Questões de Tecnologias Educacionais (Pedagogia)

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Leia o texto a seguir.

Para os surdos, as modificações trazidas pelas novas tecnologias não foram apenas educativas sociais e laborais, mas, sobretudo de inserção comunicativa em muitas das atividades de vida diária antes inacessíveis, pois, a distância e o tempo se encurtam pela Internet e surgiram novas maneiras de se relacionar.


Disponível em: <https://libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educac ao DeSurdosENovasTecnologias/assets/719/TextoEduTecnologia1_Texto_bas e_ Atualizado_1_.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.



A primeira tecnologia utilizada pelos surdos para comunicação à distância foi

  • A a bina.
  • B o Optilogue.
  • C o telefone chamado TDD.
  • D a televisão com legenda.

No livro “Educação e Tecnologias”, de Vani Kenski, a autora afirma que educação e tecnologia são indissociáveis. Isso significa que as tecnologias

  • A são uma ameaça à educação tradicional.
  • B podem induzir mudanças na maneira de organizar o ensino.
  • C devem ser usadas para criar uma nova forma de educação.
  • D devem ser usadas para reduzir o custo da educação.

Cada vez mais, a tecnologia está inserida na sociedade e, portanto, torna-se necessário utilizá-la também no ensino. Assim, é preciso que gestores e coordenadores compreendam o impacto das TICs na educação e como elas irão transformar a aprendizagem. A utilização de recursos tecnológicos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem gera impactos positivos, tais como, EXCETO:

  • A Acompanhamento individual do aluno.
  • B Trabalho em equipe.
  • C Aprendizado mais estático e linear.
  • D Autonomia do estudante.
  • E Personalização do processo de aprendizagem.

Considerando as concepções e experiências pedagógicas que fazem uso de tecnologias na educação e tomando como base a tendência pedagógica progressista, a aplicação do uso de tecnologias de informação na educação deve basear-se

  • A na cultura digital institucional.
  • B no industrialismo didático tecnológico.
  • C no contexto em que ocorre a aprendizagem.
  • D na competência técnica do professor e do aluno.

Logo que a tecnologia foi indicada para ser introduzida em sala de aula, muitos profissionais tiveram receio de uma possível substituição do professor pelos computadores. Isso, porém, não ocorreu e não há indícios de que ocorrerá, pois não há concorrência entre o humano e a máquina, e sim uma junção de duas expertises diferentes. Partindo do entendimento de que a tecnologia pode se somar às atividades em sala de aula, é correto afirmar que o uso das tecnologias, na educação,

  • A gera maior conectividade entre professor-aluno, estimulando a produção do conhecimento e a troca de experiências.
  • B permite a individualização de práticas pelos professores, pois contribui para que o professor use as tecnologias e dinamize a aplicação de determinados conteúdos em sala de aula.
  • C auxilia a prática pedagógica dentro e fora de sala, sendo um espaço preferencial e adequado para a realização de atividades pragmáticas, mediante as estratégias e programas no âmbito informacional.
  • D estabelece formas distintas da relação professor-aluno para a aula na forma presencial e à distância, pois o ambiente virtual limita a conexão professor-aluno, bem como a socialização e veracidade do material didático.