Questões de Comunicação Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Gaudêncio Torquato, em sua obra Tratado de Comunicação Organizacional e Política, entende que os problemas das fontes de informação nas organizações estão relacionados a quatro níveis de comunicação. O nível que trata da comunicação dos gerentes, superintendentes, diretores e usam os meios clássicos de comunicação organizacional para transmitir mensagens aos seus públicos corresponde ao Nível

  • A Intra.
  • B Grupal.
  • C Coletivo.
  • D Social.
  • E Inter.
Um comunicador sério tem a preocupação de ser visto como uma fonte de informação em que se pode confiar. Assim sendo, considere os seguintes valores aos quais a credibilidade do comunicador está atrelada: I. Senso de responsabilidade com os consumidores, com os interesses da comunidade e com a sociedade. II. Sujeição à informação falsa e à fraude. III. Senso de concorrência selvática. IV. Proteção e promoção da reputação do setor da publicidade. Estão corretas apenas as afirmativas
  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.
Considerando-se os conceitos e as características ligadas a relações públicas, propaganda, jornalismo e marketing, correlacione as colunas a seguir. 1. Relações públicas. 2. Propaganda. 3. Jornalista. 4. Marketing. ( ) Busca inserir conteúdos informativos sem cobrança nas colunas de notícias na mídia. ( ) Trabalha com o espaço pago na mídia. ( ) É uma função de vendas e distribuição cujos principais públicos são clientes, varejistas e distribuidores. ( ) Possui formação para escrever para a mídia de notícias. A sequência está correta em
  • A 1, 4, 2, 3.
  • B 3, 2, 4, 1.
  • C 3, 4, 2, 1.
  • D 1, 2, 4, 3.
São considerados os seguintes objetivos que norteiam a publicidade, EXCETO:
  • A Tornar pública a existência de determinados produtos, marcas e serviços.
  • B Ser não apenas o discurso sobre o produto, mas o próprio objeto de consumo.
  • C Despertar o desejo pela coisa anunciada ao levar fatos mercadológicos ao conhecimento das pessoas.
  • D Destinar sua comunicação para um nicho seleto da sociedade, em vez de canalizar a mensagem para a massa.

No planejamento de uma campanha publicitária são estabelecidos dois planos. No primeiro se definem o objetivo da campanha, orientações gerais para as ações estabelecidas, embasamento das ideias propostas, o posicionamento da campanha e estratégias para que as informações relevantes cheguem ao público alvo. No segundo se fazem análise do cenário atual, projeções, se estabelece o (re)posicionamento da marca em termos de competitividade, são elaboradas estratégias de Branding e critérios para acompanhamento e controle de metas e orçamentos. Esses são, respectivamente, os planos

  • A estratégico e tático.
  • B de ação e de metas.
  • C de comunicação e de marketing.
  • D cognitivo e operacional.
  • E conceitual e procedimental.