Questões de Aspectos Sociológicos da Educação (Pedagogia)

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A Educação Física constitui um instrumento de desenvolvimento social e promoção da cidadania. Ao longo de sua história, a Educação Física esteve associada a ações governamentais e sociais com o intuito de desenvolvimento da qualidade de vida da população.
Nessa perspectiva, podemos dizer que o professor de Educação Física deve estar constantemente preocupado com:

  • A O melhor desempenho dos estudantes durante a prática dos diferentes esportes para a formação dos novos talentos que defenderão o país em competições internacionais.
  • B O alcance dos objetivos estéticos de seus praticantes e alcance dos padrões corporais na sociedade brasileira atual para uma melhor autoestima.
  • C O uso dos melhores produtos apontados pela mídia para o emagrecimento e ganho de força.
  • D A busca de alternativas de não-exclusão das minorias sociais.
  • E A busca dos melhores suplementos nutricionais para a bom desempenho físico.

No processo histórico da Educação Física escolar algumas abordagens pedagógicas foram surgindo, gerando discussões e novas formas de lecionar esta disciplina, nesse contexto destaca-se a abordagem Crítico-superadora por comprometer a Educação Física com a transformação social, baseando-se na teoria do marxismo e neomarxismo.
Nesse contexto, sobre o papel do professor na referida abordagem, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

  • A No processo de avaliação, o docente se baseia na capacidade individual do aluno em modificar a realidade em que vive.
  • B O docente desconsiderará qualquer contextualização ou resgate histórico apresentado pelos alunos.
  • C A avaliação deve ser conduzida pelo docente para proporcionar reflexões coletivas.
  • D Os conteúdos devem ser selecionados pelo professor conforme o desenvolvimento esperado para cada faixa etária, respeitando os marcos do crescimento individual.
  • E O professor deve possuir uma posição neutra sobre a realidade e enfatizar em sua aula apenas o esporte como forma de transformação social.

Sobre a função social da escola, é correto afirmar:

  • A A escola é uma instituição isolada, não se relacionando com nenhuma outra instituição tampouco com a sociedade em si.
  • B A função social da escola se dá quando relacionamos os conteúdos curriculares com a vida cotidiana, com a realidade social como um todo, devendo constituir uma prática de planejamento docente.
  • C Não existe a terminologia função social da escola.
  • D A escola deve ser tratada como uma instituição separada, isolada de demais contextos e grupos sociais.
  • E A escola é o berço da formação conteudista, não devendo primar em contatar a realidade social ampla, ou seja, isso é dever apenas da família.

Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa correta:

  • A Que essa terminologia não é mais utilizada, pois de fato nunca existiu.
  • B Que se refere ao processo de perceber o conhecimento e os aprendizados como práticas sociais em curso e das formas de significá-las junto aos alunos na vida em sociedade.
  • C Refere-se ao processo de formação inicial do professor, somente.
  • D Trata de processo de educação social, área de espaços não escolares de Educação.
  • E Refere-se ao movimento pelo reconhecimento da educação social como área pedagógica.

Chrispino (2007), no texto “Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação”, afirma que, na escola,

  • A o uso de técnicas de mediação de conflitos pode melhorar a qualidade das relações entre os atores escolares e melhorar o clima escolar.
  • B os conflitos são obrigatoriamente negativos e, por isso, é necessário aboli-los do contexto educativo, eliminando as suas causas.
  • C os conflitos se restringem às relações entre os discentes, sendo o bullying seu principal motivo e elemento a ser combatido por um plano de ação anual.
  • D qualquer forma de conflito atenta contra a ordem democrática e prejudica as relações humanas, em especial no contexto escolar inclusivo.
  • E os conflitos geram manifestações de violência nas escolas públicas periféricas, enquanto no contexto privilegiado das escolas privadas se limitam a animosidades leves e naturais.