Questões de Software (Marketing)

Limpar Busca
É possível que o usuário não conheça todos os detalhes técnicos, mas certamente vivenciou a evolução da internet comercial, a partir da invenção da World Wide Web em 1989. Sobre os estágios da evolução da internet, é correto afirmar que
  • A a Web. 3.0 inaugurou um modelo de internet em que usuários e consumidores passaram a ter o poder de criar e divulgar conteúdos, tornando, assim, a web mais participativa, o que viabilizou formatos de projetos educacionais e profissionais colaborativos on-line.
  • B o conceito de search (pesquisas), na Web 3.0, é expandido, aproximando-se da cognição, partindo do atual modelo de key-words (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.
  • C inicia-se, com a Web 3.0, a migração de um modelo passivo para um ativo, alterando-se, assim, o eixo dominante da produção de conteúdo e informação.
  • D é com a Web 3.0 que surgem as redes sociais e as trocas de mensagens instantâneas. Isso permite ainda a criação de ambientes e mundos virtuais, principalmente porque os smartphones chegaram para o grande público.

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:
  • A Personificar a própria marca e interagir constantemente com os receptores.
  • B Encorajar a discussão e a participação junto ao público para adicionar valor às próprias postagens.
  • C Mapear quem são os concentradores de tráfego de conteúdo e de informações, monitorando o que eles dizem.
  • D Compartilhar informações irrelevantes, usando ferramentas que promovam o conteúdo, tornando-o acessível ao público.

Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) citam três técnicas populares e de eficácia comprovada: I. aprimorar as experiências digitais com aplicativos; II. fornecer soluções com CRM social; III. estimular o comportamento desejado com gamificação.
Para os autores, os três métodos visam:

  • A atrair as subculturas digitais.
  • B mapear todos os possíveis pontos de contato dos consumidores com a marca.
  • C aumentar o engajamento de consumidores com a marca.
  • D captar a natureza paradoxal dos clientes conectados.
  • E aumentar as vendas off-line.

Em um mundo de consumidores conectados, aumenta a demanda pelo acesso quase imediato a produtos e serviços. Como resultado disso, presencia-se o crescimento de novos modelos de negócios que conectam clientes a produtos e serviços de terceiros, como o Airbnb e Uber. A esse novo conceito de distribuição dá-se o nome de:

  • A boca a boca.
  • B multiplataforma.
  • C ponto a ponto.
  • D compartilhada.
  • E segmentada.