Questões de Negociação Comercial (Marketing)

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A empresa química X produz componentes utilizados por outras empresas para produção de bens tão diferenciados quanto cosméticos, remédios ou pesticidas. Assim, diversas empresas compram os produtos da X para fabricar outros produtos que são vendidos com lucro a terceiros.

Nesse caso, trata-se do mercado de clientes denominado mercado

  • A geral
  • B restrito
  • C garantido
  • D consumidor
  • E organizacional

A diretora de uma empresa que produz componentes químicos estava preocupada em melhorar o mix promocional. Depois de uma análise cuidadosa, percebeu que era necessário fazer propaganda para expandir a demanda pela categoria de produtos que a empresa negocia.

Isso significa que a diretora está propondo ações de propaganda para a demanda

  • A direta
  • B seletiva
  • C institucional
  • D virtual
  • E primária

As negociações que visavam a solucionar a grande segregação legalizada de negros e brancos na África, conhecida como Apartheid, seguiu um formato em que as discussões das leis iniciais foram realizadas somente por homens brancos bem-intencionados, e não gerou o resultado esperado por aquela população, apesar do mérito que elas mereciam. Com base nesse contexto, é correto afirmar que, em negociações que provocarão decisões passíveis de impactar pessoas externas, para que os resultados sejam efetivos, torna-se importante que

  • A os negociadores decidam sozinhos e depois divulguem os resultados.
  • B deixem a responsabilidade das decisões para os negociadores, independendo da participação de intrusos, mesmo que eles sejam impactados no futuro.
  • C os negociadores dividam com elas o resultado, assegurando-se de que participem do processo de alguma forma.
  • D as pessoas externas concordem com a revisão de uma regra se elas se sentirem excluídas da elaboração do texto e dos ajustes.
  • E as decisões sejam feitas apenas pelas pessoas competentes, que entendem do contexto e que são exclusivamente responsáveis pela produção das regras.

Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do marketing global padronizado.

  • A Apresenta customização da comunicação e das práticas de marketing.
  • B Ignora a diferenças entre as instituições de marketing e os procedimentos administrativos.
  • C Apresenta consistência em imagem de marca.
  • D Não considera as diferenças em ambiente jurídico.
  • E Responde melhor aos consumidores e aos elementos do mix de marketing.

O diretor de uma organização está considerando transferir a sede para o centro da cidade. A intenção é estar situado em um local de acesso mais fácil para seus clientes e funcionários. A organização paga aluguel de R$50,00 por metro quadrado no local atual e o presidente está disposto a pagar até R$65,00 reais por metro quadrado no centro da cidade. Ao fim de uma rodada de negociações com o proprietário do imóvel do centro, este declara que não aceitará menos de R$70,00 por metro quadrado, o que faz o presidente desistir do aluguel e manter a organização no imóvel atual.


Com base na situação descrita, é correto concluir que:

  • A a zona de acordo possível era de R$5,00 por metro quadrado;
  • B o preço de reserva do presidente era R$50,00 por metro quadrado;
  • C o preço de reserva do proprietário do imóvel era de R$70,00 por metro quadrado;
  • D o preço de reserva e a MAANA do presidente eram o aluguel atual, de R$50,00 por metro quadrado;
  • E a melhor alternativa à negociação do acordo (MAANA) do presidente era alugar o novo local por R$65,00 o metro quadrado.