Questões de Comunicação Pública na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Na redação oficial, os pronomes de tratamento são utilizados de maneira formal para expressar respeito e deferência, dependendo do cargo ou posição hierárquica da pessoa a quem se dirige a comunicação.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, identifique a alternativa INCORRETA quanto ao emprego dos pronomes de tratamento, considerando a ordem: autoridade, endereçamento, vocativo e tratamento no corpo do texto.

  • A Ministro de Estado - A Sua Excelência o Senhor - Senhor Ministro - Vossa Excelência.
  • B Secretário Executivo de Ministério e demais ocupantes de cargos de natureza especial - A Sua Excelência o Senhor - Senhor Secretário Executivo - Vossa Excelência.
  • C Presidente da República - A Sua Excelência o Senhor - Excelentíssimo Senhor Presidente da República - Vossa Excelência.
  • D Presidente do Supremo Tribunal Federal - A Sua Excelência o Senhor - Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal - Vossa Excelência.
  • E Vice-Presidente da República - A Sua Excelência o Senhor - Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República - Vossa Excelência.

Como regra, as mensagens comunicacionais de um órgão público municipal são para toda a cidade. Por vezes, no entanto, é preciso falar com grupos determinados de pessoas, em face de um tema específico que precisa ser divulgado. Como denominamos este conceito de grupo focal, dentre as opções dadas a seguir:

  • A Mídia paga focada.
  • B Press group.
  • C Mídia espontânea focada.
  • D Stakeholders.
  • E Press target.

Um órgão público, diante de uma situação de crise, muitas vezes necessita emitir rápidas declarações sobre determinado tema. No universo das Assessorias de Imprensa, como chamamos isto:

  • A Deixa pública.
  • B Ancoragem.
  • C Mailing de comunicadores.
  • D Talking Point.
  • E Lapada pública.

Embora bastante famoso e cultuado, o Gonzo Journalism é uma corrente literária pouco explorada no universo da Comunicação Pública. Seu criador é:

  • A O jornalista Philip Meyer.
  • B O editor Jann Wenner.
  • C O escritor Michael Kunczik.
  • D O pesquisador Maxwell McCombs.
  • E O jornalista Hunter Thompson.

O conceito de Comunicação Pública representa uma das mais recentes aquisições no campo da Comunicação Social no Brasil. O termo é polissêmico, podendo envolver tanto a comunicação feita por setores estatais, pela iniciativa privada e pelo terceiro setor. De um modo ou de outro, refere-se à comunicação para a promoção da cidadania.
Sobre a Comunicação Pública, marque “V" para as afirmativas verdadeiras e “F" para as falsas: 

I. A comunicação pública tem como um de seus pressupostos fortalecer a democracia, tornando-se um indicador de qualidade do sistema político e da participação. 
II. O debate publico e a transparência são partes fundamentais da comunicação pública.  
III. Sistemas de propaganda e marketing do poder executivo são paralelos ao sistema público de comunicação. 
IV. A opinião pública justifica o planejamento da comunicação pública.  
V. As tecnologias e as redes sociais podem contribuir para fortalecer o espaço público, no sentido de aproximar Estado e sociedade, transformando as pautas governamentais em assuntos mais sedutores e persuasivos.

  • A F,FV,V, F
  • B V.F.V,V,F.
  • C V.FV,V,F.
  • D V,V,V,F,F.
  • E V,V,F,F,F