Questões de PSE - Programa Saúde na Escola (Pedagogia)

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A avaliação da acuidade visual, por si só, não é fator determinante na detecção da deficiência visual; associada a ela, é de suma importância a observação dos sinais, sintomas e condutas do aluno. Neste sentido, é responsabilidade da escola, exceto:

  • A Aplicar testes para triagem ocular de pré-escolares para verificação da acuidade visual.
  • B Encaminhar a criança, com urgência, ao médico oftalmologista, quando necessário.
  • C Proporcionar orientação quanto à higiene e à prevenção dos problemas oculares.
  • D A escola não deve aplicar testes de triagem ocular para a verificação da acuidade visual.

A avaliação da acuidade visual, por si só, não é fator determinante na detecção da deficiência visual; associada a ela, é de suma importância a observação dos sinais, sintomas e condutas do aluno. Neste sentido, é responsabilidade da escola, exceto:

  • A Aplicar testes para triagem ocular de pré-escolares para verificação da acuidade visual.
  • B Encaminhar a criança, com urgência, ao médico oftalmologista, quando necessário.
  • C Proporcionar orientação quanto à higiene e à prevenção dos problemas oculares.
  • D A escola não deve aplicar testes de triagem ocular para a verificação da acuidade visual.

É direito das(os) estudantes que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica

  • A submeter-se ao cardápio oferecido para todos os discentes da escola.
  • B receber um voucher (cartão alimentação) para alimentar-se conforme seu interesse particular ou de sua família.
  • C receber orientação sobre como preparar seu alimento para levar à escola, visto que estará impedido de alimentar-se dos cardápios comuns a todos.
  • D ser contemplados com a elaboração de cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricionais e demandas nutricionais diferenciadas.

Os sanitários dos estabelecimentos de Educação Infantil deverão ser implantados próximos às salas de atividade, não tendo comunicação direta com a cozinha e o refeitório. Além disso, deve ser obedecida a relação de número de crianças por vaso sanitário que, no Brasil, é de

  • A 1 para cada 20 crianças.
  • B 1 para cada 40 crianças
  • C 1 para cada 60 crianças.
  • D 1 para cada 80 crianças.

Os processos de planejamentos de alimentação na Creche devem levar em consideração a cautela necessária com relação aos alimentos ultraprocessados, afinal o consumo deles está entre causas centrais da epidemia de obesidade, considerando que apresentam alta densidade energética e baixa qualidade nutricional. Isso posto, deve à escola a substituição de tais alimentos ultraprocessados por

  • A alimentos transrefinados.
  • B alimentos megaloprocessados.
  • C alimentos higiênico-trangênico (super T).
  • D alimentos in natura (frescos).