Questões de Concepções de currículo (Pedagogia)

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No contexto do Currículo do Piauí e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os processos de desenvolvimento de competências e habilidades envolvem múltiplas dimensões. De acordo com esses referenciais, o princípio que orienta a organização curricular é a:

  • A delimitação de cada área de conhecimento em atividades autônomas, privilegiando conteúdos específicos.
  • B concentração dos processos de avaliação em resultados quantitativos, estruturando metas uniformes.
  • C flexibilização de percursos de aprendizagem, incentivando parcerias colaborativas e integração temática.
  • D ênfase no uso de estratégias de transmissão direta de saberes, centralizando o processo no docente.

Refletir sobre o currículo implica pensar na identidade do trabalho com as crianças nas instituições de Educação Infantil. Nessa perspectiva, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. O currículo prescritivo e o interesse dos grupos dominantes estão imbricados em uma parceria histórica poderosa que estrutura essencialmente o currículo e efetivamente subverte qualquer tentativa de inovações ou reformas.


PORQUE


II. Essa teoria curricular poderia fornecer padrões residuais de reprodução social, mas sua crescente disfuncionalidade econômica põe em questão a sua permanência, em virtude dos interesses econômicos poderosos e das pressões globais.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece princípios e diretrizes para a organização curricular da Educação Básica no Brasil. Considerando sua estrutura e as implicações para a prática pedagógica, analise as assertivas abaixo sobre o documento:


I. Tem caráter prescritivo, definindo integralmente os conteúdos e metodologias a serem adotados pelos sistemas de ensino, garantindo uniformidade curricular em todo o território nacional.

II. Adota o conceito de competências como eixo estruturante, integrando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários à formação integral dos estudantes.

III. Sua implementação exige a reelaboração dos currículos estaduais e municipais, respeitando especificidades regionais e culturais, desde que garantidos os direitos de aprendizagem estabelecidos.

IV. Considera a Educação Infantil como uma etapa com finalidades próprias, estruturada em campos de experiência que favorecem o desenvolvimento integral da criança.

V. Preconiza que o Ensino Médio deve ser organizado exclusivamente por meio da oferta de itinerários formativos, eliminando a obrigatoriedade das disciplinas tradicionais do núcleo comum.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I, IV e V.
  • B Apenas I, II e III.
  • C Apenas I, III e V.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E Apenas III, IV e V.

Sobre a Educação 5.0 e o papel do currículo, das metodologias e das tecnologias digitais, analise as assertivas abaixo:


I. A Educação 5.0 valoriza exclusivamente o desenvolvimento cognitivo, sem considerar competências socioemocionais ou soft skills.

II. O aprender junto e o compartilhamento de conhecimentos são essenciais, cabendo ao professor o papel de tutor e mediador no processo de ensino.

III. Na Educação 5.0, o currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais devem estar interligados, contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto socioemocional dos estudantes.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

A articulação entre a escola e a sociedade contemporânea requer práticas pedagógicas que estejam alinhadas às demandas do mundo atual. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve adequadamente uma abordagem que contribui para essa articulação.

  • A Inserir tecnologias inovadoras no currículo escolar, priorizando a familiaridade com ferramentas digitais acima do desenvolvimento crítico e ético.
  • B Priorizar a formação de competências técnicas voltadas exclusivamente para demandas do mercado de trabalho, em detrimento de questões éticas e cidadãs.
  • C Centralizar o ensino em conteúdos formais e padronizados, reduzindo a flexibilidade curricular para evitar lacunas de conhecimento acadêmico.
  • D Estimular a interdisciplinaridade e o diálogo entre diferentes saberes, conectando questões curriculares com desafios sociais, culturais e ambientais.
  • E Basear o planejamento pedagógico em atividades desconectadas de contextos sociais para fortalecer o caráter universalista da educação.