Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização (Pedagogia)

Limpar Busca
Ivani Fazenda (2008, p. 21) afirma que "o conceito de interdisciplinaridade (...) encontra-se diretamente ligado ao conceito de disciplina, onde a interpenetração ocorre sem a destruição básica às ciências conferidos. Não se pode de forma alguma negar a evolução do conhecimento ignorando sua história". Compreendida assim, a Interdisciplinaridade:
  • A Promove a articulação entre as disciplinas, com a manutenção dos objetivos específicos de cada um, em oposição à visão fragmentada do conhecimento.
  • B Possibilita o não reconhecimento de outras disciplinas.
  • C Contribui para a fragmentação das disciplinas.
  • D Promove a articulação das práticas exclusivamente conservadoras, com a manutenção do fazer individual, negando à visão do todo.
  • E Promove a separação das disciplinas, mantém a manutenção da visão fragmentada do conhecimento.

Assinale a alternativa que traz a CORRETA noção de “interdisciplinaridade”, tomando por base o conhecimento histórico:

  • A É o conceito defendido por Braudel, no início do século XX, para aproximar a história apenas da geografia e está exemplificado no seu livro O mediterrâneo.
  • B Ela é a capacidade de um campo de saber se transformar, literalmente, em outro quando, por exemplo, um conceito como o de sensibilidades tem a capacidade de transformar a história em psicologia.
  • C A interdisciplinaridade corresponde à quebra dos muros que separa os campos de saber provocando uma ligação entre diversas disciplinas através da aproximação de conceitos, técnicas e métodos diferenciados.
  • D A interdisciplinaridade foi o conceito responsável pelo fim da história, ou seja, a história não existe enquanto disciplina, porque está fragmentada e perdeu a sua individualidade conceitual e metodológica.
  • E A interdisciplinaridade é inerente à produção do saber histórico, mas não pode ser expandida para o ensino de história e influenciar novos caminhos curriculares.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

  • A A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.
  • B Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.
  • C Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.
  • D Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

  • A Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.
  • B Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.
  • C Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.
  • D A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

  • A A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.
  • B Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.
  • C Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.
  • D Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.