Questões de Prestação de Serviços Bancários (Conhecimentos Bancários)

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Cartões de Crédito são utilizados para a aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados. Sobre os termos técnicos usados nesse segmento, leia os itens a seguir.


I. Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão.

lI. Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador.

IlI. Emissor - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada.

IV. Acquirer - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.


Está correto apenas o que se afirma nos itens:

  • A lI e IV.
  • B l e Il.
  • C lI e IlI.
  • D I, lI e IV.
  • E I, IlI e IV.

Acerca de depósitos bancários, julgue o item subsequente.

As diferenças entre recibo de depósito bancário e certificado de depósito bancário incluem o fato de o certificado poder ser transferido por meio de endosso, sendo, portanto, negociável em mercado secundário.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item seguinte, acerca dos serviços de compensação de cheques e outros títulos.

O saldo depositado em conta-corrente por meio de cheque pode ficar bloqueado para saque do titular da conta por até cinco dias úteis.

  • Certo
  • Errado

Uma ação eficaz, durante o atendimento bancário, para aumentar a possibilidade de fechar uma venda é

  • A fazer perguntas para identificar as necessidades dos clientes.
  • B incentivar o cliente a adquirir um novo produto de que não precisa.
  • C induzir o correntista a comprar produtos que o banco precisa vender.
  • D prospectar novos clientes com potencial para se tornarem correntistas do banco.
  • E revelar ao cliente a pressão para que a equipe bata as metas de vendas.

Considere a situação a seguir.


Um cliente chega à agência bancária e tem de esperar mais de vinte e cinco minutos para ser atendido e abrir sua conta salário. Fica irritado com a demora e pede para falar com o gerente. Esse cliente relata o problema ao gerente e pede uma solução para que outros clientes não tenham de passar pelo mesmo que ele passou.


Em algumas situações de entrega de serviços, os clientes se sentem insatisfeitos e fazem reclamações. Quando essas reclamações são feitas com o intuito de gerarem alguma alteração na forma com que o serviço é prestado, mesmo que surtam efeito apenas em outra oportunidade, para outro cliente, elas têm uma denominação específica. Na situação descrita acima, elas são denominadas reclamações

  • A ativas
  • B passivas
  • C pessoais
  • D paradoxais
  • E instrumentais