Questões de A Formação Continuada do Professor (Pedagogia)

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Sobre formação docente inicial, é importante compreendermos CORRETAMENTE:

  • A Que é o processo de formação inicial do professor, o qual ocorre em espaços universitários, instituições privadas e/ou instituições que possuam autorização pelo Ministério da Educação-MEC para ofertar tal processo, em específico a Licenciatura.
  • B Não se usa mais essa terminologia.
  • C A formação docente inicial se efetiva quando da formação docente no primeiro ano de Ensino Superior.
  • D Formação docente inicial é o mesmo que formação continuada.
  • E A formação docente inicial não é mais exigida para atuar em qualquer modalidade de ensino.

Sobre a inclusão escolar, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A inclusão escolar requer exclusivamente a presença de alunos com necessidades especiais em sala regular, sem alterações nos métodos de ensino ou na abordagem pedagógica.

( ) A formação continuada dos professores, quando realizada apenas com foco técnico, é suficiente para atender as demandas da educação inclusiva.

( ) A inclusão escolar se baseia no princípio de que os alunos devem aprender no mesmo ritmo, independentemente de suas necessidades individuais.

( ) A colaboração entre professores, família e especialistas contribui para a construção de um ambiente inclusivo que valorize as potencialidades de todos os alunos.

( ) A educação inclusiva pressupõe a garantia do direito de todos os alunos, com ou sem deficiência, a participarem de um ambiente escolar equitativo e respeitoso.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – F – V – V.
  • B F – V – F – F – V.
  • C V – F – V – F – F.
  • D V – V – V – F – F.
  • E V – V – F – V – F.

Sobre a prática do professor, leia o trecho a seguir.


Um professor de profissão não é somente alguém que aplica conhecimentos produzidos por outros, não é somente um agente determinado por mecanismos sociais: é um ator no sentido forte do termo, isto é, um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, um sujeito que possui conhecimentos e um saber-fazer provenientes de sua própria atividade e a partir dos quais ele a estrutura e a orienta.


TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes,

2012.



Segundo o que é afirmado, o professor

  • A reproduz referenciais teóricos precisos e predeterminados em sua prática.
  • B é um ator passivo na prática pedagógica, favorecendo o aluno como sujeito.
  • C está limitado em sua prática por aquilo que a estrutura institucional permite.
  • D é produto de suas circunstanciais sociais de origem e de sua formação acadêmica.
  • E produz conhecimento na interação entre a teoria e sua própria atividade.

Sobre o processo de formação continuada dos profissionais que atuam como educador na Educação Infantil é CORRETO afirmar:

  • A Não há necessidade de estudar depois de concluir o curso de formação docente, pois ele já é suficiente para atuar na modalidade de Educação Infantil.
  • B É importante que haja formação continuada de profissionais que atuam na modalidade de Educação Infantil sempre que necessário e possível, visto que sempre há conhecimentos a serem adquiridos e formas diferenciadas de perceber a criança, o ensino e a aprendizagem, numa relação dialógica.
  • C Não existe orientações sobre a formação continuada de profissionais da Educação Infantil.
  • D O termo formação continuada não se utiliza mais no cenário educacional atual.
  • E É necessário uma formação mínima para atuar na Educação Infantil como educador, mas não há necessidade de formação continuada.
Com seu foco nos professores como “sabedores” e pensadores (em vez de simples executores), o conceito de aprendizagem docente é mais construtivista do que orientado para a transmissão.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002.

O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista.
Nesse contexto, construtivismo significa
  • A a construção de novos conhecimentos pedagógicos a partir de uma posição neutra no que diz respeito aos saberes.
  • B a formação do professor baseada no domínio de técnicas pedagógicas e garantindo a padronização da prática docente.
  • C a elaboração permanente dos conhecimentos por meio da interação entre experiências prévias e novas compreensões.
  • D a aprendizagem como um processo preparatório que antecede a prática docente e visa garantir sua eficácia.
  • E a formulação do conhecimento pedagógico como um processo linear e progressivo de assimilação de conceitos.