Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

A formação do educando é de suma importância para a escola; entretanto faz-se necessária a articulação de coletivos à integração ao espaço escolar. Neste sentido, a família ou os responsáveis pelo aluno podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem sendo chamados à reunirem-se com a escola.
Nessa ação está a ideia de que

  • A a articulação entre os coletivos constitui-se como mecanismo da democracia, potencializando o processo ensino-aprendizagem na solução das demandas pedagógicas apontadas pelos educandos.
  • B cabe aos gestores, exclusivamente, manter a perspectiva tradicional da escola centrada em si, pois é a escola a responsável pelos processos de ensino-aprendizagem.
  • C os processos pedagógicos devem ser apresentados à família, que deve cumprir com o planejamento escolar.
  • D a participação promove o rompimento da autonomia da instituição nas escolhas pedagógicas para os alunos.
  • E os responsáveis são chamados na escola para serem informados das dificuldades dos alunos, pois são eles que irão resolver as demandas elencadas pelos professores.

Pedagogia e didática são conceitos fundamentais para a prática educacional que, embora se entrelacem a todo momento, referem-se a dimensões distintas.
Assinale a opção que define corretamente a didática.

  • A Estudo sistemático dos sistemas de educação, abordando sua importância em cada contexto histórico.
  • B Análise dos valores filosóficos que fundamentam as práticas escolares e orientam os objetivos da educação.
  • C Investigação do papel social e cultural da educação na formação do indivíduo e na transformação da sociedade.
  • D Teoria geral da condução do processo educacional, incluindo os princípios e objetivos que o orientam.
  • E Arte e ciência de ensinar, focando nas metodologias, estratégias e técnicas de transmissão do conhecimento.

“Uma professora observa a queda do interesse de seus alunos, tanto em relação às aulas convencionais quanto em relação aos acontecimentos sociais ao seu redor. Ciente da necessidade de estimular a conscientização, promover o diálogo, vincular o ensino às vivências dos estudantes e motivar iniciativas transformadoras, ela enfrenta o desafio de concretizar esses objetivos na sua abordagem pedagógica.”
Na situação acima, a professora poderia cumprir o seu intento ao adotar a ideia de

  • A pedagogia direta.
  • B subsunçores.
  • C instrução programada.
  • D competência.
  • E temas-geradores.

“Na tentativa de adotar uma nova forma de avaliação em sua turma, uma professora distribuiu um questionário para entender as dificuldades de aprendizado dos alunos e oferecer um feedback mais personalizado. No entanto, ela anunciou que os resultados do questionário influenciariam diretamente as notas finais. Isso levou os alunos a responderem com base no que supunham ser o que a professora queria ouvir, visando a maximizar suas notas.”
Na situação acima, a atitude da professora gerou efeitos indesejados. Assinale a opção que descreve corretamente o ocorrido.

  • A A professora tentou aplicar uma avaliação formativa, mas sua abordagem transformou-se em uma avaliação somativa, com os alunos priorizando o impacto nas notas finais.
  • B A professora escolheu permanecer com uma metodologia de avaliação tradicional, empregando questionários como instrumento principal para medir o aprendizado dos alunos.
  • C A professora converteu uma ferramenta originalmente quantitativa em uma abordagem qualitativa de avaliação, focada em compreender melhor os estudantes.
  • D A professora introduziu um exame classificatório, visando ranquear os alunos por desempenho, mas acabou tendo resultados insatisfatórios e gerando desengajamento.
  • E A professora provocou uma falta de orientação entre os alunos sobre como suas performances seriam avaliadas ao eliminar os critérios quantitativos.

Julgue o item subsequente.


A formação continuada dos professores é uma atividade que se volta para universos pedagógicos que deram certo no passado e suas articulações com a escola em que se está agora, ou seja, devemos pensar no passado, no presente e no futuro da educação. 

  • Certo
  • Errado