Questões comentadas de Concursos para Analista em Desenvolvimento Regional Área: Administração

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Um grande Banco brasileiro acaba de lançar um pacote de produtos financeiros para atender a jovens de alta renda. Nas campanhas internas de orientação à equipe de vendas e atendimento, o público-alvo é descrito da seguinte forma:

. idade entre 25 e 39 anos, alta renda, profissionais de nível superior;
. residentes em grandes centros no eixo Norte/Nordeste;
. apreciam alimentos finos, gostam de viagens ao exterior e participam de eventos ligados a arte e cultura.

Os três níveis de segmentação do mercado consumidor, respectivamente, são:

  • A demográfico, geográfico e psicográfico.
  • B econômico, regional e comportamental.
  • C estatístico, espacial e psicológico.
  • D populacional, local e comportamental.
  • E social, regional e por benefício.

Em um treinamento interno para a equipe de atendimento de uma agência bancária, um consultor afirmou que uma etapa importante na realização de uma venda é a pré-abordagem, que consiste na(o)

  • A utilização da técnica AIDA (despertar atenção, manter o interesse, aumentar o desejo e motivar para a ação).
  • B aprendizagem sobre a empresa ou grupo de consumidores que se constituem em clientes potenciais.
  • C prospecção dos clientes potenciais, definindo as indicações por níveis de interesse e capacidade financeira.
  • D reconhecimento dos sinais de compra emitidos pelos clientes potenciais, como gestos e comentários positivos.
  • E acompanhamento da satisfação dos clientes potenciais, observando se os mesmos repetem a compra.

São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário:

  • A anúncios em rádio e incentivo aos caixas para incrementar as vendas.
  • B bonificação, amostra grátis e merchandising em novelas e filmes.
  • C colocação de displays nas agências, vendas casadas e propaganda dirigida.
  • D descontos, brindes, prêmios e recompensas para os correntistas.
  • E testes gratuitos, demonstrações e anúncios em revistas de economia.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN), conhecido também como Sistema Financeiro Brasileiro, compreende um vasto sistema que abrange grupos de instituições, entidades e empresas. Nesse sentido, o Sistema Financeiro Nacional é compreendido por

  • A uma rede de instituições bancárias, ONG, entidades e fundações que visam principalmente à transferência de recursos financeiros para empresas com deficit de caixa.
  • B um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, a transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.
  • C dois subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários.
  • D instituições financeiras e filantrópicas, situadas no território nacional, que têm como objetivo principal o financiamento de obras públicas e a participação ativa em programas sociais.
  • E agentes econômicos e não econômicos que objetivam a transferência de recursos financeiros, desde que previamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários, para os demais agentes participantes do sistema.

A conta corrente é o produto básico da relação entre o cliente e o banco, pois por meio dela são movimentados os recursos dos clientes. Para abertura de uma conta corrente individual, são necessários e indispensáveis os seguintes documentos:

  • A documento de identificação, como cédula de identidade (RG), ou documentos que a substituem legalmente, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência.
  • B documento de identificação, como cédula de identidade (RG) ou documentos que a substituem legalmente, cadastro de pessoa física (CPF) e título de eleitor com comprovante da última votação.
  • C documento de habilitação com foto com o número do CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e certificado de reservista.
  • D cadastro de pessoa física (CPF), cédula de identidade (RG), comprovante de residência, título de eleitor e certidão de nascimento ou casamento, se for o caso.
  • E cadastro de pessoa física (CPF), cédula de identidade (RG), título de eleitor com comprovante da última votação, certificado de reservista, e comprovante de residência.