Questões de O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Vasconcellos, planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. A partir das reflexões precedentes, podemos explicitar algumas finalidades do planejamento em geral, quais sejam:


I. Superar a expropriação.

II. Ajudar a prever e superar dificuldades.

III. Diminuir o sofrimento.

IV. Ser um instrumento de transformação da realidade.


Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Na década de 90, uma nova proposta de epistemologia da docência emergiu e influenciou fortemente a Formação de Professores no Brasil. Schön, um de seus idealizadores principais, formulou conceitos em torno de quatro termos centrais sobre a perspectiva do professor reflexivo. Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro termos.

  • A Conhecimento na ação, reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação.
  • B Formação crítico-reflexiva do docente, articulação entre teoria e prática na atuação, pensar sobre sua prática e interdisciplinaridade.
  • C Cultura reflexiva, prática reflexiva, reflexão sobre ações passadas e contextualização.
  • D Novas formas de pensar, de compreender, de agir e de equacionar problemas.
  • E Integração de competências, experimentação, contextualização e reflexão transformadora da própria prática.

De acordo com Rios (2001), as competências são capacidades que se apoiam em conhecimentos e guardam o sentido de saber fazer bem o dever. Acerca da construção da competência docente, a autora afirma que a competência

  • A vai sendo construída a partir da práxis, do agir concreto e situado dos sujeitos.
  • B deve ser entendida no singular, pois relaciona-se com as capacidades desenvolvidas individualmente pelos professores.
  • C é demonstrada ou não pelo educador, já no curso de formação inicial, de acordo com a aptidão para o exercício da profissão docente.
  • D relaciona-se com o ensinar quando o professor tem as condições ideais para desenvolver uma docência de qualidade.
  • E é um termo absoluto, pois há padrões e níveis aceitáveis e não aceitáveis de qualidade de ensino na escola pública.

Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:

  • A idealizar as crianças e suas características e estabelecer as metas que precisam ser alcançadas
  • B descrever as famílias de cada criança e realizar um check-list daquilo que precisa ser alcançado
  • C observar ações, reações, interações, proposições não só das crianças, mas também do próprio docente
  • D traçar regras, propor atividades dirigidas e selecionar as crianças para as atividades

Observe o trecho extraído da obra de Ghedin e Franco (2008), a qual discorre sobre as questões de método na construção da pesquisa em educação. Em seguida, assinale a alternativa correspondente ao tipo de pesquisa do trecho em questão: “(...) A condição para essa modalidade de pesquisa é o mergulho na práxis do grupo social em estudo, do qual se extraem as perspectivas latentes, o oculto, o não familiar que sustentam as práticas, e nela as mudanças serão negociadas e geridas no coletivo” (GHEDIN e FRANCO, 2008, p. 213).

  • A Pesquisa hermenêutica.
  • B Pesquisa-ação.
  • C Pesquisa etnográfica.
  • D Pesquisa reflexiva.