Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Para Vasconcelos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, quais sejam:


I. Onde estamos (o que está sendo).

II. Para onde queremos ir (como deveria ser).

III. O que fazer (o que fazer para vir a ser).


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Na organização curricular do curso de formação inicial de professor para a Educação Básica há a obrigatoriedade de 800 horas (oitocentas horas) de prática pedagógica sendo 400h em situação real de trabalho em ambiente de ensino e aprendizagem, em projeto definido pela IES e constantes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e 400h distribuídas ao longo do curso entre os conteúdos dos itens anteriores.
Constituem-se como ambiente de ensino e aprendizagem:

  • A trabalho em grupo nas aulas- atividades de iniciação à docência – estágio - residência pedagógica – visitas guiadas.
  • B visitas guiadas - trabalho em grupo nas aulas – estágio - residência pedagógica - prática clínica.
  • C monitoria - atividades de iniciação à docência – estágio - residência pedagógica - prática clínica.
  • D monitoria - visitas guiadas – estágio - residência pedagógica - trabalho em grupo nas aulas.
  • E monitoria - atividades de iniciação à docência – estágio - residência pedagógica - trabalho em grupo nas aulas.

De acordo com Moran, a aprendizagem acontece nas múltiplas buscas que cada um faz a partir dos: I. Interesses. II. Curiosidade. III. Necessidades.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Para Moran, a aprendizagem acontece em um ambiente social cada vez mais:

  • A Simples, estático e previsível.
  • B Dinâmico, previsível e hierárquico.
  • C Complexo, dinâmico e imprevisível.
  • D Múltiplo, simples e estático.
  • E Individual, imprevisível e político.

De acordo com Bergmann, a ideia básica da aprendizagem para o domínio consiste em que os alunos alcancem uma série de objetivos no próprio ritmo. Analise as assertivas abaixo quanto aos principais componentes da aprendizagem para o domínio.


I. Os alunos trabalham em pequenos grupos ou individualmente, em ritmo adequado.

II. O professor faz a avaliação formativa e estima o grau de compreensão dos alunos.

III. Os alunos demonstram domínio dos objetivos, por meio de avaliações somativas. Aos alunos que não dominam determinado objetivo, oferecem-se meios de recuperação.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.