Questões de Valor Percebido Pelo Cliente (Atendimento ao Público)

Limpar Busca

A gestão de carteiras de clientes exige análise, coerência e competência profissional, para que se perceba o que fazer com cada grupo de clientes, já que as demandas, as estratégias e as oportunidades de negócios podem ser bem diferentes.
Uma ação que os gestores comerciais de sucesso fazem para ampliar os resultados das suas carteiras é

  • A enviar aos clientes, várias vezes por ano, ofertas de descontos.
  • B entender quem pode ser um cliente fiel ou infiel para dosar os esforços comerciais com cada um.
  • C mostrar que os produtos têm valor agregado e preços competitivos.
  • D segmentar a base de clientes, entendendo características comuns ou aproximadas (econômicas, sociais etc.)
  • E estabelecer metas desafiadoras.

Considere que você seja o gerente de uma planta industrial e que a matéria prima (Matéria Prima X) utilizada em um determinado processo fabril sofra um aumento substancial. Após criteriosos estudos, sua equipe de pesquisa chega à conclusão que o mesmo processo pode ser realizado com a Matéria Prima Y, sem perda de qualidade do produto final, a um preço menor.
De acordo com a Teoria de Consumidor, pode-se observar que nesse caso houve o efeito

  • A renda.
  • B substituição.
  • C complementar.
  • D demanda.
  • E escolha.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre atendimento telefônico e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Atente-se para o tom de voz, pois sussurrar atrapalha o entendimento, enquanto falar muito alto incomoda quem está do outro lado da linha.

( ) Demonstre que tem plena satisfação em atender, que está disposto a resolver o problema ou esclarecer as dúvidas, sejam elas quais forem.

( ) Não é necessário tratar com educação uma pessoa rude ou nervosa. Ela deve ser educada para poder exigir o mesmo.

( ) Deixe a pessoa aguardando na linha o tempo necessário até conseguir resolver seu problema, pois o importante é que ele seja resolvido.

( ) É fundamental tomar cuidado com a pronúncia correta das palavras.

  • A V - V - F - F - V.
  • B V - F - F - V - V.
  • C V - V - V - F - V.
  • D F - V - F - V - V.

Acerca de atendimento ao público e de atendimento telefônico, julgue o item.
Atender o cidadão significa dar e prestar atenção, bem como acatar ou levar em consideração uma pessoa que adquira um produto ou um serviço. Já o tratameto é a forma como o servidor lida com o cidadão. Assim, os conceitos de atendimento e de tratamento podem ser considerados como sinônimos.

  • Certo
  • Errado

O comportamento do consumidor é influenciado por características que, embora não possam ser controladas pelos profissionais de marketing, devem ser levadas em consideração. O fator que mais influencia o comportamento de consumo de um indivíduo

  • A é a renda, pois determina as preferências distintas por produtos e marcas.
  • B é a cultura, pois os valores básicos, percepções e desejos de um indivíduo são aprendidos ao se crescer em determinada sociedade.
  • C é a percepção, pois é a forma como cada um seleciona, organiza e interpreta informações.
  • D são as redes sociais, pois ao ver o que as celebridades usam os consumidores moldam suas escolhas.
  • E é a família, pois o hábito de consumo dos pais molda o dos filhos.