Questões de Assessoria de Comunicação na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Um órgão público, diante de uma situação de crise, muitas vezes necessita emitir rápidas declarações sobre determinado tema. No universo das Assessorias de Imprensa, como chamamos isto:

  • A Deixa pública.
  • B Ancoragem.
  • C Mailing de comunicadores.
  • D Talking Point.
  • E Lapada pública.

Sobre as origens e o desenvolvimento da assessoria de imprensa ao longo do tempo, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a:

  • A Embora frequentemente utilizadas como expressões sinônimas, a assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação remetem a práticas distintas, de modo que a segunda é mais abrangente do que a primeira.
  • B No Brasil um dos primeiros escritórios de relacionamento com a imprensa de que se tem registro surgiu ainda no início do século XX, e pertencia à São Paulo Tramway, Light and Power Company, uma empresa multinacional de origem canadense.
  • C Como prática formal, a assessoria de imprensa começou a se consolidar no início do século XX, sendo influenciada por figuras como o jornalista norte-americano Ivy Lee, responsável por criar, em 1906, o primeiro escritório dedicado a esta atividade no mundo.
  • D A era digital trouxe consigo novas demandas para a assessoria de imprensa, levando à integração de ferramentas como mídias digitais e, consequentemente, o seu monitoramento nas estratégias de comunicação.
  • E O uso de press-releases tornou-se um elemento fundamental da assessoria de imprensa, ao permitir a criação de um histérico completo das publicações já realizadas sobre o assessorado.

A organização de entrevistas, sejam estas individuais ou coletivas, é uma das estratégias de que se utiliza a assessoria de imprensa para promover um bom relacionamento entre o assessorado e a mídia em geral. Sobre a realização de entrevistas coletivas, julgue os itens seguintes: 

I. Devem ser tratadas como um evento excepcional, uma vez que mobilizam, ao mesmo tempo, vários jornalistas em torno do assessorado e exigem estratégias específicas em todas as etapas de realização.  
II. Como exemplos de situações que justificam a convocação desse tipo de entrevista, é possível citar o anúncio de novas medidas de governo, a prestação de esclarecimentos públicos e a confirmação de atividades culturais e artísticas já aguardadas pelo público. 
III. Como regra geral, a realização de uma entrevista coletiva é indicada quando o assunto em questão desperta o interesse público e/ou tem algum impacto sobre a vida da população. 
IV. Mesmo que anunciada com bastante antecedência, é sempre recomendável reforçar a convocação às vésperas da data de realização da entrevista. Consoante o número de confirmações obtidas, a equipe de assessoria deverá analisar a viabilidade da Sua execução. 

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, Il e lll, apenas.
  • B Il, lll e IV, apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D I e III, apenas.
  • E ll e lV, apenas.

Tanto em instituições públicas quanto em privadas, o assessor de imprensa exerce muitas funções. Nos órgãos públicos, a assessoria de imprensa é o canal pelo qual a imprensa obtém informações sobre o governo, sobretudo suas realizações. No âmbito corporativo, na iniciativa privada, as assessorias de imprensa são responsáveis pelo relacionamento com seus respectivos públicos-alvo a partir da mídia. Sua função é intermediar as relações entre a imprensa e a instituição, o que também pode afetar a relação com outros públicos, como governos, clientes, empresas, investidores etc. NÃO se trata de atribuição de um assessor de imprensa:

  • A Monitorar as publicações nos meios de comunicação.
  • B Organizar eventos internos para treinamento de equipes.
  • C Sugerir pautas para jornalistas, com o objetivo de gerar cobertura em veículos de comunicação.
  • D Agendar entrevistas com porta-vozes da empresa e preparar respostas para possíveis perguntas da mídia.
  • E Sugerir eventos ou campanhas que podem gerar interesse da mídia e ajudar a posicionar a marca de maneira positiva.

Julgue o próximo item, que dizem respeito a reputação corporativa e gestão de crises. 


Como as crises em uma organização são inevitáveis, constituindo riscos permanentes, é desnecessário o planejamento para a administração de crises e riscos. 

  • Certo
  • Errado