Considere as seguintes reflexões de Jorge Duarte:
Por parte do mercado, as empresas, preocupadas com sua imagem pública, sentiram-se compelidas a tomar atitudes socialmente responsáveis e tanto as instituições privadas quanto as públicas ficaram atentas às reivindicações dos cidadãos. [...] A comunicação é hoje um ator político proeminente e é parte constituinte da formação do novo espaço público.
DUARTE, J. Conceitos de Comunicação Pública. In. DUARTE, J. (org.). Comunicação pública. Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 9-10.
Qual seria a definição mais adequada para o conceito de comunicação pública?
-
A A transmissão de mensagens promocionais por meio de canais de mídia tradicionais.
-
B O processo de compartilhar informações apenas entre instituições governamentais.
-
C A prática de difundir notícias e eventos apenas para o público interno de uma organização.
-
D A gestão estratégica da comunicação, envolvendo a interação entre instituições públicas e privadas, visando ao interesse coletivo.
-
E A divulgação seletiva de informações para influenciar a opinião pública a favor de determinadas organizações.