Questões de Políticas Educacionais (Pedagogia)

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Conforme Arroyo (In: MOLL, 2012), o que os Programas Mais Educação, Escola de Tempo Integral e Escola Integrada trazem de mais radical às políticas públicas, à pedagogia, à docência e ao sistema escolar é reconhecer que

  • A preparamos crianças que são pobres, carentes, desamparadas.
  • B lidamos com gente que é vida, corpo, espaço-tempo.
  • C ensinamos pessoas que são jovens, frágeis, imaturas.
  • D instruímos um corpo discente que é dinâmico, informatizado, globalizado.
  • E moldamos alunos que são indisciplinados, distraídos, rebeldes.

Os Programas Mais Educação, Escola de Tempo Integral e Escola Integrada vêm ocupando centralidade no MEC e em muitas escolas e redes municipais e estaduais.
Conforme Arroyo (In: Moll, 2012), quando estão a serviço de políticas afirmativas do direito da infância-adolescência, esses programas

  • A se propõem a reorganizar com radicalidade os tempos-espaços do viver da infância-adolescência, tornando-os mais próximos de um digno e justo viver.
  • B têm como objetivo central prolongar o tempo de permanência das crianças e dos adolescentes em sala de aula, garantindo melhores resultados nas avaliações.
  • C almejam como prioridade a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, garantindo que saiam da escola prontos para iniciarem sua carreira profissional.
  • D devem ser organizados para que o turno extra funcione como complemento das disciplinas já existentes, ampliando o contato dos estudantes com os conteúdos curriculares.
  • E buscam principalmente oferecer ajuda e reforço escolares para os estudantes que apresentam comportamentos inadequados e dificuldades de aprendizagem.

O Conselho de Ciclo e o Conselho de Termo são colegiados constituídos pela Equipe Gestora, pelos professores que atuam no mesmo Ciclo do Ensino Fundamental regular ou no mesmo Termo da modalidade EJA e pelos alunos representantes de classe. Conforme a Portaria SME nº 140/2024, art. 24, o Conselho de Ciclo e o Conselho de Termo são coordenados e subsidiados pelo

  • A agente de organização escolar.
  • B orientador pedagógico.
  • C professor titular de classe.
  • D supervisor de ensino.
  • E diretor educacional da escola.

Conforme a Lei Municipal nº 12.501/2006, art. 3º, o Sistema Municipal de Ensino tem como fundamento o seguinte princípio, entre outros:

  • A padrão de qualidade determinado pelo rendimento em avaliações externas.
  • B valorização dos profissionais de educação mediante incorporação de bonificações.
  • C vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
  • D valorização do ensino escolar acima das demais práticas sociais.
  • E participação dos pais restrita ao acompanhamento das atividades escolares.

O Decreto nº 11.556/2023 institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Conforme esse Decreto, art. 30, para fins de monitoramento do Compromisso, serão utilizadas informações do seguinte instrumento de avaliação, entre outros:
I. avaliação _______________, realizada pelas escolas e liderada _______________ , com apoio do Ministério da Educação;
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A mensal de língua portuguesa e matemática … pelos docentes destas disciplinas
  • B periódica de leitura … pelas redes municipais e estaduais de ensino
  • C bimestral de escrita … pelas redes municipais e estaduais de ensino
  • D semestral de leitura e escrita … pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep
  • E periódica de língua portuguesa e matemática … pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep