Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

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Ana, diretora de uma escola pública de Ensino Fundamental, está organizando a grade curricular para o próximo ano letivo. Ela precisa garantir que a escola esteja cumprindo todas as suas incumbências legais. Qual das alternativas abaixo Ana NÃO precisa considerar ao elaborar a grade curricular?

  • A Incluir disciplinas obrigatórias previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como Língua Portuguesa, Matemática e História.
  • B Oferecer atividades extracurriculares que promovam a cultura, o esporte e o lazer.
  • C Atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
  • D Garantir a progressão continuada dos alunos nos diferentes níveis de ensino.
  • E Garantir serviços de transporte escolar aos alunos.
São “recursos e serviços educacionais especiais para apoiar, complementar, suplementar ou, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns” (BRASIL. MEC, 2001b). Notem que o documento oficial fala até mesmo em substituição do ensino regular, já que “crianças mais vulneráveis à exclusão terão maior eficácia e melhor qualidade de ensino nas escolas de educação especializada” (BAPTISTA, 2008). A afirmativa se refere: 
  • A Atendimento Educacional Especializado.
  • B Atendimento Domiciliar.
  • C Intervenção Pedagógica.
  • D Adaptações curriculares. 
  • E Intervenção psicopedagógica.

Uma das manifestações do currículo é aquela que de fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do projeto pedagógico, como o que fica na percepção dos alunos. Esta definição corresponde ao currículo

  • A oficial.
  • B oculto.
  • C formal.
  • D real.
“As adaptações curriculares não visam à adaptação da criança ao currículo, mas o inverso: ajustar o currículo às necessidades específicas da criança” (BRASIL. MEC, 2001a).”

Porque:

O currículo, nesta visão, é um instrumento que pode ser transformado para beneficiar o desenvolvimento pessoal e social dos educandos, resultando em alterações que podem ser de maior ou menor expressividade.

Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:
  • A As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. 
  • C A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • D A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • E As duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.

Sobre determinada prática pedagógica, analise as características abaixo:

• Envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.

• Serve como referência para a gestão e a organização do conhecimento escolar ao dispor sobre os conteúdos a serem estudados e o modo como serão abordados em sala de aula, além de estabelecer as metodologias e estratégias de aprendizagem adotadas pela escola.

• Trata-se de um documento normativo que compreende os objetivos de aprendizagem e as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, além de orientar o trabalho dos professores para cumprir esse propósito.

As características acima definem o(a):

  • A Plano estratégico escolar.
  • B Planejamento escolar.
  • C Plano setorial.
  • D Plano de aula.
  • E Currículo escolar.