Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a diferença entre trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, é correto afirmar que:

  • A Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade são termos sinônimos.
  • B Multidisciplinaridade integra conhecimentos de diferentes disciplinas sem interação entre elas.
  • C Interdisciplinaridade promove a integração e interação de conhecimentos de várias disciplinas.
  • D Interdisciplinaridade foca apenas em uma disciplina.
  • E Multidisciplinaridade é menos eficiente que a interdisciplinaridade.

Qual das seguintes alternativas melhor define o trabalho interdisciplinar na escola?

  • A Trabalho interdisciplinar é sinônimo de trabalho individual de cada professor.
  • B O trabalho interdisciplinar ocorre quando disciplinas são ensinadas isoladamente.
  • C O trabalho interdisciplinar integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão holística do aprendizado.
  • D O trabalho interdisciplinar é menos eficiente do que o ensino tradicional.
  • E O trabalho interdisciplinar deve ser evitado em turmas grandes.

Souza, Salgado, Querido e Arantes (2022) definem interdisciplinaridade, transdiciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade a partir do entendimento da produção do conhecimento.
Para esses teóricos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Interdisciplinaridade seria, portanto, o movimento existente entre determinadas disciplinas. Ou seja, a partir desta análise, depreende-se que a interdisciplinaridade só existe porque existem as disciplinas e que ela ocorre justamente nos pontos de convergência (ou de ligação) entre elas.
I. A pluridisciplinaridade condiz com o cruzamento de disciplinas e se articula ao conceito de multidisciplinaridade.

III. A multidisciplinaridade refere-se a campos disciplinares que tratam de temas distintos, por isso não mantém relação com o tema elencado.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

A interdisciplinaridade é um caminho para a prática docente e para a organização e o desenvolvimento curricular. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A A perspectiva interdisciplinar não é contrária à perspectiva disciplinar, ao contrário, não pode existir sem ela, pois precisa dela.
  • B O caráter interdisciplinar da prática do conhecimento pressupõe a articulação dos meios, independentemente dos fins.
  • C As diferentes atividades didáticas e as contribuições dos diversos componentes curriculares ocorrem se acumulando apenas por justaposição, o que não impede um trabalho interdisciplinar.
  • D A atividade interdisciplinar em relação ao conhecimento é uma prática que acontece sem precisar de múltiplos enfoques mediatizados.
  • E Para acontecer a prática docente interdisciplinar, não é exigido o desenvolvimento de um projeto educacional.

A interdisciplinaridade é uma perspectiva das mais influentes no pensamento educacional contemporâneo e oferece um modo não tradicional de organizar as matrizes curriculares. 
As opções abaixo indicam aspectos dessa abordagem, EXCETO:

  • A congregar teoria e prática para um aprendizado mais aplicado e contextual;
  • B buscar uma compreensão da complexidade da realidade e das diversas facetas de um mesmo fenômeno;
  • C enfatizar as relações múltiplas dos saberes entre si, integrando diferentes áreas do conhecimento;
  • D delimitar a especificidade de cada disciplina, reforçando a importância de entender cada área individualmente.
  • E visar uma superação da passividade no processo de aprendizagem, estimulando a participação e a crítica.