Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que reflete corretamente o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira.

  • A A BNCC é um documento opcional, sem obrigatoriedade para as escolas públicas ou privadas, podendo ser substituído pelos parâmetros curriculares da educação básica para facilitar a aplicabilidade dos conteúdos.
  • B A BNCC se aplica apenas à educação infantil e ao ensino fundamental, sem contemplar o ensino médio, visto que o ensino médio e superior ainda são regidos pela LDB 9394/96, que precisa ser regulamentada.
  • C A BNCC é um documento normativo que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes da educação básica, garantindo um currículo comum e respeitando as especificidades regionais.
  • D A BNCC impõe um currículo fixo, sem flexibilidade para as realidades regionais, para garantir que todos os estudantes tenham os mesmos conteúdos e possam disputar a mesma vaga na universidade pública gratuita.
  • E A BNCC tem como principal objetivo a preparação dos estudantes para exames internacionais para aumentar e escalonar nossos índices avaliativos na Língua Portuguesa, das ciências e da Matemática.

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, em seu artigo 4º da Base Nacional Comum Curricular, em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), aplica-se à Educação Básica, e fundamenta-se nas seguintes competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes:

1. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base em princípios morais, democráticos, inclusivos, capacitistas e solidários.
2. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
3. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
4. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
5. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

A avaliação escolar, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, tem como objetivo:

  • A Identificar estudantes com altas habilidades.
  • B Fazer uma análise global e integral do estudante.
  • C Segregar os estudantes de acordo com suas aptidões.
  • D Preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
  • E Classificar os estudantes de acordo com seus desempenhos acadêmicos.

Assinale a alternativa que reflete corretamente as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

  • A As competências gerais da BNCC focam exclusivamente no desenvolvimento acadêmico, sem considerar habilidades emocionais.
  • B As competências gerais da BNCC são baseadas apenas em habilidades técnicas para preparar os alunos para o mercado de trabalho.
  • C A BNCC define apenas competências acadêmicas, deixando de lado aspectos como ética e cidadania porque isso não importa.
  • D A BNCC prioriza a preparação para exames e avaliações de desempenho nas competências gerais, preparando os estudantes para o mercado de trabalho.
  • E A BNCC estabelece dez competências gerais que visam promover o desenvolvimento integral, incluindo competências cognitivas, emocionais, sociais e culturais, como a responsabilidade e a cidadania.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é a principal orientação para a Educação Infantil?

  • A A Educação Infantil deve garantir o desenvolvimento integral da criança, respeitando seus direitos de aprendizagem e promovendo interações e brincadeiras como eixos estruturantes.
  • B A Educação Infantil deve focar exclusivamente na alfabetização precoce e no ensino formal de disciplinas que envolvam brincadeiras e interações padronizadas para todas as crianças pequenas.
  • C A Educação Infantil deve priorizar o ensino de habilidades tecnológicas desde os primeiros anos de vida e que envolva brincadeiras e interações padronizadas para todas as crianças pequenas.
  • D A BNCC estabelece que a Educação Infantil deve seguir um currículo rígido, padrão em todo o território brasileiro, com horários fixos para todas as atividades para garantir a rotina para todos.
  • E A BNCC não apresenta diretrizes claras para a Educação Infantil, deixando a cargo das escolas decidirem o conteúdo e propondo de forma autônoma e decisiva as melhores intervenções.