Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que
-
A limita-se a agrupar os recortes dos jornais e revistas, cópias de programas de rádio e TV e prints de postagens digitais e compará-los com uma ação da assessoria de imprensa.
-
B trata-se de uma perspectiva pontual e localizada para entender e medir a repercussão de uma divulgação específica empreendida pela assessoria de comunicação.
-
C objetiva compreender o comportamento pontual de veículos, editores e colunistas e realinhar os procedimentos para maior eficácia em divulgações futuras.
-
D reporta-se geralmente a um período de cobertura da mídia e, para uma análise mais aprofundada, tende a comparar os resultados obtidos com os dos concorrentes da empresa assessorada.
-
E foca-se no que não funcionou em determinado esforço de comunicação, comparando a centimetragem de divulgação obtida com o custo de aquisição de espaço publicitário nos mesmos veículos.