Questões de Assessoria de Comunicação na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Na comunicação interna das organizações, os fluxos de comunicação são frequentemente categorizados em quatro tipos principais.
Qual é a característica do fluxo horizontal?

  • A Envolve a troca de informações entre membros do mesmo nível hierárquico, promovendo a coesão e a colaboração entre colegas.
  • B Apresenta a comunicação entre diferentes níveis hierárquicos, facilitando a transmissão eficiente de informações.
  • C Ocorre quando as informações fluem verticalmente, indo de níveis mais baixos para níveis mais altos na hierarquia organizacional.
  • D É exclusivamente voltado para a disseminação de políticas e diretrizes da alta administração para os níveis inferiores da organização.
  • E É um fluxo que ocorre lateralmente, entre unidades ou departamentos distintos, facilitando a coordenação e a resolução de problemas interdepartamentais.

Considere a seguinte reflexão acerca da comunicação nas organizações.

A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing e cada um agindo de forma desarticulada.

ANGELONI, M.T. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas. 2010, p. 62-64.

Na perspectiva da comunicação integrada, qual é o principal benefício de uma abordagem que busca unificar todas as mensagens e canais de comunicação de uma organização?

  • A Redução dos custos de comunicação, uma vez que as mensagens são padronizadas e podem ser replicadas em todos os canais.
  • B Maior controle sobre a narrativa da marca, permitindo que a organização direcione a percepção do público de maneira consistente.
  • C Ênfase na diferenciação de mensagens, adaptando-as para cada canal, de forma a atingir públicos específicos de maneira personalizada.
  • D Concentração do alcance da marca, a partir do foco apenas em alguns canais, para evitar dispersão de esforços.
  • E Desenvolvimento de uma complexidade operacional, já que as diferentes áreas deverão trabalhar de forma dependente uma da outra.

Em uma empresa que está passando por mudanças organizacionais significativas, a comunicação interna desempenha um papel estratégico.
Considerando-se esse contexto, qual prática é mais eficaz para a garantia de uma comunicação interna bem-sucedida durante esse período?

  • A Restringir o acesso à informação para evitar preocupações desnecessárias entre os funcionários e clientes.
  • B Poupar os colaboradores de informações, até que todas as mudanças estejam finalizadas, para não gerar informações e ruídos truncados.
  • C Estabelecer um diálogo aberto, compartilhando regularmente atualizações e fornecendo um espaço para perguntas e esclarecimentos.
  • D Centralizar todas as decisões e comunicados na alta administração, de modo que todos tenham acesso ao mesmo nível de informação.
  • E Comunicar apenas as mudanças positivas, omitindo desafios potenciais para, assim, manter o moral da equipe.

A partir do ponto de vista da comunicação interna e organizacional, assinale a opção correta.

  • A A importância da comunicação interna reside sobretudo em reduzir o diálogo ao mínimo necessário, a fim de não prejudicar as operações, e restringir-se à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional.
  • B A eficácia da comunicação nas organizações em nada se relaciona com a valorização das pessoas como indivíduos e cidadãos, cabendo à comunicação e à área de gestão de pessoas responsabilidades distintas.
  • C Para que possa cumprir seu papel nas organizações, a comunicação tem de ser valorizada e compreendida por todos os integrantes, desde a cúpula diretiva até os empregados que exercem funções mais simples.
  • D A comunicação interna é algo isolado do planejamento de comunicação integrada e do conjunto das demais atividades da organização, porque constitui uma disciplina do âmbito da liderança.
  • E A qualidade da comunicação interna leva em consideração a disposição da empresa em abrir as informações, usando a verdade quando lhe couber; além disso, a empresa deve ser rápida nas respostas e incentivar a comunicação de ir e vir em uma assimetria entre chefias e subordinados.

O diretor de uma empresa renomada no mercado de petróleo está sendo acusado de racismo por uma funcionária da sua área. A primeira ação da presidência foi afastá-lo do cargo e instaurar uma sindicância interna. O caso chegou à imprensa, e a assessoria de comunicação providenciou uma nota oficial manifestando que a empresa repudia qualquer ato de racismo e que está investigando o caso.

Além disso, será necessário pôr em prática ações de comunicação interna para

  • A avaliar os prejuízos financeiros causados pelo caso.
  • B ratificar os valores da empresa entre os funcionários.
  • C rever as metas organizacionais diante da sociedade.
  • D preparar um organograma institucional para a empresa.
  • E fortalecer o posicionamento da marca junto aos clientes.