Questões de PSE - Programa Saúde na Escola (Pedagogia)

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O Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS) é uma iniciativa criada para operacionalizar e fortalecer a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

As opções a seguir indicam corretamente ações próprias ao PRO EPS-SUS, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Apoiar o desenvolvimento de projetos de educação permanente voltados para a qualificação das práticas em saúde no SUS.
  • B Estimular processos formativos que promovam a integração entre ensino, serviço e comunidade no contexto da atenção à saúde.
  • C Emitir certificações profissionais para validar as competências técnicas dos trabalhadores do sistema de saúde em nível nacional.
  • D Promover a formação de facilitadores e apoiadores institucionais para o fortalecimento das práticas de educação permanente em saúde.
  • E Fortalecer a gestão da educação permanente em saúde nos territórios, considerando as necessidades locais específicas no âmbito da saúde.

Em uma escola estadual da rede pública, depois que os estudantes terminam de comer o lanche, os funcionários responsáveis pelo processo de higienização passam nas mesas um determinado produto que destrói os germes na superfície. Essa prática dos funcionários é

  • A a esfregação.
  • B a desinfecção.
  • C o arejamento.
  • D a dedetização.
  • E a antibacterização.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é essencialmente articulado entre distintos setores com o objetivo de melhorar a saúde dos educandos (crianças, adolescentes, jovens e adultos), reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por motivos de agravos de saúde e promover ações de saúde, além de reforçar os compromissos e os pactos estabelecidos entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC). Relativo ao monitoramento e à avaliação das temáticas desenvolvidas em âmbito nacional, observou-se um ranking das temáticas do PSE desenvolvidas em 2023 (em percentual do total de ações).


As cinco temáticas com maiores resultados foram as ações de

  • A prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, prevenção das violências e dos acidentes, promoção da atividade física, da saúde bucal e de alimentação saudável e prevenção da obesidade.
  • B promoção da saúde bucal, de alimentação saudável, de práticas corporais e atividade física, de saúde ambiental e de verificação da situação vacinal.
  • C promoção da saúde mental, da cultura de paz e direitos humanos, de saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, da saúde bucal e de alimentação saudável e prevenção da obesidade.
  • D promoção de saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, prevenção de doenças negligenciadas, promoção da saúde bucal, de saúde ambiental e de verificação da situação vacinal.
  • E promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade, de saúde ambiental, de saúde auditiva, de saúde ocular e de verificação da situação vacinal.

Desde pequenas, as crianças precisam aprender a cuidar de sua própria higiene bucal, adotando práticas que garantam a limpeza dos dentes e da gengiva. Nesse sentido, nas instituições públicas de educação infantil, uma orientação adequada para a prática de escovação é

  • A estimular as crianças a utilizarem uma grande quantidade de creme dental, a fim de garantirem uma limpeza bucal mais eficaz e profunda.
  • B recomendar às crianças que não gostam de escova e creme dental que substituam a escovação pelo uso frequente de antissépticos bucais.
  • C ensinar as crianças que, se não houver escova de dente para todas elas, devem compartilhar a mesma escova com os demais colegas de sala.
  • D permitir que as crianças realizem a escovação apenas uma vez ao dia, pois, com o tempo, elas desenvolverão a técnica correta sem sofrer pressão.
  • E incentivar as crianças a escovarem os dentes após as refeições, supervisionando o processo e recomendando a elas que não engulam o creme dental.

Em uma escola da rede pública municipal, ocorreu uma palestra sobre o auxílio e a orientação às crianças em relação à alimentação. Nessa palestra, Gláucia, Agente de Inclusão Escolar, aprendeu, corretamente, que crianças com doença celíaca são intolerantes

  • A à lactose, o açúcar do leite, resultando em desconforto abdominal, gases e diarreia após o consumo de leite e derivados.
  • B ao glúten, uma proteína encontrada, por exemplo, no trigo, que acarreta prejuízo na absorção de nutrientes, podendo resultar em graves complicações.
  • C à sacarose, ou seja, elas têm problema na digestão da sacarose (açúcar de mesa) e de alguns outros açúcares complexos, levando a sintomas gastrointestinais.
  • D ao sorbitol, um adoçante encontrado em frutas (como maçãs, peras e ameixas) e em produtos industrializados, provocando inchaço, gases e diarreia.
  • E à histamina, um composto orgânico presente em queijos curados e em alguns peixes, podendo levar a dor de cabeça, náuseas e sintomas gastrointestinais.