Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia)

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As experiências, individuais e coletivas, que são vivenciadas pelas crianças no contexto das instituições de Educação Infantil, permitem, dentre tantas aprendizagens, EXCETO:

  • A lidar com conflitos e entender direitos e obrigações.
  • B perceber a pouca importância do cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  • C desenvolvimento de identidade pessoal.
  • D desenvolvimento de autonomia e confiança em suas próprias habilidades.

Leia as opções abaixo e assinale a única que não representa a prática pedagógica do professor da primeira infância.

  • A Esse profissional não considera os princípios éticos, políticos e estéticos.
  • B Esse profissional garante que as crianças tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento vivenciados cotidianamente.
  • C Esse profissional considera a criança o centro do planejamento.
  • D Esse profissional documenta e registra as aprendizagens e o desenvolvimento coletivo e individual das crianças.
São características da pedagogia de Loris Malaguzzi:
  • A Pedagogia da escuta, documentação pedagógica, currículo emergente, participação e pesquisa;
  • B Pedagogia da diferença, avaliação comparativa e somativa, currículo previamente determinado e estudos individuais e coletivos;
  • C Pedagogia científica, avaliação diagnóstica e cumulativa, currículo previamente determinado e pesquisa;
  • D Pedagogia nova, avaliação diagnóstica, ativismo infantil e treino das habilidades infantis por meio dos jogos;
  • E Pedagogia histórico-crítica, avaliação formativa, preparação, e aplicação dos conteúdos socialmente relevantes para a sociedade.

Libâneo (1994) defende que a Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Tendo isso como pressuposto, marque a opção correta sobre a relação da Didática com o processo de ensino e aprendizagem.

  • A A Didática estabelece relação apenas com as metodologias, não possuindo relação com nenhum outro campo do conhecimento pedagógico.
  • B A Didática converte objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino. Nesse sentido, seleciona conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecendo vínculo entre ensino e aprendizagem.
  • C A Didática diz respeito ao “o quê” e “como”, mas de forma desarticulada e descontextualizada.
  • D À Didática não cabe pensar as ligações, relações e nexos entre o ensino e a aprendizagem.

Segundo Vera Maria Candau, para pensarmos e concebermos práticas pedagógicas cada vez mais dialógicas, inclusivas e promotoras de aprendizagem, é preciso, sempre, repensar a Didática. Mas não uma Didática vinculada apenas ao “como fazer”. É preciso ir além, na busca de superação de uma perspectiva reprodutora. Nesse sentido, com vistas a potencializar o processo de ensino e aprendizagem, segundo Candau (1988), a Didática precisa assumir uma identidade:

  • A multidimensional.
  • B neutra.
  • C unidirecional.
  • D instrumental.