Questões de Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação (Pedagogia)

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Fomentado pelas agências internacionais que condicionaram o envio de recursos financeiros para o país de acordo com o desenvolvimento e eficácia dos projetos educacionais e os resultados apresentados em avaliações, assim se iniciou, na década de 1980, a preocupação do Ministério da Educação com a avaliação no país. Sobre o processo da busca pela qualidade do ensino na criação de sistema de avaliação do desempenho escolar analise as assertivas abaixo:

I. O Relatório Coleman produzido nos Estados Unidos na década de 1960 foi um dos primeiros estudos científicos na abordagem no campo da avaliação educacional e ainda hoje torna-se referência em todo mundo, inclusive no Brasil, e apontou resultados como que estudantes não brancos obtiveram um desempenho escolar inferior aos estudantes brancos e orientais. Dentre muitos fatos demonstrados, retratou que fatores socioeconômicos das famílias acabam sendo incluídos na avaliação de desempenho escolar e que as escolas sozinhas não diminuem as diferenças no desempenho escolar.

II. O Relatório Coleman foi de suma importância porque possibilitou estabelecer relações entre desempenho escolar dos estudantes com as variáveis associadas às instalações das escolas, aos grupos étnicos e às condições socioeconômicas e assim pudessem avaliar o efeito dessas variáveis sobre o desempenho escolar em avaliações em larga escala padronizadas.

III. No Brasil, uma das primeiras pesquisas empíricas realizadas sobre sistemas de avaliação escolar foi de Soares, Cesar e Manbrini que analisou os dados de provas de matemática da 8º série do ensino fundamental do SAEB, a partir da análise de regressão multinível, a pesquisa encontrou que fatores relacionados a característica do aluno, da escola, do professor e do diretor estão intimamente associados ao desempenho escolar; e que alunos com melhor condição socioeconômica, trajetória escolar regular (sem reprovações e nem abandono escolar), do sexo masculino e das escolas particulares apresentam melhor desempenho escolar.

Logo, é correto afirmar que apenas:

  • A I, II e III estão corretas.
  • B I e III estão corretas.
  • C II está correta.
  • D II e III estão corretas.
  • E I está incorreta.

São características da avaliação qualitativa, EXCETO:

  • A Acompanhamento da trajetória individual de cada educando descritivamente.
  • B Análise das possibilidades cognitivas dos educandos em relação a determinadas noções ou conteúdos.
  • C Mensuração de resultados por meio da atribuição de notas às tarefas solicitadas.
  • D Compreensão das experiências e percepções dos alunos dentro do processo educacional.
  • E Fornecimento de subsídios ao professor e aos alunos para a continuidade do processo educativo.

Dadas as afirmativas acerca das políticas sobre o magistério, da profissionalização e da valorização na atualidade,

I. A valorização do magistério está diretamente associada ao aumento salarial dos professores, sendo a principal forma de reconhecimento da sua função social.
II. A profissionalização do magistério envolve não apenas uma formação inicial de qualidade, mas também a oferta de formação continuada para os professores durante sua carreira.
III. Políticas públicas voltadas à valorização do magistério têm se mostrado suficientes para melhorar as condições de trabalho, mas não têm impactado de forma significativa o reconhecimento social dos docentes.

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Em 2024, pela primeira vez, o Brasil participou do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências ( Timss, em inglês), que ocorre desde 1995. Os resultados, divulgados pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), comprovam que, na escala do Timss, a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. 51% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 - 150, por exemplo). No 8º ano, 62% não sabem calcular o lado de um quadrado, tampouco sabem lidar com formas básicas (como círculo e quadrado) e suas representações visuais; não entendem relações lineares de proporção; não conseguem determinar o lado de um polígono e não são capazes de interpretar informações em gráficos. Nessa faixa, com a média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia. Em ciências, no 4º ano: 39% não dominam conhecimentos básicos, como saber informações simples sobre plantas, animais e meio ambiente. Já no 8º ano: 42% não conseguiram responder a perguntas sobre células, tecidos e órgãos, e também não souberam distinguir uma reação química de uma física (Tenente, 2024).


Em um contexto educacional em que avaliações nacionais e internacionais apontam desafios significativos na educação brasileira, especialmente em áreas fundamentais como matemática e ciências, qual proposta pedagógica seria mais adequada para utilizar estes dados avaliativos de forma construtiva no processo de ensino-aprendizagem? Assinale a alternativa correta:  

  • A Focar os investimentos exclusivamente em escolas de maior desempenho, garantindo que essas instituições tornem-se modelos de excelência para outras no país.
  • B Aumentar o número de simulados e testes padronizados em sala de aula, reproduzindo o formato das avaliações internacionais para que os alunos se familiarizem com este tipo de prova.
  • C Focar exclusivamente no conteúdo das disciplinas em que os alunos apresentaram pior desempenho, priorizando exercícios repetitivos até que dominem os tópicos avaliados.
  • D Diminuir o rigor das avaliações nacionais e internacionais, adequando os critérios de correção às médias brasileiras para evitar a exposição de desigualdades educacionais nos rankings globais.
  • E Analisar os resultados das avaliações para identificar lacunas específicas de aprendizagem, desenvolver estratégias pedagógicas direcionadas e implementar ações que considerem tanto os aspectos cognitivos quanto os socioemocionais dos estudantes, promovendo uma intervenção pedagógica contextualizada.

A avaliação deve estar integrada ao planejamento pedagógico, garantindo coerência entre objetivos, estratégias e instrumentos. Qual princípio deve nortear a prática avaliativa em sala de aula?

  • A Garantir que os instrumentos de avaliação estejam alinhados aos objetivos de aprendizagem estabelecidos.
  • B Basear a avaliação exclusivamente nos resultados de provas escritas.
  • C Utilizar a avaliação apenas para atribuir conceitos e notas ao final de cada bimestre.
  • D Priorizar a quantidade de instrumentos avaliativos aplicados durante o período letivo.