Questões de Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação (Pedagogia)

Limpar Busca
Os indicadores de desempenho em educação foram propostos com a finalidade de lidar com uma série de questões. Grandes autores da administração escolar sugerem que há cinco tipos de informações que os indicadores podem fornecer em nível operacional. É correto afirmar que é um desses tipos
  • A as informações sobre desempenho em relação ao alcance de metas e objetivos.
  • B as informações sobre as características menos importantes do sistema para atingir metas e objetivos específicos.
  • C as informações direcionadas às soluções.
  • D as informações sobre os pais.
  • E as informações sobre o perfil socioeconômico dos alunos.
A avaliação na escola tem o objetivo de formular indicadores de qualidade dos resultados do ensino. Sobre as formas de avaliação, assinale a alternativa correta.
  • A No Brasil, foram adotadas, desde o início dos anos 80 do século XX, várias modalidades de avaliação: SAEB, ENEM e o ENC.
  • B A avaliação acadêmica é função primordial do sistema de organização e de gestão dos sistemas escolares.
  • C A avaliação institucional visa à produção de informações sobre os resultados da aprendizagem escolar em função do acompanhamento e da revisão das políticas educacionais.
  • D O objetivo da avaliação acadêmica é aferir a qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos. Para isso, busca-se perceber a relação entre a qualidade da oferta dos serviços de ensino e os resultados do rendimento escolar dos alunos.
  • E Entre a avaliação do sistema e a avaliação da aprendizagem dos alunos está a avaliação da escola.

“Avaliar é uma ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurada e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos. Avaliar é também considerar o modo de ensinar os conteúdos que estão em jogo nas situações de aprendizagem.” (PCN’s Arte, 1997)


Seguindo essa informação, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito aos meios avaliativos em Música, segundo o PCN’s.

  • A Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática.
  • B Reconhecer e apreciar os seus trabalhos musicais, de colegas e de músicos por meio das próprias reflexões, emoções e conhecimentos, sem preconceitos estéticos, artísticos, étnicos e de gênero.
  • C Reconhecer e valorizar o desenvolvimento pessoal em música nas atividades de produção e apreciação, assim como na elaboração de conhecimentos sobre a música como produto cultural e histórico.
  • D Interpretar, improvisar e compor demonstrando alguma capacidade ou habilidade.

A construção de indicadores de qualidade é um processo complexo que envolve muitas variáveis que não podem ser ignoradas. Mais do que uma contabilização de dados, diante dos resultados é preciso que a equipe de educadores da escola analise criticamente o que foi solicitado nas provas e os resultados obtidos por seus alunos, como o objetivo de produzir uma proposta pedagógica necessária à escola. Se não houver uma discussão das comunidades educativas sobre os resultados da avaliação externa e dos índices alcançados, ela passa a ter apenas as funções classificatória e seletiva, caracterizando-se como controle administrativo do Estado.


O mote do MEC na era Fernando Henrique Cardoso é a ênfase dada para:

  • A garantia do acesso à educação para a elite do saber, ampliando as redes de ensino público.
  • B o conjunto de definições políticas para orientar o sistema educacional e priorizar a educação básica.
  • C a implantação de Centro Integrado de Educação Pública, tal como preconizado por Leonel Brizola
  • D A aplicação dos preceitos de Darcy Ribeiro e Paulo Freire, especialmente na Educação Infantil.
  • E a supervisão e controle administrativos, com vistas à autorização, credenciamento das instituições e cursos.

Para Luckesi, a avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para _______________, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A classificar
  • B segmentar
  • C acolher
  • D rotular
  • E hierarquizar