Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

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É inegável a pluralidade cultural do mundo em que vivemos e que se manifesta, de forma impetuosa, em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas salas de aula. Conforme Moreira e Candau (2007), se pretendermos abrir espaço na escola para a complexa interpenetração das culturas e para a pluralidade cultural, tanto as manifestações culturais hegemônicas como as subalternizadas precisam integrar o currículo e ser

  • A tratado como conteúdo neutro.
  • B ensinado de forma homogênea.
  • C objeto de apreciação e crítica.
  • D aprendido como conhecimento universal.
  • E referência única para análise pedagógica.

Para responder à questão, leia o seguinte texto adaptado:
No coração do Projeto Político-Pedagógico, está ___________definido(a) como um conjunto de práticas culturais que reúne saberes/conhecimentos e modos de se lidar com estes, além das relações interpessoais vivenciadas no ambiente educativo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação (2012).

  • A a metodologia de ensino
  • B o currículo da escola
  • C o plano de aula
  • D o regimento escolar
  • E a didática dos docentes

Garantir às crianças negras um trato digno na Educação Infantil significa retirá-las do lugar da injustiça e da não humanidade impostas pelo racismo. Conforme Gomes (2019), construir um currículo emancipatório na Educação Infantil que compreenda a raça como um dos seus eixos epistemológicos e pedagógicos

  • A significa compreender os sujeitos da educação inseridos no mundo.
  • B consiste em enxergar os sujeitos escolares fora dos contextos sociais.
  • C implica tratar os sujeitos educacionais como peças de um sistema fixo.
  • D pressupõe aceitar os indivíduos da educação como neutros culturalmente.
  • E envolve entender os sujeitos escolares como homogêneos no aprendizado.

Ao discutirem o currículo como um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar, Moreira e Candau (2007) afirmam que o grande desafio que a escola está chamada a enfrentar é

  • A definir quais aspectos da diversidade são aceitáveis dentro do ambiente escolar.
  • B abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas.
  • C restringir a diversidade e a diferença para garantir a harmonia na escola.
  • D filtrar as manifestações culturais para assegurar um currículo equilibrado.
  • E uniformizar as práticas culturais como forma de promover a inclusão.

Conforme o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013), na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campinas, o currículo é

  • A concebido como agrupamento de atividades que se pretende desenvolver, tendo em vista determinadas prontidões que os educadores esperam que as crianças devam ter em certo nível ou certa etapa de ensino.
  • B constituído na relação que se dá no âmbito educativo com as crianças, suas famílias e as equipes educacionais, no mundo da cultura, considerando todos os sujeitos socioculturais que produzem culturas.
  • C tratado como rol de conteúdos a serem trabalhados por todos os profissionais de Educação Infantil e aprendidos por todos os bebês e as crianças pequenas ao longo do ano letivo.
  • D entendido como um conjunto de orientações e propostas etapistas, elencadas por adultos que esperam determinadas manifestações nos bebês e nas crianças pequenas, em uma idade específica ou em tempo definido.
  • E embasado na imposição centralizada de diretrizes que visam homogeneizar a educação dos bebês e das crianças pequenas, balizamento e demarcando genericamente as práticas pedagógicas.