Questões de Gestão de Crises na Comunicação Social (Comunicação Social)

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No caso de uma crise de imagem de uma instituição pública, é correto afirmar que

  • A se deve instaurar um comitê de crise composto pela equipe da assessoria jurídica, que tem a capacidade técnica de decidir quem recebe os detalhes da crise e quem pode fazer o contato com a imprensa.
  • B o comitê de crise, formado normalmente por técnicos da segurança do trabalho, quando uma crise de imagem é instalada, ganha novo status, passa a ser liderado pelo presidente da instituição e é ele que responde por toda as ações de gerenciamento.
  • C os colaboradores internos devem ser preservados da crise, pois é o público menos informado sobre os detalhes dos processos. Se a crise for extensa, recomenda-se inclusive que as atividades podem ser suspensas provisoriamente.
  • D para evitar a proliferação de boatos, a assessoria de imprensa é o único setor que deve receber dados e divulgar as informações sobre a crise pois este departamento sabe como atuam os jornalistas.
  • E o público interno deve ser bem informado com detalhes sobre a crise, pois pode frear o avanço de boatos e ajudar na propagação dos argumentos da instituição, ao acessar outros públicos e pessoas de fora dos seus limites.

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:

  • A Não há como evitar conflitos com a imprensa. A coletiva deve ser convocada normalmente e quando as perguntas incômodas forem feitas, o assessor pede ao entrevistado que não responda.
  • B A pauta deve ser clara: os veículos de comunicação presentes devem estar conscientes de que não terão acesso a declarações que não sejam ligadas ao assunto tratado no evento, o que pode diminuir os conflitos.
  • C Convoca-se a coletiva apenas com os veículos que são considerados parceiros e amistosos com a instituição, para evitar conflitos.
  • D Os conflitos com a imprensa são inevitáveis, por isso a coletiva pode ser mantida e, se surgirem perguntas indesejadas, a assessoria prepara uma nota com explicações oficiais que será enviada à imprensa no dia seguinte.
  • E Para evitar conflitos com a imprensa, a coletiva deve ser cancelada e só será convocada quando o assunto negativo não estiver mais no noticiário.
Assinale a alternativa correta, sobre a definição do porta-voz de uma organização.
  • A É o responsável por representar e falar em nome da empresa em momento de crise ou não
  • B É o profissional de marketing que dá voz aos consumidores da empresa
  • C É o profissional de comunicação que trabalha na ouvidoria da empresa
  • D É o profissional que fala abertamente com todos os colaboradores da empresa
  • E É o profissional que sabe qual é o posicionamento estratégico da empresa

Marque a opção que corresponde à postura que o assessor de imprensa deve adotar quando do gerenciamento de uma crise organizacional.

  • A Solicitar aos funcionários da organização que omitam dados e não recebam os profissionais de imprensa.
  • B Criar outros fatos que desviem a atenção dos jornalistas.
  • C Não fornecer nenhuma informação sobre o problema.
  • D Prestar informações para deixar claro para a opinião pública quais as providências da organização em relação ao fato gerador da crise.
  • E Não repassar, em hipótese alguma, os dados relacionados à crise.