Questões de Tendências Pedagógicas (Pedagogia)

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De acordo com Luckesi, existem três tendências de interpretação da Educação. A primeira delas é denominada por “tendência redentora”, sendo uma das interpretações a de que a Educação liberte a sociedade ao se investir nas gerações novas. A segunda tendência é a “transformadora”, que compreende a Educação na reflexão das contradições da própria sociedade para trabalhar criticamente sua própria transformação. A terceira tendência é a “reprodutora”, que tem como uma de suas características considerar o espaço escolar como um local de preparação para a

  • A vida universitária, ou seja, um espaço com pretensão de reproduzir a sociedade como ele está organizada: mantendo-a e perpetuando-a.
  • B vida em sociedade, ou seja, um espaço com pretensão de reproduzir a sociedade como ela está organizada: mantendo-a e perpetuando-a.
  • C conscientização política, ou seja, um espaço com pretensão de reproduzir a sociedade como ela está organizada: deturpando-a e perpetuando-a.
  • D conscientização empreendedora, ou seja, um espaço com pretensão de reproduzir a sociedade como ele está organizada: deturpando-a e perpetuando-a.

A pedagogia liberal se caracteriza

  • A pelo seu antiautoritaríssimo, a valorização que considera a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
  • B pela ênfase ao ensino humanístico, de cultura geral, no qual aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.
  • C pela compreensão da ação pedagógica inserida na prática social concreta, por meio da qual os estudantes dialogam com a realidade.
  • D pela adaptação dos indivíduos aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, objetivando o desenvolvimento da cultura individual.

Considerando as concepções e experiências pedagógicas que fazem uso de tecnologias na educação e tomando como base a tendência pedagógica progressista, a aplicação do uso de tecnologias de informação na educação deve basear-se

  • A na cultura digital institucional.
  • B no industrialismo didático tecnológico.
  • C no contexto em que ocorre a aprendizagem.
  • D na competência técnica do professor e do aluno.

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Considerando os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas são analisadas e se apresentam como instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula. Com base na afirmação, considere o excerto a seguir.


[...] o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Dá-se, portanto, muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente. Trata-se de "aprender a aprender", ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito (LIBÂNEO, 1994). 

Com base nas tendências pedagógicas aludidas na história da educação brasileira, o excerto refere-se à

  • A concepção de conteúdos de ensino na visão da Tendência liberal renovada progressivista.
  • B definição dos pressupostos de aprendizagem Tendência liberal renovada não-diretiva.
  • C explicação sobre os métodos de ensino na Tendência progressista libertadora.
  • D delimitação dos passos da aprendizagem na Tendência progressista crítico-social dos conteúdos.

A função do supervisor e/ou coordenador pedagógico dentro da escola nem sempre é bem delimitada. As pesquisas no campo da educação revelam que seu papel muitas vezes é ocupado por outras funções (AZEVEDO, NOGUEIRA e RODRIGUES, 2012). Ter clareza da função evita papéis equivocados. No entanto, com base na Tendência Pedagógica Progressista, a função da supervisão e/ou coordenação pedagógica é

  • A administrar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando, primordialmente, o desempenho satisfatório do profissional docente.
  • B gerenciar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, visando, primordialmente, permanência do aluno com sucesso, na escola.
  • C auxiliar administrativamente a direção escolar, controlar a execução das tarefas, respectivamente ligadas aos devidos profissionais competentes, mediante o acompanhamento dos planos de trabalho e ensino.
  • D inspecionar, estudar e analisar a ação docente e discente, centrando suas ações na efetivação dos objetivos de ensino, no acompanhamento dos materiais didáticos, na verificação dos ambientes de estudos, na avaliação das metodologias desenvolvidas e no controle da frequência e rendimentos.