Zerbato e Mendes (2018) concluem que as práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva são formas de ensinar e garantir a aprendizagem de todos os estudantes, incluindo arranjos dos espaços, organização do tempo, uso de tecnologias e de diferentes recursos e materiais, além disso, visam garantir a aprendizagem dos estudantes, considerando suas diversidades e necessidades específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que
- A o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo escolar devem contemplar práticas inclusivas, promovendo uma boa escolarização para todos os estudantes.
- B as práticas e adaptações para a inclusão escolar são de responsabilidade do professor de ensino comum, que deve organizar suas aulas de modo a atender todos os estudantes.
- C a organização do tempo e do espaço na sala de recursos é fundamental para a garantia de que os estudantes tenham acesso às avaliações adaptadas.
- D as adaptações curriculares devem ser realizadas para os estudantes da Educação Especial, que necessitam de instrumentos e estratégias pedagógicas exclusivos.
- E o uso de tecnologias assistivas deve ser ofertado a todos os estudantes, com ou sem deficiência, garantindo a isonomia nos processos pedagógicos.