Questões de Comunicação Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Nas técnicas de comunicação oral e escrita no ambiente de trabalho, a opção mais sensata será sempre pela manutenção da formalidade em vez da informalidade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA quanto à comunicação de mensagens.

  • A Utilização de saudação inicial.
  • B Utilização de emoticons.
  • C Utilização de abreviaturas.
  • D Utilização de gírias e jargões.

Antes que a comunicação se realize, ela necessita de um propósito, de uma mensagem a ser transmitida entre um emissor e um receptor. Sobre o processo de comunicação, analise as sentenças:

I - Processo de comunicação são os passos entre uma fonte e um receptor que resultam na transferência e compreensão de um significado.
II - O emissor inicia a mensagem pela codificação de um pensamento.
III - A mensagem é o produto físico codificado pelo emissor. Quando falamos, a fala é a mensagem. Quando escrevemos, o texto escrito é a mensagem. Quando gesticulamos, os movimentos de nossos braços e as expressões em nosso rosto é a mensagem.
IV - O canal é o meio pelo qual a mensagem viaja. Ele é selecionado pelo emissor, que determina se vai utilizar um canal formal ou informal.
V - Os canais formais são estabelecidos pelas organizações e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros.
VI - Outras formas de mensagem, como as pessoais ou sociais, seguem os canais informais, que são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais. VII - O receptor é o sujeito (ou sujeitos) a quem a mensagem se dirige, o qual deve primeiro traduzir seus símbolos de um modo compreensível. Isso é a decodificação da mensagem.
VIII - O ruído é composto das barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem, como problemas de percepção, excesso de informações, dificuldades semânticas ou diferenças culturais.
IX - O feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente e determina se a compreensão foi ou não conseguida.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Todas as sentenças estão corretas.
  • B Todas as sentenças estão incorretas.
  • C Somente as sentenças III, IV, VI, VII, VIII e IX estão corretas.
  • D Somente as sentenças II, III, IV, V, VII e VIII estão corretas.
  • E Somente as sentenças II, IV, VIII e IX estão incorretas.

Um grande desafio dos gestores nas empresas é a comunicação organizacional, uma vez que todo sistema empresarial depende da comunicação.
Sobre essa temática, assinale a alternativa incorreta.

  • A A probabilidade de compreensão da mensagem aumenta à medida que mais canais de comunicação são usados.
  • B Trabalhar a empatia, a atenção quanto ao receptor, ao público ao qual se destina a mensagem e à sua interpretação, é de fundamental importância nesse contexto.
  • C A comunicação horizontal é a que ocorre entre profissionais de mesmo nível na hierarquia da empresa, podendo ser entre pessoas de uma mesma unidade ou de unidades diferentes.
  • D A comunicação operacional, de cunho técnico, é aquela que envolve todos os colaboradores da instituição; a partir dela, a informação alcança indistintamente todos os níveis da estrutura funcional.

O processo de comunicação é contingencial, de modo que as comunicações organizacionais não são perfeitas, pois elas são transformadas ao longo do processo. Um dos problemas principais de transformação da comunicação é a distorção, ou seja, a alteração no sentido da mensagem em suas passagens pelos diversos agentes do sistema. Um dos motivos para essa alteração no sentido da mensagem pode ser causado pela chamada percepção

  • A agregativa.
  • B inclusiva.
  • C demonstrativa.
  • D seletiva.
  • E conotativa.

Tendo em vista que as mudanças no contexto social, cultural e tecnológico impactam diretamente a atividade de comunicação das organizações, julgue o item a seguir.  


Na era digital, as novas tecnologias crescem e vêm sendo introduzidas de forma linear e gradual, de maneira que as mudanças ocorrem a uma taxa constante.

  • Certo
  • Errado