principais aspectos psicossociais dos estudantes.

Segundo Villas Boas, “Avaliação formativa é o processo pelo qual são analisadas continuamente todas as atividades em desenvolvimento e as desenvolvidas pelos estudantes, para que eles e os professores identifiquem o que já foi aprendido e o que falta ser aprendido, a fim de que se providenciem os meios para que todos avancem sem interrupções e sem percalços. (…) Uma das principais características da avaliação formativa é ser conduzida pelo próprio professor. Também os estudantes participam do processo: se avaliam e avaliam o trabalho desenvolvido. (VILLAS BOAS, B. M de F. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: _____ (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.)
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.

  • A V, V, F, F
  • B F, F, F, V
  • C V, F, V, F
  • D F, V, V, V

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Considere as dimensões institucionais abaixo:
I- Missão e plano de desenvolvimento institucional. II- Políticas de atendimento aos estudantes. III- Inserção profissional dos egressos dos últimos dez anos. IV- Planejamento e avaliação.
São dimensões institucionais consideradas pelo SINAES:

  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

Considere as afirmativas sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA):
I- Tem atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. II- Possui atuação atrelada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ou colegiado equivalente) existente na instituição de educação superior. III- O Pró-Reitor de Graduação e o Pró-Reitor de Pós-Graduação respondem, respectivamente, pela presidência e vice-presidência da CPA. IV- Deve ser assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, vedando-se composições que privilegiem a maioria absoluta de um dos segmentos.
É correto o que se afirma em

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV.