Questões de Aspectos Sociológicos da Educação (Pedagogia)

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Neumann e Ribeiro (2020) constatam que o Brasil tem sido um país com enormes problemas sociais e, por isso, falar de altas habilidades/superdotação (AH/SD) soa controverso, porque é como se houvesse temas mais urgentes a serem tratados a partir da crença de que pessoas inteligentes não precisam de alguma atenção ou ajuda. Da crença na superioridade dos inteligentes, há diversas consequências prejudiciais à identificação, à avaliação e ao atendimento de pessoas superdotadas.
Elas defendem que, nesse contexto, e dentro dos fatores sociais e culturais, é fundamental considerar

  • A testes de QI que considerem o gênero do aluno.
  • B diferenciação social na aplicação dos testes de QI.
  • C a afetividade nas avaliações escolares.
  • D avaliações escolares mais ortodoxas e testes de quociente de inteligência (QI).
  • E gênero, etnia e classe social.

De acordo com Paro (2001), a participação da população na escola ganha sentido na forma de uma postura positiva da instituição com relação aos usuários, em especial aos pais e responsáveis pelos estudantes,

  • A garantindo que os pais se comprometam com a frequência regular dos filhos às aulas, a fim de que cumpram seu papel junto à escola.
  • B limitando as discussões coletivas a assuntos administrativos, que dizem respeito à utilização responsável dos recursos públicos.
  • C auxiliando os pais e responsáveis na organização da rotina das crianças e na imposição de limites ao comportamento delas.
  • D oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência verdadeiramente humana, em suma, de participação na vida da escola.
  • E solicitando a participação da comunidade quando julgar necessária e eliminando conflitos entre a escola e os demais envolvidos.

Conforme Benevides (1996), existe, no sistema de ensino brasileiro, um “espaço” para a educação do cidadão. No entanto, não existe, ainda, a educação para a democracia.
Citando Alain (1910), a autora Benevides (1996) afirma que aqui ainda existe um ensino

  • A emancipador, ou seja, aquele que organiza a sociedade de forma justa, estruturada de modo a igualar os cidadãos e eliminar as hierarquias.
  • B meritocrático, ou seja, aquele que garante aos mais capacitados a posição de líderes, enquanto os menos preparados devem seguir suas orientações.
  • C tecnicista, ou seja, aquele que orienta os estudantes conforme sua vocação natural, preparando-os para exercerem a função que desejarem.
  • D monárquico, ou seja, aquele que tem por objetivo separar os que serão sábios e governarão, daqueles que permanecerão ignorantes e obedecerão.
  • E equitativo, ou seja, aquele que garante que cada um ocupe o lugar adequado na sociedade, sendo alguns preparados para gerenciar e outros para seguir ordens.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: Junião. Disponível em: https://juniao.com.br/chargecartum/

A charge exprime a importância e a função da escola desde antigamente até os dias atuais. A escola como local onde ocorre o processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Diante do exposto na figura é possível afirmar que:
  • A o sistema educacional é inclusivo favorecendo as altas complexidades intrínsecas aos comportamentos humanos.
  • B o conhecimento científico vai de encontro com a prática pedagógica subsidiando as habilidades e as capacidades de cada um.
  • C na escola são instituídas formas diferentes de hierarquia que não se integram ao campo científico.
  • D os vários sistemas existentes na sociedade articulam-se e relacionam-se com o sistema educacional.

Os fundamentos da educação englobam um conjunto de princípios filosóficos, históricos, sociológicos e psicológicos que sustentam e orientam a prática pedagógica. Em relação à função social da educação no contexto das teorias críticas, especialmente sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani, considera-se que: Assinale a alternativa que expressa corretamente um princípio central da Pedagogia Histórico-Crítica em relação à função social da educação.

  • A A educação deve priorizar as demandas imediatas do mercado de trabalho, formando sujeitos adaptáveis e produtivos.
  • B A neutralidade do conhecimento deve ser garantida para evitar a ideologização do processo educativo.
  • C A escola é um espaço de reprodução das desigualdades sociais e, portanto, ineficaz como instrumento de transformação.
  • D A educação deve proporcionar ao educando a apropriação crítica do saber sistematizado, promovendo sua emancipação e intervenção consciente na realidade.