Questões de Concepções de currículo (Pedagogia)

Limpar Busca

Ana, diretora de uma escola pública de Ensino Fundamental, está organizando a grade curricular para o próximo ano letivo. Ela precisa garantir que a escola esteja cumprindo todas as suas incumbências legais. Qual das alternativas abaixo Ana NÃO precisa considerar ao elaborar a grade curricular?

  • A Incluir disciplinas obrigatórias previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como Língua Portuguesa, Matemática e História.
  • B Oferecer atividades extracurriculares que promovam a cultura, o esporte e o lazer.
  • C Atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
  • D Garantir a progressão continuada dos alunos nos diferentes níveis de ensino.
  • E Garantir serviços de transporte escolar aos alunos.
“As adaptações curriculares não visam à adaptação da criança ao currículo, mas o inverso: ajustar o currículo às necessidades específicas da criança” (BRASIL. MEC, 2001a).”

Porque:

O currículo, nesta visão, é um instrumento que pode ser transformado para beneficiar o desenvolvimento pessoal e social dos educandos, resultando em alterações que podem ser de maior ou menor expressividade.

Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:
  • A As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. 
  • C A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • D A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • E As duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.

Sobre o Currículo na escola, analise o excerto:

“O Currículo, enquanto Projeto Educacional, é um guia para quem o desenvolve e torna-se um instrumento que orienta a prática pedagógica que deve considerar as condições reais de onde vai ser realizado, situando-se entre as intenções, princípios e orientações pedagógicas” (Ferreira e Michels, 2018, p.107).

As reformas curriculares implementadas após a promulgação da atual LDBEN e, recentemente, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica (BNCC), fundamentam-se em princípios ideológicos

  • A clássicos.
  • B marxistas.
  • C neoliberais.
  • D anarquistas.

As adequações curriculares se constituem como possibilidades educacionais para atender às manifestações de dificuldades de aprendizagem dos alunos, envolvendo graduais e progressivas adequações, podendo ser consideradas significativas e não significativas. As adequações organizativas no âmbito da adequação não significativa do currículo têm um caráter facilitador do processo e diz respeito

  • A à seleção das técnicas e instrumentos utilizados par avaliar o aluno.
  • B à eliminação de objetivos básicos, introdução de objetivos específicos alternativos e complementares.
  • C ao tipo de agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino e de aprendizagem.
  • D à organização significativamente diferenciada da sala de aula para atender às necessidades específicas do aluno.

A  Adequação Curricular é um registro das atividades diversificadas, as quais não se enquadram somente em procedimentos interventivos diferentes para cada aluno, mas também com estratégias diferenciadas e comandos adequados, sendo o aluno diagnosticado ou não. Seu objetivo é

  • A modificar o currículo por meio de estratégias interventivas que garantam a inclusão dos alunos com deficiência e delimite os espaços dos discentes sem deficiência.
  • B formalizar o currículo oculto com o suporte da equipe multidisciplinar, expressando o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
  • C formalizar, em registros, as estratégias interventivas individualizadas e arquivar para os próximos educadores e equipes multidisciplinares o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
  • D realizar estratégias interventivas individualizadas discente e arquivar, para as equipes multidisciplinares conhecerem o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.