Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conceito de educação integral adotado na BNCC pressupõe

  • A o desenvolvimento de competências com ênfase na assimilação e memorização de informações e na repetição de conteúdos.
  • B a formação voltada predominantemente à dimensão cognitiva do estudante, priorizando conteúdos curriculares teóricos e práticos.
  • C a valorização da disciplina como eixo central da aprendizagem e do sucesso escolar, independentemente da modalidade de ensino.
  • D a construção de processos educativos intencionais, alinhados às necessidades dos estudantes e às exigências da sociedade contemporânea.
  • E a preparação para responder às demandas do mercado de trabalho com foco em habilidades técnicas e conhecimentos tecnológicos.

Em uma turma de Ensino Fundamental, o professor de inglês decide trabalhar o gênero “notícia” como parte de um projeto interdisciplinar. Antes de construir seu planejamento, consulta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor compreender as orientações que o documento oferece para o trabalho com gêneros textuais na disciplina de língua inglesa.

Após a leitura do documento, o professor sente-se mais seguro para fazer sua proposta de atividade, que inclui três etapas:

I. A leitura de notícias recentes em português, sobre o Brasil, selecionadas pelo professor. O objetivo inicial é que estudantes ampliem seus horizontes sobre o que acontece ao seu redor no país. As primeiras tarefas na unidade buscam a identificação do gênero – por que foi escrito, onde, e para quem.
II. A transposição de uma das notícias lidas para o inglês, em um trabalho de grupo. Dentre as notícias em português analisadas, cada grupo seleciona uma de seu particular interesse, e a reescreve em inglês, simplificando-a para que se ajuste ao seu conhecimento da língua inglesa.
III. A revisão de erros produzidos pelos estudantes durante a escrita de seu texto em inglês. Partindo dos erros apresentam-se os aspectos linguísticos e de organização textual que caracterizam o gênero notícia e que devem ser respeitados em qualquer produção de texto no gênero.

O conteúdo da BNCC sobre o trabalho com gêneros textuais em língua inglesa permite avaliar as etapas propostas pelo professor e compreender como pertinentes as ponderações contidas na alternativa indicada a seguir.

  • A Considerando-se que esta é uma aula de inglês, a proposta da etapa I mostra-se irrelevante, já que gasta-se tempo precioso de aula para leitura em português. A análise sugerida deveria ser feita diretamente em um texto, de leitura fácil, na língua sendo aprendida.
  • B A leitura de textos do gênero notícias em português sugerida na etapa I revela-se relevante para estudantes entenderem que os gêneros ultrapassam fronteiras linguísticas. Porém, também notícias em inglês deveriam ser incluídas e analisadas nesta etapa da proposta.
  • C A etapa II é uma sequência natural da etapa I. Uma vez entendido o processo de criação de um gênero de texto, o estudante estará apto a reproduzi-los na língua inglesa, desde que conte com o auxílio do professor para a realização da tarefa.
  • D Ao permitir aos estudantes escreverem sobre temas de seu interesse, a etapa II corresponde às propostas de ensino de gêneros encontradas na literatura sobre o tema. Tal decisão didático-pedagógica favorece a motivação, e obedece a afirmações da BNCC sobre a valorização do saber local.
  • E A etapa III contém as orientações de maior pertinência para o professor e estudante de inglês como língua estrangeira. Embora foque o ensino de gêneros, a proposta do professor Luís é essencialmente de aprendizagem da língua estrangeira, na qual o ensino de aspectos linguísticos ocupa posição central.

O componente curricular História, tal como foi concebido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como um de seus principais objetivos [...] estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar em que vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas.

(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/educacao/ publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_6o_ao_9o_ano.pdf)

O excerto refere-se a um dos objetivos da BNCC, cuja aplicação no processo de ensino e aprendizado consiste em desenvolver nos estudantes

  • A a percepção dos comportamentos humanos na história como predominantemente imutáveis.
  • B a certeza da manipulação do saber histórico pelas classes socialmente privilegiadas.
  • C a dúvida sobre a relevância da história para o conhecimento das diversidades sociais.
  • D a noção da melhoria cultural dos povos ao longo dos períodos históricos.
  • E a faculdade de vincular as fontes históricas analisadas às condições tempo-espaciais.

Considerada a unidade temática relativa à probabilidade e estatística constante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental, é correto afirmar que o objeto de conhecimento que se inicia apenas no 8.º ano é a(o)

  • A leitura de dados em tabelas e gráficos de barras.
  • B análise de probabilidades de eventos aleatórios.
  • C representação das informações de diferentes formas, como gráficos e fluxogramas.
  • D princípio fundamental da contagem.
  • E cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis.

De acordo com a BNCC, entre as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos no ensino médio no âmbito da unidade temática de geometria e medidas está a habilidade de

  • A elaborar e resolver problemas, focando apenas em grandezas simples, sem explorar relações como razão ou produto presentes em contextos como velocidade ou densidade demográfica.
  • B desconsiderar as unidades de medida e suas conversões ao analisar textos científicos ou de mídia relacionados a avanços tecnológicos.
  • C desenvolver ações para a comunidade local que envolvam medições e cálculos de grandezas como perímetro, área, volume, capacidade ou massa.
  • D construir figuras e analisar elementos da natureza e produções humanas, utilizando apenas métodos convencionais que não envolvam as transformações isométricas ou homotéticas.
  • E resolver e elaborar problemas que envolvam triângulos, utilizando relações métricas, como as leis do seno e do cosseno, ou conceitos de congruência e semelhança apenas no contexto científico.