Questões de Marketing em Empresas de Serviço (Atendimento ao Público)

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Nas empresas de referência do mercado, as ações comerciais são planejadas, coordenadas e controladas. Por exemplo, os bancos de dados de clientes têm registros dos contatos realizados, dos assuntos tratados, do histórico de transações etc. Estes dados são convertidos em informações que permitem um planejamento comercial voltado a cada cliente, o que facilita, sobretudo, a estruturação das estratégias de

  • A oferta de benefícios.
  • B contatos do call-center.
  • C seleção de pessoas na área comercial.
  • D produção de brindes.
  • E marketing de relacionamento.

Suponha que uma nova empresa automobilística deseje vender um novo veículo no mercado europeu, e que, como estratégia de marketing, o gestor tenha decidido que o nome do produto, Nova, deva ser globalmente homogêneo, de modo a que os consumidores se identifiquem com o produto. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a estratégia

  • A está correta, pois foca nos aspectos relacionados aos benefícios e na qualidade do produto, com nome fácil de ser pronunciado, o que torna o nome do produto inconfundível.
  • B está correta, pois, como a empresa não possui uma marca conhecida no mercado global, invocar o nome Nova traz a ideia de novidade, considerando-se o ambiente cultural e linguístico alvo, e ajuda a reduzir os custos de marketing com a promoção da marca.
  • C está errada, pois em determinados mercados o nome pode ter conotações distintas da esperada pelo departamento de marketing em virtude de aspectos linguísticos e culturais.
  • D está errada, pois o nome é comum e não traz novidades e pode elevar a necessidade de dispêndio para a promoção comercial.
Uma tendência atual de marketing nas empresas é o marketing de relacionamento, que tem como objetivo estabelecer relacionamentos que sejam satisfatórios tanto para a empresa quanto para os cliente, fornecedores e demais stakeholders. A finalidade é atrair e fidelizar clientes por um longo prazo.
A comunicação adequada tem papel essencial na criação desse diálogo e fidelização entre as partes; pensando nisso, algumas empresas investem em programas de fidelização, em eventos que aproximam a marca dos seus stakeholders por meio de experiências sensoriais, a fim de gerar empatia, vínculo e relacionamento de longo prazo.
Disponível em:http://revistas.es.estacio.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).
Tendo em vista as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização do marketing de relacionamento implica no desenvolvimento de ações a partir da análise de banco de dados, por meio de CRM (Customer Relationship Management), a fim de se entender o perfil dos clientes.
II. Uma das ferramentas operacionais utilizadas como estratégia de marketing de relacionamento é o programa de fidelização, que deve atender às necessidades e aos desejos dos envolvidos na ação.
III. O marketing de relacionamento compreende a construção de vínculos emocionais com os stakeholders e o desenvolvimento de confiança e comprometimento entre as partes.
IV. Considerar o marketing de relacionamento como estratégia de retenção de clientes significa ignorar a orientação para o longo prazo.
É correto o que se afirma apenas em:
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III, IV.

Com relação à qualidade no atendimento ao público, julgue o item.


A comunicação institucional objetiva vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da organização. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo. 

  • Certo
  • Errado

Com relação à qualidade no atendimento ao público, julgue o item.


A comunicação institucional objetiva vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da organização. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo.  

  • Certo
  • Errado