Questões de Componentes Curriculares (Pedagogia)

Limpar Busca

Acerca do Currículo, marque a opção INCORRETA.

  • A O Currículo é um dos mediadores do Projeto Político-Pedagógico.
  • B O Currículo é uma sistematização do que é ensinar e aprender.
  • C O Currículo diz respeito, exclusivamente, aos conteúdos que devem ser ensinados.
  • D O Currículo diz respeito aos conteúdos escolares, as metodologias praticadas no ensino, as condutas e atitudes no exercício da atividade estudantil, entre outros aspectos.

De que forma podemos justificar a inserção de temas como o da cidadania na elaboração de um currículo?

  • A Todo indivíduo tem direito de aprender a defender-se das mazelas políticas dos governantes e a escola tem a obrigação de prepará-lo para isso.
  • B Com a implantação dos sistemas de gestão democrática a sociedade passou a influenciar diretamente em todas as práticas das instituições de ensino, modificando, inclusive, a elaboração do currículo que hoje visa atender às suas necessidades.
  • C Atualmente a educação deixou de lado seu papel na formação intelectual e passou a ser identificada como um meio através do qual o indivíduo receberá toda a sua formação política e social.
  • D A capacidade de posicionar-se criticamente diante dos desafios econômicos, políticos, sociais e culturais aos quais todo indivíduo está sujeito é uma habilidade que pode ser desenvolvida durante o processo de aprendizagem.

Currículo é uma área de conhecimento bastante discutida. O termo currículo tem inúmeras definições e muitas destas permeiam o que se denomina como currículo no cotidiano escolar. Sobre teorias de currículo, julgue as assertivas a seguir.


I- William Pinar é considerado um dos grandes autores do processo de reconceptualização do currículo.

II- William Kilpatrick (1871-1965) e Franklin Bobbitt (1876-1956) são considerados representantes da Escola Nova.

III- Os trabalhos de Basil Bernstein (1924-2000) são considerados basilares para a Nova Sociologia da Educação (NSE).

IV- Michael Young e Paulo Freire (1921-1997) são considerados expoentes da Nova Sociologia da Educação (NSE).

V- Henry Giroux integra Estudos Culturais e Educação. Propõe o currículo como política cultural ao retomar propostas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997).


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, IV e V.
  • B I, III e V.
  • C I e IV.
  • D II, III e IV.
  • E II e V.
O currículo escolar contempla aspectos, como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, cultura, linguagens, interligada a Matemática, Português, Ciências, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Educação Religiosa. Com base na informação acima assinale a alternativa que corresponde as teorias críticas do currículo:
  • A Aborda que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que implica relação de poder. Preocupa-se com a relação entre saber, identidade e poder.
  • B Visa preparar o indivíduo para o trabalho especializado. Proporciona uma educação geral através de práticas de memorização.
  • C Afirma que currículo produz relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal.
  • D Critica a desvalorização histórico-cultural de grupos étnicos e os conceitos de modernidade.

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão certas diretrizes. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às diretrizes:

  • A A difusão de valores fundamentais ao interesse comerciário, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
  • B Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
  • C Orientação para o trabalho.
  • D Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.