Questões de Projeto Político Pedagógico (Pedagogia)

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Zerbato e Mendes (2018) concluem que as práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva são formas de ensinar e garantir a aprendizagem de todos os estudantes, incluindo arranjos dos espaços, organização do tempo, uso de tecnologias e de diferentes recursos e materiais, além disso, visam garantir a aprendizagem dos estudantes, considerando suas diversidades e necessidades específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que

  • A o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo escolar devem contemplar práticas inclusivas, promovendo uma boa escolarização para todos os estudantes.
  • B as práticas e adaptações para a inclusão escolar são de responsabilidade do professor de ensino comum, que deve organizar suas aulas de modo a atender todos os estudantes.
  • C a organização do tempo e do espaço na sala de recursos é fundamental para a garantia de que os estudantes tenham acesso às avaliações adaptadas.
  • D as adaptações curriculares devem ser realizadas para os estudantes da Educação Especial, que necessitam de instrumentos e estratégias pedagógicas exclusivos.
  • E o uso de tecnologias assistivas deve ser ofertado a todos os estudantes, com ou sem deficiência, garantindo a isonomia nos processos pedagógicos.

Um professor de Educação Física em uma escola de tempo integral constatou que algumas turmas apresentavam alto índice de sedentarismo e baixo interesse pelas modalidades tradicionais. Ele propôs a criação de um “Festival de Esportes Alternativos”, com uso de materiais recicláveis, regras adaptadas e participação coletiva. A repercussão foi positiva, estimulando adesão e criatividade dos alunos. Para sustentar essa iniciativa, indique a conduta que fortalece a implementação do projeto.

  • A Impor a obrigatoriedade de práticas formais de ginástica e esportes olímpicos, retirando a autonomia dos alunos e ignorando a experiência lúdica.
  • B Exigir que todos os jogos sejam hipercompetitivos, para identificar talentos esportivos, reduzindo a dimensão social do evento.
  • C Regularizar essa proposta no plano de ensino, integrando as disciplinas, incentivando reflexão sobre meio ambiente e ampliar a participação da comunidade escolar nas adaptações.
  • D Ignorar a experiência e voltar ao formato tradicional, pois a inovação tende a quebrar a disciplina no ambiente escolar.

Analise as proposições e assinale a alternativa que apresenta os aspectos para o planejamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) que se deve levar em consideração.

I- Garantia da participação de alguns segmentos da escola.
II- Ter como ponto de partida a avaliação objetiva das necessidades e expectativas dos estudantes.
III- Deve ser executado em termos de médio e longo prazos.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A III apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I, II e III.
  • E II apenas.

Uma escola situada em uma região de alta vulnerabilidade social decidiu reformular seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), buscando ampliar a participação da comunidade na leitura de contexto, definição de metas e deliberações sobre o currículo. Diante desse cenário, a alternativa que apresenta o princípio de planejamento participativo, considerando tanto as demandas da comunidade quanto o compromisso com a qualidade social da educação, é:

  • A Flexibilizar completamente as normas e rotinas da escola, abrindo mão de qualquer estrutura formal de governança pedagógica, permitindo que cada setor tome decisões independentes e circunstanciais.
  • B Organizar assembleias que integrem diferentes segmentos, gestores, professores, estudantes, famílias e lideranças locais, favorecendo um processo de deliberação horizontal, a corresponsabilidade nas decisões e uma visão coletiva das prioridades curriculares.
  • C Instituir mecanismos de consulta unicamente para o corpo docente, garantindo a manutenção dos elementos centrais do PPP já existentes e limitando o diálogo às questões administrativas.
  • D Estabelecer metas e estratégias de ensino definidas exclusivamente pela equipe gestora, recorrendo ao conselho escolar apenas para legitimação formal, sem abrir espaço para contribuições substantivas da comunidade.

Complete o excerto abaixo, extraído da obra de Antoni Zabala:

A partir de uma opção que contempla como finalidade fundamental do ensino a formação integral da pessoa, e conforme uma concepção construtivista, a avaliação sempre tem que ser _____________, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objeto de estudo, tem que observar as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica.

  • A seletiva
  • B formativa
  • C uniformizadora
  • D classificatória
  • E punitiva