Questões de Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos (Pedagogia)

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O PNAIC tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva docente sobre o tempo e o espaço escolares. De modo que conta com alguns princípios centrais orientam que a proposta:
I. Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
II. Individualização dos componentes curriculares;
III. Seleção e discussão de temáticas polêmicas a serem trabalhadas na sala de aula;
IV. Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.
Estão corretos:

  • A Todos os itens estão corretos.
  • B Apenas os itens I e IV estão corretos.
  • C Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
  • D Apenas os itens I e III estão corretos.
Analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
II. Os estabelecimentos municipais de ensino têm a incumbência de informar o pai e a mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos, de acordo com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa
  • D As duas afirmativas são falsas.

Os conteúdos escolares se aproximam da vida pessoal do aluno, de modo que pode ser classificado em diferentes tipos, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos procedimentais se referem ao que o aluno deve aprender a:

  • A Fazer.
  • B Conhecer.
  • C Dominar.
  • D Ser.

Leia as afirmativas e indique a alternativa verdadeira:


(i) Nos Anos Iniciais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

(ii) Os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos.

(iii) Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a escola pode contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, pode representar mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

(iv) Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.

  • A Apenas (i) e (iii) são corretas.
  • B Apenas (ii), (iii) e (iv) são corretas.
  • C Apenas (ii) e (iv) são corretas.
  • D Apenas (i), (ii) e (iii) são corretas.

Em relação aos conteúdos curriculares da educação básica, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto às diretrizes que devem ser observadas.

( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. ( ) Orientação para o trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D F – F – V.
  • E F – V – V.