Questões de As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Coll e Monereo (2010), vivenciamos “um novo estágio de desenvolvimento das sociedades humanas, caracterizado, do ponto de vista das TIC, pela capacidade de seus membros para obter e compartilhar qualquer quantidade de informação de maneira praticamente instantânea, a partir de qualquer lugar e na forma preferida, e com um custo muito baixo”. Essas características – possibilitadas pela interligação de computadores e da internet e agora impulsionadas pelas redes sem fio e internet móvel – correspondem ao que se denomina rigorosamente de

  • A Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
  • B Psicologia da Educação Virtual.
  • C Sociedade da Informação.
  • D Sistemas de Comunicação.
  • E Modernidade Líquida.

Uma professora do Ensino Fundamental percebe que seus estudantes apresentam dificuldades em compreender frações. Para lidar com esse desafio, ela decide utilizar recursos digitais em sua prática pedagógica. Após pesquisar, opta por usar um aplicativo de simulação interativa que permite aos estudantes manipularem visualmente as frações em situações do cotidiano, como dividir uma pizza ou medir ingredientes em uma receita. Durante as aulas, ela propõe desafios com base nas simulações e avalia o desempenho dos estudantes por meio de tarefas no próprio ambiente digital, adaptando suas intervenções conforme o progresso individual.

Diante desse cenário, qual atitude da professora representa corretamente o uso das práticas pedagógicas com tecnologias digitais?

  • A Utilizar o aplicativo como ferramenta de reforço para os estudantes com maior dificuldade, sem alterar a dinâmica da aula tradicional.
  • B Introduzir o aplicativo de forma pontual, como premiação para estudantes que terminarem os exercícios antes dos demais ou pelo menos da maioria.
  • C Escolher o aplicativo digital de maneira aleatória, para tornar a aula mais atrativa visualmente ou quando tiver visita do Coordenador em sala.
  • D Incorporar intencionalmente o recurso digital ao planejamento didático, promovendo experiências de aprendizagem significativas e personalizadas.
  • E Substituir as explicações em sala pela entrega de tutoriais sobre o uso do aplicativo, permitindo que os estudantes aprendam sozinhos.

Uma coordenadora pedagógica analisa os resultados das últimas avaliações bimestrais e percebe que os estudantes do 7º ano, em sua maioria meninos, apresentaram desempenho significativamente inferior em leitura e interpretação de textos, especialmente aqueles pertencentes a grupos racialmente minorizados. Ao cruzar esses dados com registros de frequência e participação nas atividades digitais propostas, ela identifica padrões importantes que a levam a propor ações formativas com os professores para desenvolver estratégias de leitura mais inclusivas, com o apoio de tecnologias adaptativas.

Com base nessa situação, qual das alternativas representa corretamente o uso da análise de dados com tecnologias digitais?

  • A Substituir as atividades de leitura por jogos digitais sem considerar os dados de desempenho anteriores.
  • B Reprovar automaticamente os estudantes com pior desempenho, utilizando os dados para fins administrativos.
  • C Utilizar os dados para informar os pais sobre a necessidade de reforço escolar.
  • D Analisar os dados para identificar padrões de desempenho e propor intervenções pedagógicas direcionadas.
  • E Elaborar uma única atividade digital padronizada para todos os estudantes, desconsiderando as variações observadas nos dados.

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correspondente.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de:

  • A recursos pedagógicos.
  • B desenho universal para aprendizagem.
  • C recursos educacionais digitais.
  • D tecnologia assistiva.
  • E recursos didáticos.