Questões de Comunicação Visual (Jornalismo)

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Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.

A reversão completa ou parcial dos tons de uma imagem, como consequência de uma superexposição exagerada, é o efeito fotográfico chamado de

  • A fotogrametria
  • B gradação
  • C holografia
  • D solarização
  • E sombreado

A criação de uma imagem que defina uma Identidade Corporativa, quer seja das embalagens de produtos de uma indústria, quer seja do projeto gráfico de uma mídia impressa, cabe a um profissional responsável pela comunicação de um conceito ou ideia, por meio de recursos visuais.
Esse profissional é o

  • A designer gráfico
  • B digital influencer
  • C editor de imagem
  • D redator publicitário
  • E video-maker

Na escolha de imagens para usar no material de divulgação de um evento, além da qualidade estética, deve-se levar em consideração se a resolução do arquivo digital está adequada à sua reprodução impressa em gráfica.
Para evitar problemas na definição das imagens impressas, o ideal é que o arquivo digital esteja em

  • A 72dpi
  • B 75lpi
  • C 150dpi
  • D 200lpi
  • E 300dpi