Questões de Análise de Swot (Marketing)

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Chaffey e Smith (2013) afirmam que o plano de marketing digital deve se basear nas disciplinas do marketing tradicional e em técnicas de planejamento adaptadas à comunicação digital a partir de seis etapas: Situation analysis, Objectives, Strategy, Tactics, Actions e Control, que formam o acrônimo SOSTAC. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A O fluxo de trabalho no plano de marketing digital segundo o modelo SOSTAC pode ser traduzido como: situação atual; objetos de análise; estratégia; estática; ações; controle
  • B A primeira etapa consiste na análise do tipo SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, isto é, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e é realizada nos níveis interno e externo da organização
  • C A terceira etapa, estratégia, corresponde ao composto de marketing, envolvendo definições a respeito dos produtos e/ou serviços, como canais de distribuição, comunicações e promoções, pessoas (atendimento), entre outros processos
  • D A etapa das ações deve ser capaz de integrar as ações digitais (on-line) e tradicionais (off-line). Essa etapa deve definir qual é o público-alvo, o posicionamento da empresa e a sua proposta de valor

Para iniciar um planejamento de campanha é preciso buscar informações que ajudem a construir um diagnóstico da situação e traçar um prognóstico, indicando os rumos que a campanha deve seguir, como objetivos, metas, estratégias e táticas. Análises do microambiente, do macroambiente, tendências de mercado, perfil de consumo, concorrentes entre outros são importantes para a tomada de decisão no planejamento de uma campanha. Assim, podemos utilizar diferentes metodologias de análise:

I - Análise SWOT: foi desenvolvida com o objetivo de analisar o portfólio de produtos de uma empresa levando em consideração a taxa de crescimento no mercado e a participação do produto no mercado.

II - Matriz BCG: foi desenvolvida para avaliar a adequação do produto dentro e fora da empresa e as condições de trabalho.

III - Matriz de Porter: foi desenvolvida a partir de uma visão da análise SWOT e considera 5 forças que impactam o relacionamento entre empresa e consumidores e a possibilidade de obter lucros.

Está correto o que se afirma em:

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e III

Um planejamento de marketing envolve algumas etapas e implica pensar estratégias dessa área, que podem ajudar uma empresa a atingir seus objetivos.
Uma das análises feitas é a de SWOT, em que se avaliam:

  • A oportunidades, ameaças, concorrentes e públicos
  • B oportunidades, ameaças, sugestões e previsões
  • C pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
  • D pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e concorrentes
  • E pontos fortes, pontos fracos, parceiros e investidores

Qual das seguintes opções NÃO é um passo no processo de planejamento estratégico de marketing?

  • A Definição da missão e objetivos da empresa.
  • B Análise SWOT.
  • C Segmentação e seleção de mercados-alvo.
  • D Definição das metas de vendas.
  • E Desenvolvimento de um posicionamento de mercado.

A análise Swot é uma ferramenta útil para verificar a atual situação de uma organização, marca ou produto, possibilitando um diagnóstico do mesmo. A análise é realizada verificando-se algumas variáveis.
São variáveis da análise Swot:

  • A forças, fraquezas, barreiras de entrada e competitividade.
  • B forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • C oportunidades, ameaças, produtos e competitividade.
  • D ameaças, oportunidades, estratégia de comunicação e planejamento de mídia.
  • E 4p’s, estratégia de comunicação, ameaças e forças.