Questões de Tecnologias Educacionais (Pedagogia)

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Public education policies increasingly aim to promote bilingual education programs and access to technological resources for English learning across different social strata. Which major challenge currently affects the implementation of these initiatives?

  • A Mandatory elimination of native languages in bilingual programs.
  • B Excessive uniformity in teacher training.
  • C Overabundance of qualified English teachers in rural areas.
  • D Lack of access to quality internet and digital tools in all regions.

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

A gamificação pode ser uma técnica de ensino aliada a uma prática pedagógica conectada com as novas tecnologias da informação e comunicação. Acerca dessa técnica, analise as afirmativas abaixo:



I. É uma técnica que apropria-se de estratégias e elementos do universo dos jogos, adaptando-os ao contexto da sala de aula.


II. Possibilita tornar o conhecimento mais atrativo, estimulando a competitividade, a socialização, e o prazer da recompensa.


III. É um recurso que promove o aumento do engajamento dos alunos, incentivando a superação de obstáculos, o espírito colaborativo e a capacidade de enfrentar desafios.



Está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III, apenas.

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correspondente.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Qual das seguintes alternativas descreve melhor um ambiente de aprendizagem eficaz que integra recursos instrucionais de forma significativa?

  • A Uma sala de aula tradicional com carteiras enfileiradas, onde o professor utiliza principalmente o livro didático e o quadro negro para transmitir o conteúdo, garantindo a padronização do aprendizado.
  • B Um laboratório de informática com computadores individuais conectados à internet, nos quais os alunos realizam pesquisas e atividades online seguindo roteiros predefinidos pelo professor.
  • C Um espaço flexível com diferentes áreas de trabalho, como mesas para grupos, cantos de leitura e estações multimídia, onde os alunos utilizam uma variedade de recursos para explorar temas e colaborar em projetos.
  • D Uma plataforma virtual de aprendizagem com videoaulas gravadas e fóruns de discussão, onde os alunos acessam o conteúdo de forma individualizada e interagem com o professor e colegas por meio de mensagens escritas.
  • E Um auditório com cadeiras fixas, onde um palestrante especialista apresenta um tema utilizando slides e recursos audiovisuais, e os alunos assistem passivamente, tomando notas individualmente.