Questões de Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Levando em conta a relevância de incentivar um emprego responsável, ético, inclusivo e crítico das tecnologias na prática de esportes de invasão e, considerando a importância de promover um ambiente pautado pelo respeito e pela inclusão, indique a alternativa que representa a ação a ser incentivada:

  • A estimular a produção e remixagem de vídeos sobre jogos e treinamentos, sem orientações sobre autoria ou direitos autorais, para promover a autonomia criativa dos estudantes.
  • B realizar oficinas e discussões sobre curadoria de conteúdos digitais, incluindo direitos autorais, análise de fontes e ética na internet, de forma contínua e contextualizada.
  • C usar plataformas digitais apenas para avaliação, sem desenvolver habilidades de análise crítica, curadoria ou reflexão, focando na execução técnica do esporte.
  • D reforçar a ideia de que todo conteúdo da internet é confiável, destacando a quantidade de vídeos e dados produzidos pelos estudantes para estimular a produção em massa.
  • E substituir atividades presenciais por recursos virtuais para maximizar o uso de plataformas digitais, sem considerar sua criticidade, inclusão ou ética.

Uma professora do Ensino Fundamental percebe que seus estudantes apresentam dificuldades em compreender frações. Para lidar com esse desafio, ela decide utilizar recursos digitais em sua prática pedagógica. Após pesquisar, opta por usar um aplicativo de simulação interativa que permite aos estudantes manipularem visualmente as frações em situações do cotidiano, como dividir uma pizza ou medir ingredientes em uma receita. Durante as aulas, ela propõe desafios com base nas simulações e avalia o desempenho dos estudantes por meio de tarefas no próprio ambiente digital, adaptando suas intervenções conforme o progresso individual.

Diante desse cenário, qual atitude da professora representa corretamente o uso das práticas pedagógicas com tecnologias digitais?

  • A Utilizar o aplicativo como ferramenta de reforço para os estudantes com maior dificuldade, sem alterar a dinâmica da aula tradicional.
  • B Introduzir o aplicativo de forma pontual, como premiação para estudantes que terminarem os exercícios antes dos demais ou pelo menos da maioria.
  • C Escolher o aplicativo digital de maneira aleatória, para tornar a aula mais atrativa visualmente ou quando tiver visita do Coordenador em sala.
  • D Incorporar intencionalmente o recurso digital ao planejamento didático, promovendo experiências de aprendizagem significativas e personalizadas.
  • E Substituir as explicações em sala pela entrega de tutoriais sobre o uso do aplicativo, permitindo que os estudantes aprendam sozinhos.

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de:

  • A recursos pedagógicos.
  • B desenho universal para aprendizagem.
  • C recursos educacionais digitais.
  • D tecnologia assistiva.
  • E recursos didáticos.

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correspondente.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.