Questões de Assessoria de Imprensa na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca
Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e indique a alternativa correspondente. Compete à Assessoria de Imprensa:
( ) Divulgar para a imprensa, em geral, as atividades da Câmara e dos Vereadores. ( ) Manter contados com os órgãos de comunicação. 7 (
) Coordenar a preparação e editoração de originais, programação visual, diagramação, revisão tipográfica e secretaria-gráfica dos textos a serem publicados. ( ) Dar cumprimento às diretrizes, planos e projetos concernentes à sua área de atuação.
  • A F – F – V – V.
  • B V – F – V – V.
  • C V – V – F – V.
  • D V – V – V – F.
  • E V – V – V – V
Sobre o media training, um treinamento elaborado pela assessoria de imprensa de uma empresa ou por uma organização contratada pela companhia interessada nesse serviço, é correto afirmar que:
  • A Instrumentaliza seus participantes para a exposição nos meios de comunicação.
  • B Visa a desenvolver competências para lidar com as investidas publicitárias dos concorrentes.
  • C Acontece com turmas superiores a cinquenta pessoas e com carga horária mínima de vinte horas.
  • D É dirigido especialmente a funcionários públicos que atuam no atendimento, professores, estudantes e analistas de recursos humanos.

Entrar em contato com as redações no momento do fechamento de uma edição, para checar o recebimento de um material enviado, é uma prática reprovável e a utilização errada de um instrumento conhecido por

• A mailing list.
  • B media training.
  • C follow up
  • D workshop.
  • E press release.

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:

• A Não há como evitar conflitos com a imprensa. A coletiva deve ser convocada normalmente e quando as perguntas incômodas forem feitas, o assessor pede ao entrevistado que não responda.
  • B A pauta deve ser clara: os veículos de comunicação presentes devem estar conscientes de que não terão acesso a declarações que não sejam ligadas ao assunto tratado no evento, o que pode diminuir os conflitos.
  • C Convoca-se a coletiva apenas com os veículos que são considerados parceiros e amistosos com a instituição, para evitar conflitos.
  • D Os conflitos com a imprensa são inevitáveis, por isso a coletiva pode ser mantida e, se surgirem perguntas indesejadas, a assessoria prepara uma nota com explicações oficiais que será enviada à imprensa no dia seguinte.
  • E Para evitar conflitos com a imprensa, a coletiva deve ser cancelada e só será convocada quando o assunto negativo não estiver mais no noticiário.

Utilizado com frequência, diagramado de acordo com as características do formato de determinado tipo de veículo, podendo ser em jornal ou revista, muita vezes margeado por fios que o diferenciam na diagramação, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial. Esse tipo de anúncio é denominado de.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

• A Follow up
  • B Soft sell