Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que todos os alunos da Educação Básica brasileira devem desenvolver ao longo da sua trajetória escolar. A respeito da BNCC, assinale a alternativa correta.

  • A A BNCC é um documento único e inflexível, que deve ser seguido à risca por todas as escolas do país, sem adaptações ou contextualizações.
  • B A BNCC é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
  • C A BNCC não se aplica à Educação Infantil, que possui diretrizes curriculares próprias.
  • D A BNCC define apenas os conteúdos que devem ser ensinados em cada disciplina, sem considerar o desenvolvimento de habilidades e competências.
  • E A BNCC é um documento que visa garantir a equidade e a qualidade da educação em todo o território nacional, mas não considera as desigualdades sociais e regionais existentes no país.

A professora Carol iniciou a sua aula com uma conversa sobre a importância do meio ambiente e os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo, bem como explicou o que é reciclagem e coleta seletiva, e como essas práticas podem contribuir para a preservação do planeta. O objetivo dessa conversa foi de conscientizar os alunos sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem para o meio ambiente. Com base na BNCC, que competência a professora Carol está desenvolvendo nos seus alunos?

  • A Repertório cultural.
  • B Responsabilidade e cidadania.
  • C Trabalho e Projeto de vida.
  • D Empatia e cooperação.
  • E Autoconhecimento e responsabilidade.
A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são: 

I. O eu, o outro e o nós; II. Corpo, gestos e movimentos; III. Traços, sons, cores e formas; IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação; V. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Estão corretas as afirmativas:
  • A I, II e III apenas
  • B I, II, III e V apenas
  • C I e II apenas
  • D I, II, III, IV e V
A área de Linguagens na Base Nacional Comum Curricular visa assegurar uma formação que possibilite aos estudantes a interação com as práticas de linguagem em diferentes modalidades. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Linguagens:

I - Determina as formas clássicas de expressão, a literatura clássica e a poesia tradicional, excluindo completamente manifestações artísticas mais contemporâneas.
II - Reconhece a importância de preparar os estudantes para compreender e utilizar diferentes formas de linguagem em suas interações cotidianas.
III - Destaca a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas que potencializam a comunicação, a expressão e a produção de conhecimento nas diferentes linguagens.
IV - Contempla somente a gramática e as formas tradicionais de expressão verbal, desconsiderando completamente outras formas de linguagem.
V - Incentiva a integração entre as disciplinas da área de Linguagens e outras áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem interdisciplinar.


Está correto o que se afirma em: 
  • A I, III e IV, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E II, III e V, apenas.

Os currículos e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) possuem papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da educação básica. Isso requer um conjunto de decisões com o objetivo de adequar as proposições da BNCC à realidade dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, considerando o contexto e características dos alunos. Para tanto, é preciso

  • A organizar de forma disciplinar os componentes curriculares.
  • B contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares.
  • C aplicar metodologias didático-pedagógicas padronizadas.
  • D construir procedimentos de avaliação.