Questões de Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo (Pedagogia)

Limpar Busca

Com base nas características da escola liberal tecnicista, analise as assertivas abaixo:


I. Visa a transformação social, utilizando a educação como meio para questionar e alterar a ordem social vigente.

II. A principal preocupação é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, sem foco em mudanças sociais.

III. Rejeita a tecnologia comportamental, buscando métodos tradicionais de ensino que não se articulam com o sistema produtivo.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Sobre a Educação 5.0 e o papel do currículo, das metodologias e das tecnologias digitais, analise as assertivas abaixo:


I. A Educação 5.0 valoriza exclusivamente o desenvolvimento cognitivo, sem considerar competências socioemocionais ou soft skills.

II. O aprender junto e o compartilhamento de conhecimentos são essenciais, cabendo ao professor o papel de tutor e mediador no processo de ensino.

III. Na Educação 5.0, o currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais devem estar interligados, contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto socioemocional dos estudantes.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Para atingir seus objetivos educacionais a escola só não investe em:

  • A Ambientes digitais de aprendizagem.
  • B Plataformas interativas.
  • C Métodos usuais de ensino.
  • D Recursos de letramento digital.
  • E Adoção de projetos PBL.

Em relação à metodologia da sala de aula invertida, assinale a alternativa correta.

  • A Na sala de aula invertida, o professor realiza todas as explicações teóricas durante as aulas presenciais, sem necessidade de fornecer material prévio para os alunos.
  • B O modelo da sala de aula invertida é incompatível com o ensino remoto, pois depende exclusivamente da interação presencial.
  • C Segundo Bergmann e Sams (2019), a aplicação da sala de aula invertida deve seguir um modelo único, sem adaptações para diferentes contextos.
  • D Na sala de aula invertida, os alunos são incentivados a interagir com materiais introdutórios, como vídeos e leituras, antes das aulas.
  • E A sala de aula invertida não utiliza Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), sendo sua aplicação limitada ao ensino tradicional.

Considerando as premissas fundamentais da teoria sociocultural de Lev Vygotsky (1896-1934), que, conforme o próprio nome indica, destacam a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças, julgue as asserções a seguir como pertinentes (P) ou não pertinentes (N):

( ) Visto que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também um processo social que ocorre por meio do compartilhamento de experiências e da comunicação constante com outras pessoas, a interação com pais, professores e colegas apresenta caráter secundário na construção do conhecimento na educação infantil.

( ) As crianças internalizam o conhecimento por meio de instrumentos culturais, tais como a linguagem, os símbolos e as ferramentas sociais, sendo a linguagem, em particular, o principal meio de mediação, pois é por meio dela que as crianças organizam seu pensamento, resolvem problemas e interagem com o mundo ao seu redor.

( ) O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação é fundamental para o desenvolvimento de estruturas cognitivas mais complexas, permitindo que a criança construa ativamente seu conhecimento, ajustando suas percepções e conceitos à medida que interage com o ambiente, ação determinante para o desenvolvimento cognitivo segundo a Teoria Vygotskiana.
( ) O professor ou adulto desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, não só como transmissor de conhecimento, mas também como facilitador da aprendizagem, razão por que deve orientar a criança por meio de diálogos e atividades que estimulem desafios cognitivos compatíveis com sua zona de desenvolvimento proximal.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:

  • A P-N-P-N.
  • B P-P-N-N.
  • C N-N-P-P.
  • D P-N-N-P.
  • E N-P-N-P.