Questões de Assessoria de Imprensa na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Um órgão público, diante de uma situação de crise, muitas vezes necessita emitir rápidas declarações sobre determinado tema. No universo das Assessorias de Imprensa, como chamamos isto:

  • A Deixa pública.
  • B Ancoragem.
  • C Mailing de comunicadores.
  • D Talking Point.
  • E Lapada pública.

Tanto em instituições públicas quanto em privadas, o assessor de imprensa exerce muitas funções. Nos órgãos públicos, a assessoria de imprensa é o canal pelo qual a imprensa obtém informações sobre o governo, sobretudo suas realizações. No âmbito corporativo, na iniciativa privada, as assessorias de imprensa são responsáveis pelo relacionamento com seus respectivos públicos-alvo a partir da mídia. Sua função é intermediar as relações entre a imprensa e a instituição, o que também pode afetar a relação com outros públicos, como governos, clientes, empresas, investidores etc. NÃO se trata de atribuição de um assessor de imprensa:

  • A Monitorar as publicações nos meios de comunicação.
  • B Organizar eventos internos para treinamento de equipes.
  • C Sugerir pautas para jornalistas, com o objetivo de gerar cobertura em veículos de comunicação.
  • D Agendar entrevistas com porta-vozes da empresa e preparar respostas para possíveis perguntas da mídia.
  • E Sugerir eventos ou campanhas que podem gerar interesse da mídia e ajudar a posicionar a marca de maneira positiva.

Sobre as origens e o desenvolvimento da assessoria de imprensa ao longo do tempo, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a:

  • A Embora frequentemente utilizadas como expressões sinônimas, a assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação remetem a práticas distintas, de modo que a segunda é mais abrangente do que a primeira.
  • B No Brasil um dos primeiros escritórios de relacionamento com a imprensa de que se tem registro surgiu ainda no início do século XX, e pertencia à São Paulo Tramway, Light and Power Company, uma empresa multinacional de origem canadense.
  • C Como prática formal, a assessoria de imprensa começou a se consolidar no início do século XX, sendo influenciada por figuras como o jornalista norte-americano Ivy Lee, responsável por criar, em 1906, o primeiro escritório dedicado a esta atividade no mundo.
  • D A era digital trouxe consigo novas demandas para a assessoria de imprensa, levando à integração de ferramentas como mídias digitais e, consequentemente, o seu monitoramento nas estratégias de comunicação.
  • E O uso de press-releases tornou-se um elemento fundamental da assessoria de imprensa, ao permitir a criação de um histérico completo das publicações já realizadas sobre o assessorado.

A organização de entrevistas, sejam estas individuais ou coletivas, é uma das estratégias de que se utiliza a assessoria de imprensa para promover um bom relacionamento entre o assessorado e a mídia em geral. Sobre a realização de entrevistas coletivas, julgue os itens seguintes: 

I. Devem ser tratadas como um evento excepcional, uma vez que mobilizam, ao mesmo tempo, vários jornalistas em torno do assessorado e exigem estratégias específicas em todas as etapas de realização.  
II. Como exemplos de situações que justificam a convocação desse tipo de entrevista, é possível citar o anúncio de novas medidas de governo, a prestação de esclarecimentos públicos e a confirmação de atividades culturais e artísticas já aguardadas pelo público. 
III. Como regra geral, a realização de uma entrevista coletiva é indicada quando o assunto em questão desperta o interesse público e/ou tem algum impacto sobre a vida da população. 
IV. Mesmo que anunciada com bastante antecedência, é sempre recomendável reforçar a convocação às vésperas da data de realização da entrevista. Consoante o número de confirmações obtidas, a equipe de assessoria deverá analisar a viabilidade da Sua execução. 

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, Il e lll, apenas.
  • B Il, lll e IV, apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D I e III, apenas.
  • E ll e lV, apenas.

Para compreender a função e o comportamento dos jornalistas que trabalham nas assessorias de imprensa e na mídia, é preciso comparar os costumes, os hábitos e o cotidiano de cada um deles.
Eles estão temporariamente atuando em fronts diferentes, por isso cabe ao

  • A assessor de imprensa dar visibilidade ao papel positivo e à produção do seu assessorado independentemente da veracidade, do interesse público e da mídia.
  • B assessor de imprensa conhecer a instituição para a qual trabalha e o veículo ao qual se destina a informação, entendendo as diferenças entre os interesses institucionais e os da mídia.
  • C jornalista de mídia pactuar com o assessor de imprensa a exclusividade e o timing de vazamento de informações sigilosas da empresa assessorada para garantir mais visibilidade para o trabalho de ambos.
  • D jornalista de mídia selecionar, com base unicamente nas informações fornecidas pela assessoria, o que considera relevante para a opinião pública.
  • E assessor de imprensa negociar com o jornalista de mídia a estratégia de produção e o valor de publicação de um branded content em espaço editorial.