Questões de Comunicação Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Em junho de 2023, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial apresentava os resultados da quarta edição da pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional.
Leia o trecho que ser refere aos canais de comunicação utilizados.

A pesquisa aponta que para a maioria dos participantes (73%), a estrutura atual dos canais de comunicação, do ponto de vista da organização, atende de forma parcial as necessidades da comunicação e que os canais mais utilizados para se comunicarem com seu público externo, pelas áreas de Comunicação das empresas participantes, são: as redes sociais (87%), os jornais online (53%), o portal corporativo (47%), as feiras e eventos (40%), as revistas online (38%) e os jornais impressos (36%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: os aplicativos para dispositivos móveis – app (10%), os blogs/fóruns online (12%), o rádio (14%), os influenciadores (16%).
Já para o público interno, os canais mais utilizados são: o portal corporativo (68%), o canal digital de conteúdo próprio (55%), as redes sociais (51%), os aplicativos para dispositivos móveis – app (37%) e as feiras e eventos (24%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: o whatsapp (4%), as revistas de notícias impressas (6%), os blogs/fóruns online (7%), as revistas online (10%) e os influenciadores (10%).


Com base nos resultados apresentados é possível perceber que

  • A o portal corporativo é mais utilizado pelo público externo e pelos influenciadores do que pelo público interno.
  • B as feiras e eventos tem uso mais significativo para o público interno, sendo uma estratégia pouco indicada para o externo.
  • C o público interno recebe comunicações prioritariamente pelos apps de mensageria.
  • D entre os canais mais utilizados para a comunicação estão as redes sociais, sobretudo para com o público externo.
  • E veículos impressos e blogs e fóruns de discussão online tem participação significativa nos canais de comunicação.

O gráfico a seguir integra o relatório Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, disponibilizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base nele, identifica-se que ainda há uma dificuldade significativa em

  • A limitar o acesso dos públicos operacionais às informações relevantes para a empresa;
  • B guiar a comunicação interna das empresas através de um storytelling bem montado;
  • C evitar que as lideranças participem diretamente dos processos de comunicação interna;
  • D lidar com a escassez de informações que devem ser comunicadas na empresa;
  • E comunicar internamente com clareza a estratégia e a cultura da empresa.

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.

Sobre a noção de clima organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. No ambiente de trabalho os aspectos capazes de produzir satisfação – ou insatisfação – e de provocar motivação – ou desmotivação impactam igualmente os funcionários e o clima organizacional.

II. Salários compatíveis com o mercado, horário de trabalho flexível e um bom pacote de benefícios são suficientes para garantir um clima organizacional positivo.

III. Para medir o clima organizacional e traduzi-lo em um indicador, é necessário empreender uma pesquisa junto ao público interno para aferir o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.