Questões de Propaganda e Promoção (Atendimento ao Público)

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A comunicação da instituição pública, também chamada de comunicação estatal, tem seus destinatários das mensagens estabelecidos de acordo com o tipo de comunicação, sendo a interna direcionada aos funcionários e a externa aos cidadãos e organizações. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao tipo de divulgação que tem o objetivo de evidenciar e disseminar mensagens de ações que atendam às necessidades específicas da população, como, por exemplo, a vacinação contra a gripe H1N1, que ocorre em todo o país.

  • A Publicidade de imagem.
  • B Publicidade de serviços públicos novos ou específicos.
  • C Publicidade de funcionamento de estruturas.
  • D Publicidade institucional.
  • E Publicidade de promoção ao turismo.

Determinada organização quer expandir seus negócios para um novo setor. Pensando nisso, essa organização faz um estudo, pautado no modelo das Cinco Forças de Porter, e opta por buscar um mercado com baixo poder de barganha dos clientes, que tenha como característica

  • A a diferenciação nos produtos.
  • B as economias de escala.
  • C os baixos custos de troca.
  • D a transparência em relação aos preços praticados no mercado.
  • E produtos que representem parte significativa dos gastos dos clientes.

Ao desenvolver um programa de propaganda, a gerência de marketing deve tomar, dentre as principais decisões, o estabelecimento de objetivos e orçamento, a definição da estratégia de propaganda e a avaliação da propaganda. Em relação a essas decisões:

  • A Os dois elementos principais na definição da estratégia de propaganda são a criação das mensagens e a seleção das mídias.
  • B Ao definir a estratégia de propaganda, a gerência de marketing deve selecionar a mídia baseando-se apenas no alcance que a propaganda terá.
  • C O objetivo na introdução de uma nova categoria de produto deve ser de criar uma demanda seletiva e para isso é utilizada a propaganda persuasiva, com o objetivo de convencer os consumidores a comprarem o produto imediatamente.
  • D A adoção de uma propaganda de lembrança é a mais adequada quando se deseja criar preferência e estimular a troca de marca.
  • E O orçamento é a primeira decisão ao se desenvolver um programa de propaganda.

A comunicação de marketing busca informar, persuadir e manter os consumidores atentos para os produtos, as marcas e os serviços que são comercializados. Acerca do mix de comunicação de marketing, assinale a alternativa correta.

  • A A promoção de vendas consiste em uma interação pessoal com o(s) comprador(es) potencial(is) com o propósito de apresentar bens e serviços, esclarecer dúvidas e estimular a venda. Isso é feito por intermédio de apresentações e reuniões de vendas.
  • B Os eventos e experiências, sejam em base diária, sejam em ocasiões específicas, são dirigidos para os consumidores e permitem interações associadas à marca.
  • C Uma das formas mais comuns de propaganda é feita por intermédio dos serviços de assessoria de imprensa, na condução de leads para divulgação nas mídias impressas e digitais.
  • D Catálogos, mala direta e telemarketing são plataformas comuns de comunicação usadas nos processos de relações públicas e publicidade.
  • E Por marketing interativo, entende-se a comunicação de uma pessoa para outra no que se refere aos benefícios e às experiências de compra ou uso de bens e serviços.

Uma ação que faz parte do mix de marketing, muito utilizada pelas organizações que prestam serviços, representada pela oferta de incentivos e vantagens para os clientes e que visa a aumentar significativamente as vendas é o(a):

  • A promoção;
  • B publicidade;
  • C propaganda;
  • D merchandising;
  • E posicionamento.