Questões de Propaganda e Promoção (Atendimento ao Público)

Limpar Busca

Determinada organização quer expandir seus negócios para um novo setor. Pensando nisso, essa organização faz um estudo, pautado no modelo das Cinco Forças de Porter, e opta por buscar um mercado com baixo poder de barganha dos clientes, que tenha como característica

  • A a diferenciação nos produtos.
  • B as economias de escala.
  • C os baixos custos de troca.
  • D a transparência em relação aos preços praticados no mercado.
  • E produtos que representem parte significativa dos gastos dos clientes.

Ao desenvolver um programa de propaganda, a gerência de marketing deve tomar, dentre as principais decisões, o estabelecimento de objetivos e orçamento, a definição da estratégia de propaganda e a avaliação da propaganda. Em relação a essas decisões:

  • A Os dois elementos principais na definição da estratégia de propaganda são a criação das mensagens e a seleção das mídias.
  • B Ao definir a estratégia de propaganda, a gerência de marketing deve selecionar a mídia baseando-se apenas no alcance que a propaganda terá.
  • C O objetivo na introdução de uma nova categoria de produto deve ser de criar uma demanda seletiva e para isso é utilizada a propaganda persuasiva, com o objetivo de convencer os consumidores a comprarem o produto imediatamente.
  • D A adoção de uma propaganda de lembrança é a mais adequada quando se deseja criar preferência e estimular a troca de marca.
  • E O orçamento é a primeira decisão ao se desenvolver um programa de propaganda.

A comunicação de marketing busca informar, persuadir e manter os consumidores atentos para os produtos, as marcas e os serviços que são comercializados. Acerca do mix de comunicação de marketing, assinale a alternativa correta.

  • A A promoção de vendas consiste em uma interação pessoal com o(s) comprador(es) potencial(is) com o propósito de apresentar bens e serviços, esclarecer dúvidas e estimular a venda. Isso é feito por intermédio de apresentações e reuniões de vendas.
  • B Os eventos e experiências, sejam em base diária, sejam em ocasiões específicas, são dirigidos para os consumidores e permitem interações associadas à marca.
  • C Uma das formas mais comuns de propaganda é feita por intermédio dos serviços de assessoria de imprensa, na condução de leads para divulgação nas mídias impressas e digitais.
  • D Catálogos, mala direta e telemarketing são plataformas comuns de comunicação usadas nos processos de relações públicas e publicidade.
  • E Por marketing interativo, entende-se a comunicação de uma pessoa para outra no que se refere aos benefícios e às experiências de compra ou uso de bens e serviços.

Uma ação que faz parte do mix de marketing, muito utilizada pelas organizações que prestam serviços, representada pela oferta de incentivos e vantagens para os clientes e que visa a aumentar significativamente as vendas é o(a):

  • A promoção;
  • B publicidade;
  • C propaganda;
  • D merchandising;
  • E posicionamento.
O termo que se refere ao composto de elementos que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, links patrocinados, Fan pages, promoção de vendas, relações públicas e outros, denomina-se:
  • A Preço.
  • B Praça.
  • C Parcerias.
  • D Promoção.