Questões de Estética da Produção Gráfica (Jornalismo)

Limpar Busca

Considere as afirmativas a seguir:


I. Colunas pequenas produzem volumes de textos com muita hifenização, o que debilita a qualidade visual do texto.

II. Em textos extensos, de leitura prolongada, a entrelinha mais espaçada dificulta a leitura.

III. Pode haver interferência na leitura quando o diagramador força o espaçamento entre as letras para adequá-las a determinado espaço.


Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas.
  • E III, apenas.
A relação do texto com a imagem que o acompanha pode ir da redundância à informatividade. Quando uma imagem aparece abaixo do texto, ela é redundante e só o acompanha. Quando a imagem é colocada na parte superior do texto, ela o domina e se torna mais informativa. Por isso a escolha de fotos deve atender a alguns critérios editoriais. Assinale a alternativa que atenda a esses critérios.
  • A Foto que não conta uma história não serve para publicação.
  • B Para ganhar dramaticidade, os pormenores podem ser editados em tamanho pequeno.
  • C Não é necessário o uso do alto contraste entre o preto e o branco.
  • D Não se corta uma foto no centro da atividade retratada para não se perder o contexto do acontecimento.

Na escolha de imagens para usar no material de divulgação de um evento, além da qualidade estética, deve-se levar em consideração se a resolução do arquivo digital está adequada à sua reprodução impressa em gráfica.
Para evitar problemas na definição das imagens impressas, o ideal é que o arquivo digital esteja em

  • A 72dpi
  • B 75lpi
  • C 150dpi
  • D 200lpi
  • E 300dpi

A reversão completa ou parcial dos tons de uma imagem, como consequência de uma superexposição exagerada, é o efeito fotográfico chamado de

  • A fotogrametria
  • B gradação
  • C holografia
  • D solarização
  • E sombreado

A criação de uma imagem que defina uma Identidade Corporativa, quer seja das embalagens de produtos de uma indústria, quer seja do projeto gráfico de uma mídia impressa, cabe a um profissional responsável pela comunicação de um conceito ou ideia, por meio de recursos visuais.
Esse profissional é o

  • A designer gráfico
  • B digital influencer
  • C editor de imagem
  • D redator publicitário
  • E video-maker