Questões de Projeto Político Pedagógico (Pedagogia)

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De acordo com Libâneo (2004), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

  • A Na elaboração de um PPP com qualidade, a articulação, a confiança e o apoio entre a equipe diretiva e os professores da escola são desnecessários.
  • B O PPP pode ser desvinculado do currículo escolar, uma vez que ele não expressa a concepção das práticas educativas.
  • C O PPP deve envolver a comunidade escolar, contemplar o diagnóstico da realidade, favorecer o diálogo e a cooperação.
  • D O PPP pode expressar um conhecimento descontextualizado em relação às questões coletivas e locais nas quais a escola está inserida.
  • E Numa perspectiva democrática, o PPP deve ser construído somente pela equipe da gestão pedagógica da escola.
As escolas de Educação Infantil são importantes instituições da nossa sociedade contemporânea, porém, assim como qualquer instituição, elas apresentam contradições próprias da sociedade em que estão inseridas. Mediante esse quadro, é correto conceituar a gestão democrática na Educação Infantil como
  • A um processo pedagógico liberal que visa acompanhar os envolvidos dentro da escola para que cumpram com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • B uma diversidade de funcionamento da escola, buscando a transparência nas ações políticas e ideológicas da instituição.
  • C uma necessidade de elaboração e produção de novas formas de subjetividade nas crianças entre 0 e 5 anos.
  • D uma forma de administrar a escola em suas funções culturais, conquistando uma maior nota no Ideb.
  • E coordenação e acompanhamento do processo pedagógico, bem como de seus aspectos políticos, administrativos, financeiros e culturais.

A obra Pedagogia dos sonhos possíveis é uma coletânea de cartas, conferências, depoimentos, ensaios e entrevistas de Paulo Freire.


Em relação a essa obra, assinale a alternativa incorreta:

  • A Ao realizar reflexões em torno da utopia, Paulo Freire destaca que a utopia é uma impossibilidade que, às vezes, pode dar certo. Por essa imprecisão, torna-se necessário o pragmatismo político e pedagógico.
  • B Ao buscar dialogar com educadores, Paulo Freire apresenta a impossibilidade de separar a leitura da palavra da leitura de mundo, do mesmo modo, não é possível separar a leitura de mundo da escrita de mundo.
  • C Ao problematizar sobre democracia e docência, Paulo Freire destaca que não é apenas a partir do que é realizado na sala de aula que um professor democrático será capaz de apoiar os alunos na reconstrução da posição deles no mundo.
  • D Ao discutir sobre as possibilidades de mudança, Paulo Freire destaca que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa e, por isso, deve ser pensada com seriedade pela sociedade.

Sobre o projeto político pedagógico (PPP) da escola e o atendimento educacional especializado (AEE), é possível afirmar que :

  • A o PPP deve institucionalizar a oferta do AEE, salvo no caso de atendimento às crianças autistas.
  • B os profissionais das salas de recursos multifuncionais (SRMs) não participam da elaboração do PPP.
  • C o modelo de PPP com o Atendimento Educacional Especializado está pré-estabelecido com modelo pelo MEC e cabe à comunidade escolar adaptá-lo.
  • D o PPP pode ser elaborado nas modalidades com e sem prever a oferta do AEE.
  • E o PPP deve ser discutido e elaborado com ampla participação coletiva, da comunidade escolar.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Segundo a Resolução nº 04/2009 CNE/CEB, a oferta do atendimento educacional especializado - AEE deve constar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular, estando previsto na sua organização:

  • A sala de recursos multifuncional.
  • B profissionais da educação.
  • C completa independência entre professores do AEE e os do ensino comum.
  • D matrícula do aluno no AEE: condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
  • E plano do AEE.