Questões de O Papel da Pesquisa na Formação do Professor (Pedagogia)

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Sobre o conceito de educar pela pesquisa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A prática de educar pela pesquisa exige que o professor esteja constantemente buscando aprimorar seus conhecimentos a fim de atender aos desafios da sociedade atual.

( ) O educador pela pesquisa deve se limitar ao ensino das teorias tradicionais, sem incentivar a reflexão crítica sobre elas.

( ) O conceito de educar pela pesquisa envolve o desenvolvimento da capacidade do aluno de refletir criticamente sobre as teorias que lhe são apresentadas durante sua formação.

( ) Para ser um educador pela pesquisa, o professor deve buscar capacitação e atualização contínuas, já que os desafios da sociedade exigem profissionais cada vez mais qualificados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – F – V – V.
  • D F – F – V – V.
  • E V – V – V – F.

A pesquisa deve ser uma atividade que unifica teoria e prática, o que implica uma influência direta na prática educativa. Essa união é considerada essencial para quem ensina e quem aprende. Por que é fundamental que os educadores participem ativamente da pesquisa dentro do contexto educacional?

  • A Porque a prática da pesquisa permite ao educador não apenas acompanhar os avanços acadêmicos, mas também participar na geração de novos conhecimentos, garantindo que suas práticas pedagógicas sejam continuamente revisadas e atualizadas em resposta a desafios emergentes.
  • B Porque o envolvimento do educador em atividades de pesquisa assegura que ele mantenha um status acadêmico elevado, o que é essencial para o reconhecimento institucional e o progresso em sua carreira profissional, independentemente do impacto direto sobre os alunos.
  • C Porque o engajamento em pesquisa pelo educador serve como uma ferramenta para justificar práticas pedagógicas tradicionais, promovendo a perpetuação de métodos de ensino estabelecidos que têm sido historicamente eficazes, mesmo que não incentivem inovações no ensino.
  • D Porque a pesquisa conduzida por educadores é predominantemente um requisito burocrático, que visa atender às expectativas institucionais, sem necessariamente contribuir para uma transformação significativa no processo de ensino-aprendizagem.

Observando a necessidade de uma escola preparada para o aluno moderno, é primordial que haja professores capacitados. Para além das escolas, o sociólogo e antropólogo Philippe Perrenoud (1999) aborda a melhoria na educação e a responsabilidade que a universidade tem para formar professores pesquisadores reflexivos. [...] Se a universidade é, potencialmente, o melhor lugar para formar os professores para a prática reflexiva e a participação crítica, ela deve, para realizar esse potencial e provar sua competência, evitar toda arrogância e se dispor a trabalhar com os atores em campo.

(Perrenoud 1999, p. 20.)

Pode-se afirmar que a pesquisa é importante para a prática pedagógica de qualidade dos professores pelos seguintes motivos, EXCETO:

  • A Possibilita refletir sobre os problemas do cotidiano da sala de aula.
  • B Busca uma verdadeira preocupação com a aprendizagem dos alunos.
  • C proporciona condições de interferir, modificar e melhorar sua prática pedagógica.
  • D Permite a construção do conhecimento para transformar os alunos em bons técnicos.

A formação docente que promove o desenvolvimento integral dos alunos deve contemplar:

  • A A especialização em um único aspecto do desenvolvimento, seja cognitivo, emocional, social ou físico.
  • B A formação contínua que envolve aspectos teóricos e práticos alinhados às demandas sociais.
  • C A transmissão de conhecimentos acadêmicos, sem necessidade de formação contínua.
  • D A preparação para atividades exclusivamente cognitivas e intelectuais dos alunos.

A formação docente que promove o desenvolvimento integral dos alunos deve contemplar:

  • A A especialização em um único aspecto do desenvolvimento, seja cognitivo, emocional, social ou físico.
  • B A formação contínua que envolve aspectos teóricos e práticos alinhados às demandas sociais.
  • C A transmissão de conhecimentos acadêmicos, sem necessidade de formação contínua.
  • D A preparação para atividades exclusivamente cognitivas e intelectuais dos alunos.