Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

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Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é INCORRETO afirmar:

  • A Explicita seu compromisso com a educação integral, a partir da defesa da escola em tempo integral para todos os estudantes da educação básica, com aulas nos turnos matutino e vespertino.
  • B Define competência como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • C Na Educação Infantil, devem ser assegurados os seguintes direitos de aprendizagem às crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
  • D O Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento que se intersectam na formação dos alunos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Considere as competências:
I. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. II. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. III. Argumentar com base em fatos, dados e informações disponíveis nas mais variadas fontes, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões, a partir dos conhecimentos das ciências e das religiões, com respeito e compromisso com a promoção dos direitos humanos, da família, dos bons costumes e da consciência socioambiental. IV. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são competências gerais da Educação Básica:

  • A I e IV, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.

Com o intuito de melhorar a formação dos docentes, o Ministério da Educação tem desenvolvido uma série de programas nos últimos anos. Sobre o tema, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em 2017 a Capes divulgou o Boletim Informativo dos Resultados da Pesquisa com os Estudantes do Sistema UAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil) com dados provenientes de um questionário aplicado em escala nacional, com o objetivo de obter informações a respeito da percepção sobre a qualidade dos cursos e o grau de expectativa dos estudantes que ingressaram no sistema. Quando questionados sobre o desempenho do curso que escolheram, 67,8% selecionaram a opção “ /foi péssimo”, o que demonstra a grande insatisfação dos estudantes em relação à qualidade dos cursos ofertados pelo Sistema UAB. ( ) A Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica é coordenada pelo Ministério da Educação, e deve ser coerente com: as Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os processos de avaliação da educação básica e superior; os programas e as ações supletivas do referido Ministério; e as iniciativas e os programas de formação implementados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios. ( ) Dentre os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), encontram-se: contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. De acordo com o Ministério da Educação, os principais impactos do PIBID são: queda da evasão e incremento da procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica; e indicação de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em escolas participantes. ( ) Cabe aos Fóruns Estaduais Permanentes e ao Fórum Permanente do Distrito Federal de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica: elaborar e propor plano estratégico estadual ou distrital, conforme o caso, para a formação dos profissionais da educação, com base no Planejamento Estratégico Nacional; acompanhar a execução do referido plano, avaliar e propor eventuais ajustes, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo das ações integradas e colaborativas por ele propostas; e manter agenda permanente de debates para o aperfeiçoamento da política nacional e de sua integração com as ações locais de formação.
Marque a sequência correta.

  • A F, V, V, V
  • B V, F, V, F
  • C V, F, F, F
  • D F, V, F, V

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é INCORRETO afirmar:

  • A Na BNCC, o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo desse etapa.
  • B É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver, da educação infantil ao ensino superior, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação.
  • C Tem como um de seus marcos legais o Inciso IV do Artigo 9º da Lei n.º 9.394/1996, que afirma que cabe à União “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”.
  • D Apresenta dez competências para a Educação Básica. Uma delas consiste em: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico e cultural”.
Segundo a BNCC (BRASIL, 2018, p.44), os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a educação infantil deve ser:
  • A Sequencialmente organizados em cinco (05) grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças: berçário, Infantil I, Infantil II, Infantil III, Infantil IV e Infantil V;
  • B Organizados em grupos da seguinte forma: bebês (zero a 1 ano e 6 meses); crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses);
  • C Organizados por faixa etária de forma rígida, já que as crianças de cada grupo têm características e ritmos de aprendizagem e desenvolvimento muito semelhantes, garantindo-se, assim, que todas as crianças sejam tratadas igualmente;
  • D Organizados por habilidades e competências e não por faixa etária, pois é importante que os bebês e as crianças pequenas convivam com crianças de idades diferentes e com os que têm características semelhantes às suas;
  • E Organizados por grupos de interesses iguais, já que as crianças devem estar juntas das que tem interesses semelhantes aos seus para que consigam avançar em suas descobertas e ter um bom rendimento escolar.