Questões de Concepções de currículo (Pedagogia)

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Em relação às perspectivas contemporâneas sobre currículo e práticas pedagógicas, analise o seguinte texto:

“Ensinar é fazer parte de um sistema e trabalhar em diversos níveis a complexidade do espaço pedagógico e didático. As contradições atravessam a sociedade, o sistema educacional, a escola e as práticas individuais, sendo necessário que se promova, no espaço escolar, uma reflexão aprofundada sobre o processo de produção do conhecimento, que é, ao mesmo tempo, processo e produto. O currículo expressa uma cultura que não pode ser separada do contexto social, comprometido com a finalidade de propiciar ao aluno voz ativa e crítica. O planejamento curricular pressupõe etapas como análise da situação, definição dos objetivos, escolha das estratégias, estabelecimento do cronograma, definição dos espaços necessários e coordenação entre os diferentes profissionais. A organização do currículo deve definir as relações de reciprocidade e colaboração entre as diversas áreas do conhecimento, articulando-as à práxis escolar” (Ministério da Educação, 2006).

Com base no texto acima, qual concepção de currículo deve ser adotada nas escolas contemporâneas?

  • A Processo dinâmico que articula diferentes áreas do conhecimento e promove a formação de estruturas mentais.
  • B Conjunto de disciplinas e conteúdos mínimos que devem ser transmitidos aos alunos de forma definitiva.
  • C Lista de metodologias que enfatizam a memorização de informações pelos alunos.
  • D Planejamento que se limita à definição de objetivos e cronogramas, sem considerar o contexto social dos alunos.
  • E Estrutura rígida que prioriza a intervenção pedagógica sem abrir espaço para o diálogo problematizador.

Ao elaborar o currículo escolar, qual é o principal desafio que os educadores enfrentam em relação à seleção de conteúdos?

  • A Incluir todas as disciplinas tradicionais, independentemente da sua relevância para a vida dos alunos.
  • B Priorizar conteúdos teóricos e abstratos em detrimento de conhecimentos práticos e contextualizados.
  • C Adaptar o currículo às necessidades e realidades específicas de cada comunidade escolar, sem considerar as diretrizes nacionais.
  • D Apresentar os conteúdos de forma fragmentada e sem interdisciplinaridade, dificultando a compreensão dos alunos.
  • E Selecionar conteúdos que sejam significativos, contextualizados e promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos.

No documento Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo (2007), resgata-se a seguinte problematização empreendida por Tomaz Tadeu da Silva:

      “As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade, sobre os diferentes grupos sociais. Elas dizem qual conhecimento é legítimo e qual é ilegítimo, quais formas de conhecer são válidas e quais não o são, o que é certo e o que é errado, o que é moral e o que é imoral, o que é bom e o que é mau, o que é belo e o que é feio, quais vozes são autorizadas e quais não o são.”

Essa problematização aponta para uma dimensão do currículo que é transcendente à visão deste como atividade. Trata-se de reconhecer também seu aspecto político, na medida em que o documento considera o currículo enquanto

  • A discurso, que, ao corporificar narrativas particulares sobre o indivíduo e a sociedade, participa do processo de constituição de sujeitos.
  • B espaço multicultural, que trata diferentes culturas em condições de igualdade quanto à sua validade, o que promove a aceitação da alteridade.
  • C listagem de conteúdos, que, ao ser alvo de experiências e práticas concretas, permite que se faça algo com os conteúdos apresentados.
  • D produto histórico, cuja validade opera por fazer prevalecer sua dimensão abstrata, ou seja, sua expressão como ideia.

No que tange ao currículo escolar, é incorreto afirmar que:

  • A O currículo consiste em um conjunto de conhecimentos e experiências propostos pela escola.
  • B O currículo é influenciado por experiências e conhecimentos adquiridos fora da escola.
  • C O currículo deve ser definido exclusivamente dentro das escolas.
  • D O currículo deve ser revisado periodicamente para evitar desatualização.
  • E O currículo deve estar alinhado com o projeto político-pedagógico da escola.

Ana, diretora de uma escola pública de Ensino Fundamental, está organizando a grade curricular para o próximo ano letivo. Ela precisa garantir que a escola esteja cumprindo todas as suas incumbências legais. Qual das alternativas abaixo Ana NÃO precisa considerar ao elaborar a grade curricular?

  • A Incluir disciplinas obrigatórias previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como Língua Portuguesa, Matemática e História.
  • B Oferecer atividades extracurriculares que promovam a cultura, o esporte e o lazer.
  • C Atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
  • D Garantir a progressão continuada dos alunos nos diferentes níveis de ensino.
  • E Garantir serviços de transporte escolar aos alunos.