Questões de Assessoria Pública versus Assessoria Privada (Comunicação Social)

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Há muitos motivos que levam uma organização pública ou privada, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles pode-se apontar:


I- O fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.

II- A defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.

III- A atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.

IV- A reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.

V- A administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.


Está correto o que se afirma apenas em:

  • A I, II, IV.
  • B I, III, V
  • C II, III, IV
  • D I, IV, V
Um veículo de comunicação publicou uma notícia considerada falsa pela diretoria de um órgão público e que pode trazer consequências graves para a instituição. Analisando a situação, a assessoria de imprensa do órgão público resolveu comprar um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos. Essa medida é considerada:
  • A Correta, porque a função da assessoria de imprensa é defender os interesses do órgão.
  • B Incorreta, porque legalmente a compra de mídia para um órgão público deve ser feita por agência de propaganda.
  • C Incorreta, porque não se responde a matérias falsas mediante a compra de espaço em uma publicação.
  • D Incorreta, porque a melhor forma de resolver problemas desse tipo é por meio do contato direto com os jornalistas.

A respeito da gestão da comunicação de crise em instituições públicas, assinale a opção correta.

  • A Um contexto de crise exige uma estratégia de comunicação unificada, capaz de atingir uma audiência massiva e socialmente indistinta.
  • B É fundamental, desde o início do processo de crise, construir uma relação de credibilidade entre os porta-vozes da instituição e os públicos de interesse.
  • C A instituição deve evitar admitir publicamente seu erro, sob o risco de manchar sua credibilidade e dar margem a processos judiciais.
  • D Em contexto de comunicação de crise, a assessoria de comunicação deve evitar o contato com os meios de comunicação, pois a cobertura jornalística tende a reforçar uma postura de desconfiança em relação às instituições públicas.
  • E De forma a evitar o pânico da população, os riscos potenciais do evento devem ser minorados e informados a conta-gotas, à medida que a situação evolui.

Da mentalidade de “O público que se dane” (1882) ao surgimento de um campo teórico e prático denominado Comunicação Pública (2002), a atuação das assessorias de imprensa muito se diversificou em relação à busca de resultados. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

  • A Ações mercadológicas entram no composto da comunicação pública quando parte do lucro tem destinação benemérita.
  • B Desde os seus primórdios, as atividades dos assessores de imprensa e de relações públicas têm sido exercidas simultaneamente, por tradição e sem óbices corporativos.
  • C O que caracteriza as assessorias de imprensa em comunicação pública não está na origem estatal ou privada do financiamento, mas no apoio à cidadania.
  • D A publicidade legal, ou seja, de leis, decretos e atos administrativos não faz parte do campo da comunicação pública por não se inserir na esfera pública política.
  • E Assessorias de imprensa com fins lucrativos pertencem naturalmente ao terceiro setor, daí não fazerem parte da comunicação pública.