Questões de Comunicação Empresarial na Comunicação Social (Comunicação Social)

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De acordo com Kunsch (2010), a Comunicação Organizacional, na sua dimensão humana, deve ser entendida como:

  • A um processo que valoriza as relações interpessoais e a construção de laços entre os indivíduos, reconhecendo a importância da comunicação para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
  • B uma ferramenta para a transmissão eficiente de informações, visando o bom funcionamento da organização e a otimização dos processos.
  • C um instrumento para a disseminação da cultura organizacional e dos valores da empresa.
  • D uma estratégia para o alcance dos objetivos organizacionais, por meio da persuasão e do convencimento dos stakeholders.
  • E um conjunto de tecnologias e plataformas que facilitam a comunicação interna e externa.

Nas organizações, a comunicação dirigida visa transmitir informações específicas para pessoas determinadas e, para isso, pode lançar mão de veículos escritos, orais, aproximativos ou auxiliares.
Na classificação de CESCA (2009), são considerados veículos aproximativos

  • A ações de responsabilidade social, concursos e programas de visita.
  • B boletim, jornais e revistas de empresa.
  • C caixa de sugestões; barra de holerite e manual de integração.
  • D conversa, discurso e radiocomunicador.
  • E sinalização, cartaz e filme sonorizado.

O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque

  • A eram contrários às orientações das empresas e publicados clandestinamente.
  • B apesar de contarem com a anuência das empresas, eram uma iniciativa unilateral dos funcionários.
  • C faziam parte do planejamento estratégico das empresas sem ouvir as demandas dos funcionários.
  • D tinham caráter publicitário e o que era angariado com sua venda revertia-se em ações de relações públicas.
  • E tinham como objetivo a consolidação da imagem empresarial ao pautar as matérias pelos interesses do público externo.

A capacidade de se comunicar bem é um fator decisivo para o sucesso em qualquer área. A comunicação oral pode ser usada como ferramenta para transmitir conhecimento e ideias, bem como para persuadir e convencer o receptor. Assim, na comunicação oral, são pontos importantes, com exceção de:

  • A Não utilizar palavrões/gírias
  • B Evitar o excesso de gesticulação
  • C Falar com objetivo, ser mais lógico na exposição do assunto
  • D Falar baixo e com vocabulário rebuscado

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.