Questões de Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos (Pedagogia)

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Sobre determinada prática pedagógica, analise as características abaixo:

• Envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.

• Serve como referência para a gestão e a organização do conhecimento escolar ao dispor sobre os conteúdos a serem estudados e o modo como serão abordados em sala de aula, além de estabelecer as metodologias e estratégias de aprendizagem adotadas pela escola.

• Trata-se de um documento normativo que compreende os objetivos de aprendizagem e as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, além de orientar o trabalho dos professores para cumprir esse propósito.

As características acima definem o(a):

  • A Plano estratégico escolar.
  • B Planejamento escolar.
  • C Plano setorial.
  • D Plano de aula.
  • E Currículo escolar.
São “recursos e serviços educacionais especiais para apoiar, complementar, suplementar ou, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns” (BRASIL. MEC, 2001b). Notem que o documento oficial fala até mesmo em substituição do ensino regular, já que “crianças mais vulneráveis à exclusão terão maior eficácia e melhor qualidade de ensino nas escolas de educação especializada” (BAPTISTA, 2008). A afirmativa se refere: 
  • A Atendimento Educacional Especializado.
  • B Atendimento Domiciliar.
  • C Intervenção Pedagógica.
  • D Adaptações curriculares. 
  • E Intervenção psicopedagógica.
Segundo Gandin (1993, p. 55), a preocupação central do planejamento é “definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia”; quer dizer, para elaborar um planejamento no contexto escolar é necessário que sejam levados em consideração os aspectos político, social, econômico, cultural e educacional. Assim, o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade a cada problemática do contexto social. Portanto, os elementos do planejamento escolar estão cheios de implicações sociais. Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão das nossas opções e ações. Sobre elementos do planejamento que constituem a prática docente relacione-os com suas respectivas características.

1. Objetivos. 2. Conteúdo. 3. Metodologia. 4. Recursos. 5. Avaliação.

( ) Momento de reflexão de todo o processo.
( ) Área de conhecimento, saber sistematizado, hábitos, atitudes, valores e convicções.
( ) Consiste na utilização de materiais físicos e humanos no processo de ensino-aprendizagem.
( ) Metas traçadas, o que se pretende alcançar; a sua formulação está diretamente relacionada à seleção de conteúdo.
( ) O que se faz para alcançar os objetivos propostos; conjunto de métodos aplicados à situação didático-pedagógica.

A sequência está correta em
  • A 5, 2, 4, 1, 3.
  • B 4, 1, 3, 5, 2.
  • C 3, 2, 4, 1, 5.
  • D 2, 1, 3, 5, 4.

Analise as seguintes afirmativas considerando a organização de atividades e práticas pedagógicas:


I. Entrar em uma sala de aula sem um planejamento pode gerar uma série de inseguranças no professor, que estará diante de alunos que esperam que ele dê as diretrizes do que fazer naquele encontro.

II. Intencionalidade pedagógica é a intervenção do educador com base em princípios e objetivos definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo currículo e pelo projeto políticopedagógico da escola.

III. Um dos passos para um bom planejamento é ter um olhar indiligente para os alunos, para a turma e para as características específicas da comunidade escolar.

IV. A importância do planejamento de estratégias reflete nos momentos para que os estudantes reflitam e não compartilhem o que estão aprendendo e como.

A alternativa que contempla as proposições corretas é:

  • A I, II apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas.

Com base no currículo da rede municipal de Joinville – SC, assinale a opção correta.

  • A O currículo da mencionada rede municipal tem como base teórica os pressupostos defendidos pela abordagem sócio-histórica de Vygotsky e seus colaboradores.
  • B O processo de ensino-aprendizagem na escola tem como ponto de partida o nível de desenvolvimento potencial da criança, ou seja, os conteúdos prévios que, uma vez identificados e mapeados, abrem a possibilidade de reconhecimento do nível de desenvolvimento real.  
  • C A historicidade dos sujeitos do campo é uma competência geral do currículo da referida rede municipal de ensino.
  • D No currículo da aludida rede municipal de ensino, os temas contemporâneos não estão contemplados nos componentes curriculares, de forma que cabe às escolas, de acordo com suas especificidades, decidir, em seus planejamentos pedagógicos, trabalhar ou não com os temas contemporâneos.
  • E As escolas da referida rede municipal podem consumir as tecnologias digitais de forma acrítica.