Questões de Projeto Político Pedagógico (Pedagogia)

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Ao definirem a intencionalidade do eixo curricular na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, Soares et. al. (1992) postulam como princípios

  • A a apreensão e interferência crítica e a autonomia na realidade.
  • B a construção da performance esportiva e a formação humana.
  • C a internalização dos valores hegemônicos e a cidadania.
  • D a crítica reprodutivista e a atualização do status quo.
  • E a aprendizagem das técnicas e a experimentação.

Qual é a principal função do Projeto Político Pedagógico (PPP) no contexto do planejamento pedagógico:

  • A Definir exclusivamente as normas disciplinares da escola.
  • B Servir como um documento imutável, não sujeito a revisões.
  • C Alinhar o planejamento pedagógico aos objetivos, valores e missão da instituição.
  • D Determinar os horários das aulas de cada turma.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na prática da gestão escolar e pedagógica, “a dupla composta por diretor e coordenador pedagógico, que aqui vamos chamar de dupla gestora, em cooperação, promove a dinâmica de trabalho na escola, gera oportunidades para que as melhores práticas sejam exercidas e atua como guardiã das ações que visam às aprendizagens e ao desenvolvimento de todas as crianças e jovens participantes da comunidade escolar” (Brasil, 2018, p. 59-63).
Considerando o texto, analise as proposições sobre a colaboração da direção e da coordenação pedagógica na cooperação para oportunizar as melhores práticas:
I- O histórico da comunidade é considerado no projeto político-pedagógico da escola. II- Os alunos apresentam à dupla gestora a realidade de suas comunidades de pertencimento para somar aos planejamentos e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem. III- Os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital são valorizados para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Sobre a colaboração para as melhores práticas junto aos participantes da comunidade escolar, é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e III apenas.
  • B II apenas.
  • C I, II e III.
  • D I apenas.
  • E III apenas.

O Orientador Educacional pode contribuir com a elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola (PPP) em todas as suas etapas. No que tange ao trabalho de construção do , sua contribuição direta se dá mediante:

  • A a disponibilização de informações sobre os projetos didáticos da escola.
  • B o fornecimento de informações relativas ao professorado.
  • C o fornecimento de informações e discussões relativas ao estudante e seu contexto.
  • D a produção do texto referente à parte legal da instituição.
  • E a sistematização de informações das metas a serem alcançadas.

No que se refere ao projeto político-pedagógico e à avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, julgue o seguinte item.
A avaliação formativa visa incentivar o aprendiz, por meio de feedbacks positivos capazes de orientá-lo em seus processos cognitivos, favorecendo a autoavaliação e a responsabilização em direção a uma aprendizagem efetiva. 

  • Certo
  • Errado