Questões de Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A As atividades em sala de aula envolvem uma quantidade significativa de questionamento, resolução de problemas e de outras atividades de aprendizagem ativa, obrigando o aluno a recuperar, aplicar e ampliar o material aprendido on-line.
  • B Os alunos são condicionados e memorizarem o conteúdo passado pelo professor e depois a repetílo.
  • C Os alunos recebem feedback imediatamente após a realização das atividades presenciais.
  • D Os alunos são incentivados a participar das atividades on-line e das presenciais, sendo que elas são computadas na avaliação formal do aluno, ou seja, valem nota.
  • E Tanto o material a ser utilizado on-line quanto os ambientes de aprendizagem em sala de aula são altamente estruturados e bem planejados.

Para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para Vasconcellos, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender os seguintes elementos: I. Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação. II. Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atuar no sentido de sua transformação. III. Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transforma-la na direção desejada.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?

  • A Pedagogia participativa.
  • B Pedagogia Teacch.
  • C Pedagogia transmissiva.
  • D Pedagogia bilíngue.
  • E Pedagogia das inteligências múltiplas.

De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A comportamentalista
  • B positivista
  • C freudiana
  • D isomórfica
  • E darwiniana
A escolarização promove o avanço para além das características inatas, por meio da apropriação da cultura material e intelectual presente na atividade humana. O homem não nasce ou se faz naturalmente homem, como explica Saviani (2005), para saber pensar e sentir, para saber querer, agir ou avaliar é preciso aprender, o que implica o trabalho educativo. Nesse sentido não é correto afirmar que:
  • A O trabalho educativo é árduo, mas o homem como apresenta características natas, aprende com mais facilidade e sem mediação do outro.
  • B A educação humaniza o homem.
  • C O saber que importa à educação é aquele que resulta do processo de aprendizagem.
  • D O homem não aprende nada naturalmente.