Questões de Tendências Pedagógicas (Pedagogia)

Limpar Busca

Para Saviani (2005), da perspectiva da Pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser reunidas em duas grandes tendências: a primeira tendência é constituída pelas concepções pedagógicas que priorizam à teoria sobre a prática (modalidades de Pedagogia tradicional) e a segunda, composta pelas concepções que subordinam a teoria à prática (modalidades da Pedagogia nova). Tendo como referência as ideias do autor sobre essas duas tendências, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.  ( ) O problema fundamental da primeira tendência se expressava pela indagação de “como aprender”. ( ) No século XX, a segunda tendência se tornou predominante, embora a concepção tradicional fazia o contraponto às novas correntes, competindo com elas a influência sobre a atividade educativa nas escolas. ( ) A primeira tendência obteve o seu ponto mais avançado na metade do século XV, destacando-se com o Ratio Studiorum. ( ) Nas modalidades da Pedagogia nova, o papel do professor é de acompanhar os alunos, auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. Assinale sequência correta.

  • A V F F V
  • B F V F V
  • C F V V F
  • D V F V F

Estudos revelam que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: as Tendências Liberais e as Tendências Progressistas.
São consideradas Tendências Progressistas:
1. Libertadora 2. Crítico-social dos conteúdos 3. Tecnicista 4. Renovadora 5. Libertária
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Dos autores abaixo, qual deles defende a premissa de que a mediação semiótica é fundamental no processo de aquisição dos conhecimentos?

  • A Kant
  • B Hegel
  • C Piaget
  • D Decroly
  • E Vigotski

Os novos paradigmas para a Pedagogia da Infância englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Dentro da perspectiva atual, qual é o tipo de interação desejável nas práticas pedagógicas para a Educação Infantil?

  • A interação social
  • B interação lúdica
  • C interação psíquica
  • D interação genérica
  • E interação fisiológica

Sobre as metodologias de ensino, relacione cada item com seus respectivos conceitos.
1.Método de ensino tradicional. 2.Método de ensino construtivista. 3.Método de ensino montessoriano. 4.Método de ensino sócio-interacionista.
(__)Esta metodologia de ensino considera que é por meio da interação entre o sujeito e a sociedade que o processo de aprendizagem se dá.
(__)Este método de ensino busca garantir a autonomia máxima do aluno sobre o processo de aprendizagem. Neste contexto, os pais e professores se tornam apenas facilitadores do conhecimento, disponibilizando meios para que os alunos escolham os temas de interesse para que possam ser pesquisados e estudados.
(__)Coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que ele desempenhe um papel ativo na busca por conhecimento na medida em que o senso crítico é estimulado por meio de questionamentos.
(__)Ensino centrado na figura do professor, em uma relação de exposição de conhecimento e cobrança é completamente vertical.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 1, 3, 2, 4.
  • B 4, 2, 1, 3.
  • C 3, 2, 4, 1.
  • D 4, 3, 2, 1.