Questões de Produção Gráfica (Jornalismo)

Limpar Busca

Observe a imagem a seguir:


A ilustração corresponde a um sistema de impressão usado para médias e grandes tiragens com ótima qualidade, além de imprimir em vários tipos de papel e alguns plásticos. Esse sistema de impressão é chamado de

  • A tipográfico.
  • B offset.
  • C cartográfico.
  • D silkscreen.
  • E flexográfico.

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.

O Photoshop possui três grupos principais de ferramentas para processar imagens. O primeiro serve para remover, alterar ou editar; o segundo permite que se façam retoques e pinturas e o terceiro reúne os ícones que permitem desenhar e criar textos. A ferramenta

  • A CANETA permite que se crie ou inclua palavras em uma imagem.
  • B TEXTO serve para transferir composições selecionadas em outros programas.
  • C VARINHA MÁGICA seleciona a área que deverá ser deletada.
  • D PINCEL serve para desenhos a mão livre com traços opacos.
  • E LAÇO possui três versões: o formato tradicional; o poligonal e o magnético.

Observe a imagem a seguir.


Infográficos são peças visuais explicativas e informativas constituída de elementos não verbais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, caricaturas) criados com a intenção de tornar a informação mais fácil de ser entendida. São utilizados com frequência na mídia impressa e digital e, ultimamente, têm aparecido nos telejornais. Essa linguagem está se popularizando e alguns estudiosos já tipificam os modelos, de acordo com o gênero de informação que encerram. O exemplo apresentado corresponde a um infográfico




  • A hierárquico.
  • B interativo.
  • C fluxograma.
  • D organograma.
  • E linha do tempo.

Dentro da tipologia, há vários caracteres que apresentam serifa, que é um pequeno filete ou traço na extremidade das hastes. Esse é o caso

  • A do Times New Roman.
  • B da Verdana.
  • C da Arial Black.
  • D da Futura.
  • E da Calibri.