Questões de Marketing Econômico (Marketing)

Limpar Busca

Qual das seguintes opções melhor descreve o papel do marketing nas economias nacionais?

  • A Restringir a competição e aumentar os preços dos produtos.
  • B Criar demanda artificial e aumentar o consumo de recursos naturais.
  • C Reduzir a qualidade dos produtos e serviços para aumentar os lucros das empresas.
  • D Promover exclusivamente a publicidade e as vendas de produtos de luxo.
  • E Facilitar trocas entre produtores e consumidores, criando valor para ambos.

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa publica anualmente um documento chamado “Critério Brasil”, com dados atualizados sobre a distribuição de classes, o qual serve como diretriz de ordem geral por entidades prestadoras de serviços. Esse documento apresenta uma distribuição de classes no Brasil por letras, bem como suas subdivisões, tendo uma abordagem básica

  • A econômico-política, pois identifica a posição e os direitos do indivíduo dentro de relações sociais de produção.
  • B socioeconômica, pois mede o padrão de vida e o potencial de consumo dos indivíduos e das famílias.
  • C sócio-política, pois mapeia a preferência eleitoral e a posição econômica dos maiores de 16 e menores de 65 anos.
  • D político-governamental, pois verifica o salário mensal e o recebimento de auxílios governamentais pelos indivíduo.
  • E político-profissional, pois aponta a opinião política e a pretensão de carreira dos adultos economicamente ativos

Em um mercado em que a competitividade se torna cada vez mais acirrada, estudar o comportamento do consumidor é fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Existem algumas teorias que o explicam, como as teorias

  • A econômicas, que consideram os esforços financeiros e psíquicos na avaliação do risco de uma compra.
  • B da motivação, que consideram a consciência que o ser humano tem dos seus desejos na hora da compra.
  • C comportamentais, que consideram a insuficiência de um estímulo para a criação de um hábito de compra.
  • D existencialistas, que consideram a observação sobre os consumidores após a construção de teorias adequadas.

Aprender sobre ambiente econômico ajuda os profissionais de marketing a determinar se

  • A a saída de um dos países membros do Mercosul vai alterar a política externa brasileira.
  • B a submissão ao sistema legal pode limitar as ações da empresa no mercado.
  • C o governo brasileiro exercerá menos controle em suas contas públicas.
  • D os clientes estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro com produto e serviços.

É importante observar que tipo de produto ou serviço a empresa comercializa para identificar em que tipo de mercado ela se encontra. Os conceitos econômicos de mercado ajudam nessa análise. Assim, uma empresa pode se encontrar entre uma das seguintes situações concorrenciais:

  • A monopólio, concorrência imperfeita, concorrência de preço e concorrência monopolista.
  • B monopólio, oligopólio, concorrência imperfeita e concorrência de preços.
  • C monopólio, oligopólio, concorrência pura e concorrência imperfeita.
  • D monopólio, oligopólio, concorrência pura e concorrência monopolista.