Questões de Comunicação Organizacional (Relações Públicas)

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Para alguns autores, responsabilidade social pode ser definida como aquela de quem é chamado a responder por seus atos diante da sociedade, da opinião pública, quando esses atos assumem consequências sociais.
As organizações vêm, ao longo do tempo, recebendo críticas e questionamentos que colocam o assunto em evidência, indicando que

  • A o público aumentou a exigência por uma postura mais engajada das empresas.
  • B o negócio institucional alcançou um patamar de baixa complexidade.
  • C a empresa bem sucedida gerencia seu negócio de maneira massificada
  • D a equação empresarial atual envolve afastamento parcial do meio social
  • E as diferenças sociais entre países permitiram um pensamento corporativo mundial.

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo: I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos. II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos. III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano. IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários. A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A I e III estão corretas.
  • B I e IV estão corretas.
  • C II e III estão corretas.
  • D III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica do método qualitativo de pesquisa.

  • A Medir o grau em que algo esteja presente em determinada situação.
  • B Buscar entendimento profundo sobre o tema.
  • C Ser descritivo.
  • D Obter entendimento subjetivo do objeto estudado.
  • E Captar do que o entrevistado gosta, o que faz ou pensa.