O professor Maurício organizou os estudantes de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental em grupos de quatro integrantes para analisarem a seguinte situação:
Durante uma competição de atletismo nos Jogos Paradesportivos Escolares, foram registrados os tempos (em segundos) obtidos pelos atletas na prova dos 100 metros rasos: 35, 31, 30, 29, 35, 37, 52.
1. Organize os tempos em ordem crescente.
2. Calcule:
a) A média dos tempos.
b) A mediana dos tempos.
c) A moda, se houver.
3. Observe que um dos tempos é significativamente maior que os demais.
a) Qual é esse valor?
b) O que pode ter acontecido com esse atleta para obter um tempo tão diferente?
4. Retire o maior tempo e recalcule:
a) A média.
b) A mediana.
c) A moda, se houver.
5. Compare os resultados com e sem o valor extremo:
a) Qual medida de tendência central foi mais afetada?
b) Qual medida parece representar melhor o “tempo típico” dos atletas?
Com base na atividade proposta pelo professor Maurício, qual habilidade está sendo desenvolvida prioritariamente?
- A Interpretar e analisar, com o auxílio de tecnologias digitais, gráficos, tabelas e outras representações de dados estatísticos relativos a diferentes contextos sociais.
- B Organizar, representar e interpretar um conjunto de dados, para construir gráficos utilizando planilhas eletrônicas ou outros recursos.
- C Organizar, representar e interpretar um conjunto de dados, para analisar as medidas de tendência central (média, moda e mediana), identificando a influência de valores extremos.
- D Resolver expressões numéricas com uso de adições e divisões.
- E Resolver problemas que envolvem o cálculo de medidas de tendência central para comparar números racionais na forma decimal.