Questões de Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade (Pedagogia)

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No contexto educacional contemporâneo, a organização do currículo deve considerar múltiplas dimensões para garantir uma aprendizagem significativa. Diante desse cenário, qual das alternativas apresenta um princípio estruturante na organização curricular, alinhado com as atuais diretrizes pedagógicas?

  • A A linearidade dos conteúdos, assegurando uma progressão fixa e homogênea para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades individuais.
  • B A priorização de conteúdos acadêmicos tradicionais, garantindo que as disciplinas clássicas sejam o eixo central do currículo, sem a influência de contextos socioculturais.
  • C A fragmentação disciplinar como estratégia essencial para aprofundar conhecimentos, minimizando a necessidade de abordagens interdisciplinares e contextuais.
  • D A padronização rigorosa das práticas pedagógicas, assegurando que todos os docentes sigam um modelo único de ensino e avaliação para evitar disparidades no aprendizado.
  • E A flexibilização e contextualização dos saberes, promovendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e considerando as especificidades dos estudantes e da realidade social.

No contexto do Currículo do Piauí e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os processos de desenvolvimento de competências e habilidades envolvem múltiplas dimensões. De acordo com esses referenciais, o princípio que orienta a organização curricular é a:

  • A delimitação de cada área de conhecimento em atividades autônomas, privilegiando conteúdos específicos.
  • B concentração dos processos de avaliação em resultados quantitativos, estruturando metas uniformes.
  • C flexibilização de percursos de aprendizagem, incentivando parcerias colaborativas e integração temática.
  • D ênfase no uso de estratégias de transmissão direta de saberes, centralizando o processo no docente.

A articulação entre a escola e a sociedade contemporânea requer práticas pedagógicas que estejam alinhadas às demandas do mundo atual. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve adequadamente uma abordagem que contribui para essa articulação.

  • A Inserir tecnologias inovadoras no currículo escolar, priorizando a familiaridade com ferramentas digitais acima do desenvolvimento crítico e ético.
  • B Priorizar a formação de competências técnicas voltadas exclusivamente para demandas do mercado de trabalho, em detrimento de questões éticas e cidadãs.
  • C Centralizar o ensino em conteúdos formais e padronizados, reduzindo a flexibilidade curricular para evitar lacunas de conhecimento acadêmico.
  • D Estimular a interdisciplinaridade e o diálogo entre diferentes saberes, conectando questões curriculares com desafios sociais, culturais e ambientais.
  • E Basear o planejamento pedagógico em atividades desconectadas de contextos sociais para fortalecer o caráter universalista da educação.

Sobre a Educação 5.0 e o papel do currículo, das metodologias e das tecnologias digitais, analise as assertivas abaixo:


I. A Educação 5.0 valoriza exclusivamente o desenvolvimento cognitivo, sem considerar competências socioemocionais ou soft skills.

II. O aprender junto e o compartilhamento de conhecimentos são essenciais, cabendo ao professor o papel de tutor e mediador no processo de ensino.

III. Na Educação 5.0, o currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais devem estar interligados, contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto socioemocional dos estudantes.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Uma turma do 8º ano apresenta desinteresse ao estudar progressões geométricas, pois os alunos alegam dificuldade em relacionar o tema a situações reais. O professor planeja um projeto envolvendo observações de padrões em fenômenos de crescimento populacional e decaimento radioativo. Qual ação estimula envolvimento e propicia aprendizado significativo?

  • A Distribuir tabelas de valores prontos, restringindo a análise a comparações limitadas entre números inteiros.
  • B Solicitar anotações teóricas sem exemplos práticos, mantendo foco em deduções abstratas.
  • C Conduzir atividades baseadas em exercícios isolados, desvinculando operações de qualquer interpretação contextual.
  • D Direcionar pesquisas relacionadas à aplicação das progressões em cenários de biologia e saúde, propondo debates sobre resultados.