Questões de Gestão de Crises na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Um órgão público, diante de uma situação de crise, muitas vezes necessita emitir rápidas declarações sobre determinado tema. No universo das Assessorias de Imprensa, como chamamos isto:

  • A Deixa pública.
  • B Ancoragem.
  • C Mailing de comunicadores.
  • D Talking Point.
  • E Lapada pública.

Julgue o próximo item, que dizem respeito a reputação corporativa e gestão de crises. 


No processo criativo comunicacional de uma organização, reputing alinha o que a companhia é, o que a companhia diz e o que a companhia faz. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o próximo item, que dizem respeito a reputação corporativa e gestão de crises. 


Como as crises em uma organização são inevitáveis, constituindo riscos permanentes, é desnecessário o planejamento para a administração de crises e riscos. 

  • Certo
  • Errado

Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que

  • A limita-se a agrupar os recortes dos jornais e revistas, cópias de programas de rádio e TV e prints de postagens digitais e compará-los com uma ação da assessoria de imprensa.
  • B trata-se de uma perspectiva pontual e localizada para entender e medir a repercussão de uma divulgação específica empreendida pela assessoria de comunicação.
  • C objetiva compreender o comportamento pontual de veículos, editores e colunistas e realinhar os procedimentos para maior eficácia em divulgações futuras.
  • D reporta-se geralmente a um período de cobertura da mídia e, para uma análise mais aprofundada, tende a comparar os resultados obtidos com os dos concorrentes da empresa assessorada.
  • E foca-se no que não funcionou em determinado esforço de comunicação, comparando a centimetragem de divulgação obtida com o custo de aquisição de espaço publicitário nos mesmos veículos.

Em uma situação de crise, a assessoria de imprensa NÃO deve:

  • A Antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.
  • B Aumentar o efeito negativo do ocorrido, usando, por exemplo, palavras alarmistas.
  • C Fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas sobre o ocorrido.
  • D Minimizar os danos à reputação da organização.
  • E Preparar um texto informativo descrevendo o fato e enfatizando as providências da empresa.