Questões de Componentes Curriculares (Pedagogia)

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Ana, diretora de uma escola pública de Ensino Fundamental, está organizando a grade curricular para o próximo ano letivo. Ela precisa garantir que a escola esteja cumprindo todas as suas incumbências legais. Qual das alternativas abaixo Ana NÃO precisa considerar ao elaborar a grade curricular?

  • A Incluir disciplinas obrigatórias previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como Língua Portuguesa, Matemática e História.
  • B Oferecer atividades extracurriculares que promovam a cultura, o esporte e o lazer.
  • C Atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
  • D Garantir a progressão continuada dos alunos nos diferentes níveis de ensino.
  • E Garantir serviços de transporte escolar aos alunos.

Uma das manifestações do currículo é aquela que de fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do projeto pedagógico, como o que fica na percepção dos alunos. Esta definição corresponde ao currículo

  • A oficial.
  • B oculto.
  • C formal.
  • D real.

Sobre o Currículo na escola, analise o excerto:

“O Currículo, enquanto Projeto Educacional, é um guia para quem o desenvolve e torna-se um instrumento que orienta a prática pedagógica que deve considerar as condições reais de onde vai ser realizado, situando-se entre as intenções, princípios e orientações pedagógicas” (Ferreira e Michels, 2018, p.107).

As reformas curriculares implementadas após a promulgação da atual LDBEN e, recentemente, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica (BNCC), fundamentam-se em princípios ideológicos

  • A clássicos.
  • B marxistas.
  • C neoliberais.
  • D anarquistas.

As adequações curriculares se constituem como possibilidades educacionais para atender às manifestações de dificuldades de aprendizagem dos alunos, envolvendo graduais e progressivas adequações, podendo ser consideradas significativas e não significativas. As adequações organizativas no âmbito da adequação não significativa do currículo têm um caráter facilitador do processo e diz respeito

  • A à seleção das técnicas e instrumentos utilizados par avaliar o aluno.
  • B à eliminação de objetivos básicos, introdução de objetivos específicos alternativos e complementares.
  • C ao tipo de agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino e de aprendizagem.
  • D à organização significativamente diferenciada da sala de aula para atender às necessidades específicas do aluno.
Discutir o currículo nem sempre é uma tarefa fácil, até porque o ele pode ter diferentes definições e, muitas vezes, a prática prevista nele não leva à formação de sujeitos capazes de exercer sua cidadania de forma crítica. O currículo agrega conteúdos, valores, técnicas, significados e muitos outros aspectos que precisam estar presentes no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Moreira (2007, p. 17), é possível encontrar diferentes definições, mas se destaca aquelas apresentadas e influenciadas por fatores políticos, históricos, socioeconômicos e culturais. Diante do exposto e, ainda, considerando a construção de um currículo significativo, supõe-se discutir aspectos relevantes presentes na sociedade; analise-os.

I. Buscar no currículo a contextualização histórica e cultural, favorecendo o desenvolvimento pleno do aluno.
II. Abandonar os velhos esquemas reducionistas nos quais se valorizam o ensino por memorização e a fragmentação nas disciplinas.
III. Entender a diversidade como uma construção histórica, cultural e social das diferenças, devendo ser apenas inserida no currículo como tema transversal.
IV. Inserir Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no espaço escolar pressupõe uma nova forma de conceber o currículo, ou seja, um currículo articulado com e para a sociedade contemporânea.

Está correto o que afirma em 
  • A I, II, III e IV.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.