Questões de Legislação da Educação (Pedagogia)

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O histórico do ensino de artes e o ensino da Arte na contemporaneidade, segundo Ferraz e Fusari (2009), com a nova LDB nº 9694/96, e _______________________________ inicia-se um novo processo histórico do ensino e aprendizagem da arte; ainda no primeiro momento de divulgação, a situação do ensino de arte no Brasil mostrava grande diversidade, em algumas regiões havia professores atualizados, em outras professores com licenciatura em outras disciplinas é quem ministravam as aulas de arte sem muita clareza curricular.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • B Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte
  • C Semana de Arte Moderna
  • D Escola de Belas Artes

O Currículo do Território Catarinense foi tecido levando em conta a Base Nacional Comum Curricular, aprovada e legitimada em dezembro de 2017. Contudo, vale ressaltar que o Estado de Santa Catarina tem um percurso histórico e cultural nos seus currículos, que necessita da compreensão, do respeito e das (re)significações nos percursos que vão se modificando e alinhando ao longo do tempo. A Arte no currículo do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), organizando-a em blocos de habilidades e conteúdos, com ênfase em alguns aspectos.

Arte no currículo do Ensino Fundamental

PERCURSOS FORMATIVOS EM ARTE

1. Bloco 1 -Turmas 1º e 2º

2. Bloco 2 - Turmas 3º, 4º e 5º

3. Bloco 3 - Turmas 6º e 7º

4. Bloco 4 - Turmas 8º e 9º


( ) Arte e cultura nacional e internacional

( ) Arte e cultura local, regional e catarinense

( ) Arte contemporânea

( ) Alfabetização em Arte

Fonte: Elaborado pelos autores com base na BNCC (BRASIL, 2017)


Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A 2 – 3 – 1 – 4.
  • B 4 – 3 – 1 – 2.
  • C 3 – 2 – 4 – 1.
  • D 1 – 3 – 2 – 4.

O Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que consideram profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos.

Assinale a alternativa que não está enquadrada como fundamento.

Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

  • A a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
  • B a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.
  • C o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
  • D a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.

Assinale a alternativa incorreta.


De acordo com o Art. 16 da LDB, o sistema federal de ensino compreende:

  • A as instituições de ensino fundamental mantidas pelos munícipes.
  • B as instituições de ensino mantidas pela União.
  • C os órgãos federais de educação.
  • D as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos princípios e fins da Educação Nacional.


( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F.
  • B V – V – V.
  • C V – F – F.
  • D F – F – V.
  • E F – F – F.