Questões de Assessoria de Imprensa na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Em situação de crise é recomendável que seja instalado, imediatamente, um Comitê de Crise com pessoas que estejam disponíveis em tempo integral para a solução dos problemas identificados.
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.

  • A A Assessoria de Imprensa se incumbirá de fazer clip-ping e convocar a imprensa. Os releases ficam suspensos enquanto a crise perdurar.
  • B É importante que o Porta-voz tenha autoridade para falar em nome da empresa. Em geral é um Diretor.
  • C Durante as ações necessárias para administrar a crise, os diretores com liderança participarão de sessões de media training para que não sejam surpreendidos em eventuais necessidades de pronunciamento.
  • D A Assessoria Jurídica deverá ser consultada para que os textos do porta-voz tenham linguagem compatível com a área.
  • E A Assessoria de Imprensa deverá impedir que a imprensa tome a iniciativa de abordar o Porta-voz, mas garantir a presença do maior número possível de veículos nos seus pronunciamentos.

A técnica pela qual a assessoria de comunicação faz o monitoramento, a análise e arquivamento de menções em veículos de comunicação da empresa/instituição pela qual é responsável é conhecida como

  • A newsletter.
  • B deadline.
  • C follow up.
  • D clipping.

Pode ser considerado um dos principais produtos de uma assessoria de imprensa, constituindo-se em uma ferramenta importante dentro da comunicação empresarial, principalmente na informação e na integração do público interno. É o

  • A House organ, produzido no Brasil pela primeira vez em 1926, pela General Motors.
  • B Podcast, produzido preferencialmente para uma plataforma como o Spotify.
  • C Release de opinião, produzido pela primeira vez no país pelo Banco do Brasil, em 1974.
  • D House organ, produzido no Brasil pela primeira vez em 1959, pela Volkswagen, em 1959.

Qual ação pode de ser uma boa alternativa quando o assessor de comunicação pretende que determinada mensagem alcance um público mais amplo, de forma rápida, com possibilidade de os jornalistas esclarecerem dúvidas?

  • A Newsletter eletrônica.
  • B Entrevista ping-pong.
  • C Entrevista coletiva.
  • D Boletim informativo.

A crise institucional é um dos momentos que mais exigem de um assessor de comunicação. Entre os elementos comuns às crises, têm-se os seguintes:

  • A fatores externos, como concorrência e a má vontade do público.
  • B elementos surpresa, a carência de informações internas e a forma como os impactos se propagam.
  • C condicionantes macroeconômicas, como inflação e medidas cambiais.
  • D campanhas orquestradas por determinados colunistas/ comentaristas contra a instituição.