Questões de Novas Mídias (Jornalismo) Página 10

Limpar Busca

O Google News Initiative disponibiliza treinamentos e ferramentas do Google que visam a facilitar a produção de notícias e de conteúdo e a viabilizar monetização e receita para os publishers.
As ferramentas se dividem em três grupos principais: 1. Entendimento e crescimento da audiência; 2. Fortalecimento das habilidades do jornalismo digital e 3. Crescimento da Receita.
São exemplos de cada grupo, respectivamente,

  • A Google Funding Choices; Google Scholar; Google Earth.
  • B Google Trends; Subscribe with Google; Google Analytics.
  • C Google AdSense; Google Search; Realtime content insights.
  • D News tagging Guide; Google Maps; Google News Showcase.
  • E Jornalistic Studio; News Consumer Insights; Google Ad Manager.

Analise as afirmativas abaixo:
1. As fake news, ou notícias falsas, são informações deliberadamente fraudulentas, portanto não devem ser confundidas com as barrigas, frutos da falta ou de equívocos na apuração.
2. As fake news contribuem significativamente para o descrédito do jornalismo, dado que o público em geral não consegue diferenciar o trabalho do jornalismo com as informações variadas que circulam na internet.
3. O viés de confirmação é a tendência que as pessoas têm em relação à confirmação de suas crenças, e isso leva ao descrédito do jornalismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Assinale a alternativa que indica corretamente características do webjornalismo.

  • A Os consumidores de notícia são ativos, já que interagem com o veículo.
  • B Jornalismo de massa: um único veículo atende a todos os públicos.
  • C Produção do material jornalístico é concentrada no ambiente físico: a redação.
  • D A notícia obedece à classificação de editorias, em quantidade limitada e consagradas há bastante tempo.
  • E O material jornalístico é produzido pensando no público local.

Analise as afirmativas abaixo:
1. O Jornalismo on-line reformatou o tempo da notícia, que era de 24h. Agora passa a ser de minuto em minuto.
2. Essa imediaticidade, instantaneidade, provocou mais ansiedade pelo furo, e isso pode comprometer a qualidade da apuração.
3. As famosas barrigas sempre ocorreram no jornalismo, no entanto a imediaticidade e as possibilidades maiores de apuração, oferecidas pela tecnologia, tendem a diminuir a possiblidade dessas gafes e erros na apuração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Relacione as colunas abaixo em relação às mudanças havidas com o jornalismo digital em relação ao impresso.
Coluna 1 Tipos de Jornalismo
1. Webjornalismo
2. Jornalismo Impresso
Coluna 2 Descrição
( ) Boa parte da produção do material jornalístico é feita em qualquer lugar, em casa, na rua ou no escritório.
( ) Emprego do box, retranca ou janela para contextualizar o material jornalístico.
( ) O conhecimento é renovável: há convergência de habilidades.
( ) Redação com muitos profissionais e cada um atuando em sua área.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 1 • 1 • 2
  • B 1 • 2 • 1 • 1
  • C 1 • 2 • 1 • 2
  • D 2 • 1 • 1 • 2
  • E 2 • 2 • 1 • 1