Questões de As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas (Pedagogia)

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Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correspondente.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de:

  • A recursos pedagógicos.
  • B desenho universal para aprendizagem.
  • C recursos educacionais digitais.
  • D tecnologia assistiva.
  • E recursos didáticos.

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

A administração eficaz de materiais, recursos humanos e financeiros é essencial para garantir a qualidade do ensino em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Segundo Maximiano (2017), “a gestão organizacional eficiente envolve a integração de recursos, combinando materiais adequados, equipes bem treinadas e um orçamento equilibrado para atingir os objetivos estratégicos”. No contexto educacional digital, isso significa assegurar que a plataforma possua infraestrutura tecnológica robusta, professores capacitados e um planejamento financeiro sustentável para manter a qualidade da experiência dos alunos.

Maximiano, A. C. A. (2017). Introdução à Administração. São Paulo: Atlas. Adaptado.

Diante desse cenário, a estratégia que representa uma abordagem eficiente para a administração integrada de materiais, recursos humanos e financeiros em Ambientes Virtuais de Aprendizagem é

  • A priorizar a atualização tecnológica da plataforma, garantindo novos recursos e funcionalidades, em detrimento da manutenção em investimentos na capacitação dos professores e na sustentabilidade financeira da plataforma.
  • B reduzir os custos operacionais, cortando investimentos em materiais e na manutenção da infraestrutura digital, priorizando o treinamento dos professores, protagonistas do processo de ensino aprendizagem.
  • C investir em tecnologia educacional, capacitação dos professores e planejamento financeiro, garantindo que o AVA tenha estrutura, profissionais qualificados e sustentabilidade econômica.
  • D centralizar as decisões no setor financeiro da instituição, garantindo que qualquer investimento na plataforma seja feito se houver retorno financeiro imediato.
  • E permitir que os professores utilizem seus próprios materiais e recursos externos para atuar no AVA, em detrimento de padronização ou suporte institucional.

Em uma escola de ensino médio, a direção decide adotar uma plataforma digital para o acompanhamento das atividades escolares, incluindo aulas online, fóruns de discussão e avaliações. O mediador da plataforma digital tem como função ajudar os alunos a se familiarizarem com a plataforma, solucionar problemas técnicos e garantir que todos tenham acesso ao conteúdo. Os professores, por sua vez, são responsáveis pela criação do conteúdo e pela condução das aulas, interagindo com os alunos através da plataforma. Após algumas semanas de uso, percebe-se que há dificuldades na adaptação do conteúdo para o formato digital, e muitos alunos relatam dificuldades para acompanhar o ritmo das aulas. Nesse cenário, o mediador propõe uma reunião com os professores para discutir maneiras de adaptar o conteúdo às necessidades da plataforma e melhorar a interação com os alunos.

Em relação à interação entre professores e mediadores de plataformas digitais em um ambiente de aprendizagem, é correto afirmar que:

  • A A interação entre professores e mediadores de plataformas digitais deve ser moderada, e o mediador, na sua prática diária, deve se limitar a atuar apenas como suporte técnico.
  • B O mediador deve ser responsável por desenvolver o conteúdo pedagógico, compatível com os recursos da plataforma digital
  • C A interação entre professores e mediadores deve ocorrer apenas quando o mediador identificar dificuldades técnicas, sem envolver aspectos pedagógicos ou metodológicos.
  • D O mediador deve atuar de forma independente, sem necessidade de comunicação com os professores, a fim de evitar conflitos de autoridade na plataforma digital.
  • E A interação entre os professores e o mediador deve ser colaborativa, com o mediador apoiando os professores na adaptação do conteúdo para a plataforma digital e no acompanhamento do desempenho dos alunos.